Propósito

✔ Brazil SFE® Pharma Produtivity, Effectiveness, CRM, BI, SFE, ♕Data Science Enthusiast, ✰BI, Big Data & Analytics, ✰Market Intelligence, ♕Sales Force Effectiveness, Vendas, Consultores, Comportamento, etc... Aqui é um lugar onde executivos e profissionais da Indústria Farmacêutica atualizam-se, compartilham aspectos, experiências, aplicabilidades e contribuem com artigos e perspectivas, ideias e tendências. Todos os artigos e séries são desenvolvidos por profissionais da indústria. Este Blog faz parte integrante do grupo AL Bernardes®.

Lista de Especialidades Médicas

Lista de Especialidades Médicas

Ao longo da história da medicina houve uma tendência para a progressiva fragmentação do conhecimento médico numa vasta gama de áreas de diferenciação pós-graduada. Não sendo as mesmas uniformes em sua classificação entre Portugal e Brasil, existindo porém diversas semelhanças.

Acupuntura: ramo da medicina tradicional chinesa e um método de tratamento chamado complementar de acordo com a nova terminologia da OMS.

Alergia e Imunologia: diagnóstico e tratamento das doenças alérgicas e do sistema imunológico.

Anestesiologia: área da Medicina que envolve o tratamento da dor, a hipnose e o manejo intensivo do paciente sob intervenção cirúrgica ou procedimentos.

Angiologia: é a área da medicina que estuda o tratamento das doenças do aparelho circulatório.

Cancerologia (oncologia): é a especialidade que trata dos tumores malignos ou câncer.

Cardiologia: aborda as doenças relacionadas com o coração e sistema vascular.

Cirurgia Cardiovascular: tratamento cirúrgico de doenças do coração.

Cirurgia da Mão: sub-especialidade da Ortopedia que aborda os problemas de saúde relacionados as mãos.

Cirurgia de cabeça e pescoço: tratamento cirúrgico de doenças da cabeça e do pescoço.

Cirurgia do Aparelho Digestivo: tratamento clínico e cirúrgico dos órgãos do aparelho digestório, como o esôfago, estômago, intestinos, fígado e vias biliares, e pâncreas.

Cirurgia Geral: é a área que engloba todas as áreas cirúrgicas, sendo também subdividida.

Cirurgia Pediátrica: cirurgia geral em crianças.

Cirurgia Plástica: correção das deformidades, malformações ou lesões que comprometem funções dos órgãos através de cirurgia de caráter reparador ou cirurgias estéticas.

Cirurgia Torácica: atua na cirurgia da caixa torácica e vias aéreas.

Cirurgia Vascular: tratamento das veias e artérias, através de cirurgia, procedimentos endovasculares ou tratamentos clínicos.

Clínica Médica (Medicina interna): é a área que engloba todas as áreas não cirúrgicas, sendo subdividida em várias outras especialidades.

Coloproctologia: é a parte da medicina que estuda e trata os problemas do intestino grosso (cólon), sigmoide e doenças do reto, canal anal e ânus.

Dermatologia: é o estudo da pele anexos (pelos, glândulas), tratamento e prevenção das as doenças.

Endocrinologia e Metabologia: é a área da Medicina responsável pelo cuidados aos hormônios, crescimento e glândulas como adrenal, tireoide, hipófise, pâncreas endócrino e outros.

Endoscopia: Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismo fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos endoscópicos e minimamente invasivos.

Gastroenterologia: é o estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças relacionadas ao aparelho digestivo, desde erros inatos do metabolismo, doença do trato gastrointestinal, doenças do fígado e cânceres.

Genética médica: é a área da responsável pelo estudo das doenças genéticas humanas e aconselhamento genético.

Geriatria: é a subespecialidade médica que cuida dos idosos e articula seu tratamento com outras especialidades.

Ginecologia e obstetrícia: é a especialidade médica que aborda de forma integral a mulher. Trata desde as doenças infecciosas sexuais, gestação, alterações hormonais, reprodução.

Hematologia e Hemoterapia: é o estudo dos elementos figurados do sangue (hemácias, leucócitos, plaquetas) e da produção desses elementos nos órgãos hematopoiéticos (medula óssea, baço, linfonódos), além de tratar das anemias, linfomas, leucemias e outros cânceres, hemofilia e doenças da coagulação

Homeopatia: é a prática médica baseada na Lei dos Semelhantes. (Considerada pseudociência pela comunidade científica por apresentar provas científicas da sua não-eficácia.)

Infectologia: prevenção, diagnóstico e tratamentos de infecções causadas por vírus, bactérias, fungos e parasitas (helmintologia, protozoologia, entomologia e artropodologia).

Mastologia: subespecialidade que trata da mama, suas doenças, alterações benignas e estéticas.

Medicina de Família e Comunidade: é a área da medicina que trata do indivíduo em seu ambiente familiar e comunitário, com foco na prevenção e tratamento das doenças mais comuns, sendo o articulador do encaminhamento aos especialistas quando necessária abordagem mais aprofundada das doenças.

Medicina de Emergência: especialidade que atua no cuidado de pacientes com doenças ou lesões que requerem atenção médica imediata, atuando nas Emergências, pronto-atendimentos e serviços pré-hospitalares.

Medicina do Trabalho: trata do processo de trabalho e da relação deste com as doenças. Atua desde a prevenção dos agravos, a minimização dos efeitos destes e do tratamento das doenças do trabalho quando já estabelecidas.

Medicina do Tráfego: manutenção da saúde no indivíduo que se desloca, qualquer que seja o meio, cuidando das interações deste deslocamento com o indivíduo.

Medicina Esportiva: abordagem do atleta de uma forma global, desde a fisiologia do exercício à prevenção de lesões, passando pelo controle de treino e resolução de problemas de saúde que envolvam o praticante do exercício físico.

Medicina Física e Reabilitação: diagnóstico e terapêutica de diferentes entidades tais como doenças traumáticas, do sistema nervoso central e periférico, orto-traumatológica, cardiorrespiratória.

Medicina Intensiva: é o ramo da medicina que se ocupa dos cuidados dos doentes graves ou instáveis, que emprega maior número de recursos tecnológicos e humanos no tratamento de doenças ou complicações de doenças, congregando conhecimento da maioria das especialidades médicas e outras áreas de saúde.

Medicina Legal e Perícia Médica (ou medicina forense): é a especialidade que aplica os conhecimentos médicos aos interesses da Justiça, na elaboração de leis e na adequada caracterização dos fenômenos biológicos que possam interessar às autoridades no sentido da aplicação das leis. Assim a Medicina Legal caracteriza a lesão corporal, a morte (sua causa, o momento em que ocorreu, que agente a produziu), a embriaguez pelo álcool ou pelas demais drogas, a violência sexual de qualquer natureza, etc.

Medicina Nuclear: é o estudo imaginológico ou terapia pelo uso de radiofármacos.

Medicina Preventiva e Social: se dedica especificamente à prevenção de doenças gerais (de várias áreas), porém não unicamente, já que cada área ou especialidade está também capacitada para tal.

Nefrologia: é a parte da medicina que estuda e trata clinicamente as doenças do rim, como insuficiência renal.

Neurocirurgia: atua no tratamento de doenças do sistema nervoso central e periférico passíveis de abordagem cirúrgica.

Neurologia: é a parte da medicina que estuda e trata o sistema nervoso.

Nutrologia: diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças do comportamento alimentar.

Obstetrícia: é a área da medicina atrelada à Ginecologia que cuida das mulheres em relação ao processo da gestação (pré, pós-parto, puerpério, gestação e outros).

Oftalmologia: é a parte da medicina que estuda e trata os distúrbios dos olhos.

Ortopedia e Traumatologia: é a parte da medicina que estuda e trata as doenças do sistema osteomuscular, locomoção, crescimento, deformidades e as fraturas.

Otorrinolaringologia: é a parte da medicina que estuda e trata as doenças da orelha, nariz, seios paranasais, faringe e laringe.

Patologia: (também anatomia patológica ou patologia cirúrgica) é a especialidade que se ocupa da análise macroscópica, microscópica e molecular das doenças em autópsias, espécimes cirúrgicos, biópsias e preparados citológicos. Ela faz a ligação entre a ciência básica e a prática clínica.

Patologia Clínica/Medicina laboratorial: No Brasil, de forma geral é uma especialidade médica investigativa e atua como parte do processo diagnóstico das doenças.

Pediatria: é a parte da medicina que estuda e trata crianças.

Pneumologia: é a parte da medicina que estuda e trata o sistema respiratório.

Psiquiatria: é a parte da medicina que previne e trata ao transtornos mentais e comportamentais.

Radiologia e Diagnóstico por Imagem: realização e interpretação de exames de imagem como raio-X, ultrassonografia, Doppler colorido, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, entre outros.

Radioterapia: tratamento empregado em doenças várias, com o uso de raio X ou outra forma de energia radiante.

Reumatologia: é a especialidade médica que trata das doenças do tecido conjuntivo, articulações e doenças autoimunes. Diferente do senso comum o reumatologista não trata somente reumatismo.

Urologia: é a parte da medicina que estuda e trata cirurgicamente e clinicamente os problemas do sistema urinário e do sistema reprodutor masculino e feminino.


Do ponto de vista profissional, as Especialidades Médicas são escolhidas com base nas suas condições de trabalho, jornada e remuneração — fatores que podem influenciar diretamente na escolha de qualquer carreira. Ademais, avanços tecnológicos recentes possibilitam uma ruptura na forma como a medicina trata cada doença, o que pode influenciar nessa escolha.

O número de Especialidades Médicas vem crescendo no Brasil. Do total de médicos em atividade no Brasil, 62,5% têm um ou mais títulos. Esses dados são da Pesquisa Demografia Médica 2018, realizada pela USP - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com o apoio institucional do CFM - Conselho Federal de Medicina - e do Cremesp - Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.



ALE - ALERGOLOGIA
ANE - ANESTESIOLOGIA
ANG - ANGIOLOGIA
CRD - CARDIOLOGIA
CPL - Cirurgia Plástica
CVA - Cirurgia Vascular
CIR - Cirurgia
CLG - CLINICA GERAL
DRM - DERMATOLOGIA
END - Endocrinologia | Nutricionista
GAS - GASTRO
GEN - GENERALISTA
GER - GERIATRIA
GOB - Ginecologia | Obstetrícia
HEM - HEMATOLOGIA
INF - INFECTOLOGIA
NEF - NEFROLOGIA
NEU - NEUROLOGIA
ODO - ODONTOLOGIA
OFT - OFTALMOLOGIA
ONC - ONCOLOGIA
ORT - ORTOPEDIA
ORL - OTORRINO
OUT - OUTRAS
PED - PEDIATRIA
PNE - PNEUMOLOGIA
PRO - PROCTOLOGIA
PSQ - PSIQUIATRIA
RAD - RADIOLOGIA
RMT - Reumatologia
URO - Urologia
VET - Veterinária

O número de Médicos no Brasil atingiu um patamar histórico em janeiro de 2018 com 452.801 médicos (razão de 2,18 médicos por 1.000 habitantes), um crescimento de 665,8% em menos de 50 anos. Apesar disso, a desigualdade na distribuição de profissionais pelas regiões do país e os problemas na assistência ao doente não sofreram redução. 


Veja abaixo o TOP 10 especialidades médicas no Brasil em 2018






Como escolher uma especialização para atuar

Ao término da faculdade, o Médico encontra um desafio maior: Conseguir a tão sonhada vaga de residência médica.

Na maioria das universidades e hospitais,as Especialidades Médicas dividem-se em 3 grandes áreas:
  • As especialidades básicas e de acesso direto, como Clínica Médica e Medicina de Família;
  • Clínicas tais como Cardiologia e Endocrinologia, que exigem que o profissional tenha cursado uma especialidade básica previamente;
  • As cirúrgicas, como Cirurgia Plástica e Urologia, que também possuem pré-requisitos para o ingresso de novos residentes.
  • Algumas instituições, como a USP, também possuem uma quarta área, dedicada às Especialidades Pediátricas, como Medicina do Adolescente e Neonatologia.

No Datasus também encontramos algumas definições pertinentes, que é bom mantermos listadas aqui.

100 Alergia | Imunologia
101 Angiologia
102 Cardiologia
103 Cirurgia Geral
104 Cirurgia Pediátrica
105 Cirurgia Plástica
106 Clínica Médica
107 Dermatologia
108 Doenças Infecto-Parasitárias
109 DST | AIDS (Doenças Sexualmente Transmissíveis | AIDS)
110 Endocrinologia
111 Fisiatria | Medicina Esportiva
112 Fonoaudiologia (especialidade presente somente na pesquisa de 2002)
113 Gastroenterologia
114 Genética
115 Geral
116 Geriatria
117 Ginecologia
118 Hematologia
119 Homeopatia, Acupuntura e Similares
120 Medicina Preventiva e Social
121 Medicina do Trabalho
122 Nefrologia
123 Neurologia
124 Nutrição e Dietética
125 Obstetrícia
126 Odontologia
127 Oftalmologia
128 Oncologia
129 Ortopedia e Traumatologia
130 Otorrinolaringologia
131 Pediatria
132 Psicologia (especialidade presente somente na pesquisa de 2002)
133 Pneumologia | Tisiologia
134 Proctologia
135 Psiquiatria
136 Reumatologia
137 Urologia
138 Neurocirurgia
139 Outras
140 Sem definição (especialidade presente somente na pesquisa de 2002)

Serviço de apoio à diagnose e terapia

Atendimento feito para elucidação de diagnósticos (ultra-sonografia, eletrocardiograma, anatomia patológica, etc.) e realização de tratamentos específicos, como por exemplo Quimioterapia, Diálise etc.

200 Análises Clínicas (especialidade presente somente na pesquisa de 2002)
201 Anatomia Patológica/Citologia
202 Atenção Psicossocial/Psicoterapia
203 Eletrocardiografia (Presente apenas em 2002)
204 Eletroencefalografia (Presente apenas em 2002)
205 Endoscopia
206 Fisioterapia/Reabilitação
207 Fonoaudiologia
208 Hemodinâmica
209 Hemoterapia
210 Medicina Nuclear
211 Quimioterapia
212 Radiologia (Presente apenas em 2002)
213 Radioterapia
214 Ressonância Magnética (Presente apenas em 2002)
215 Terapia Renal Substitutiva (Diálise)
216 Tomografia Computadorizada (Presente apenas em 2002)
217 Ultra-sonografia (Presente apenas em 2002)
218 Outras
219 Imaginologia - Raio X, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Ultra-sonografia (Presente apenas em 2002)
220 Métodos gráficos (especialidade presente somente na pesquisa de 1999)

Atenção Básica

São as especialidades dos estabelecimentos de saúde de menor complexidade, podendo o atendimento ser feito com ou sem médico. Como exemplos, têm-se atenção ao parto por parteiras, imunização, vigilância sanitária, médico de família, entre outros.

300 Atenção ao parto por parteiras (Presente apenas em 2002)
301 Saúde bucal por dentista - atendimento básico em saúde bucal por dentista (Presente apenas em 2002)
302 Saúde bucal por técnico - atendimento básico em saúde bucal por técnico (Presente apenas em 2002)
303 Atendimento por agente de saúde (Presente apenas em 2002)
304 Atendimento por atendente de enfermagem (Presente apenas em 2002)
305 Atendimento por enfermagem - atendimento básico por auxiliar/técnico de enfermagem (Presente apenas em 2002)
306 Atendimento médico básico continuado (Presente apenas em 2002)
307 Atendimento básico intermitente (Presente apenas em 2002)
308 Atendimento por médico de família (PSF) (Presente apenas em 2002)
309 Controle de endemias e roedores (ratos) (Presente apenas em 2002)
310 Controle de endemias/vetores (malária, dengue, chagas etc.) (Presente apenas em 2002)
311 Controle de zoonoses/vacinação animal (raiva) (Presente apenas em 2002)
312 Imunização básica (PNI) (Presente apenas em 2002)
313 Imunização específica (febre amarela) (Presente apenas em 2002)
314 Vigilância ambiental (saneamento) (Presente apenas em 2002)
315 Vigilância epidemiológica (Presente apenas em 2002)
316 Vigilância sanitária (Presente apenas em 2002)

Sociedade Européia de Dermatologia


Acne and Related Disorders, Hidradenitis suppurativa (acne e doenças correlatas, hidradenite supurativa)
Adverse Drug Reactions, TEN (reações adversas a drogas, NET)
Allergology and Immunology (alergologia e imunologia)
Angiology, Haemangiomas, Vascular Malformations, Vasculitis (angiologia, hemangiomas, mal formações vasculares, vasculite)
Atopic Dermatitis/Eczema (dermatite atópica/eczema)
Autoimmune Bullous Diseases (doenças autoimunes bolhosas)
Autoimmune Connective Tissue Disorders (doenças autoimunes do tecido conjuntivo)
Biologics, Immunotherapy, Molecularly Targeted Therapy (biológicos, imunoterapia, terapias alvo moleculares)
CME-CPD (educação médica continuada)
Contact and Occupational Dermatitis (dermatite de contato e ocupacional)
Corrective, Aesthetic and Cosmetic Dermatology (dermatologia corretiva, estética e cosmética)
Cutaneous Oncology (oncologia cutânea)
Dermatological Practice Management (manejo prático dermatológico)
Dermatological Surgery (cirurgia dermatológica)
Dermatology and Internal Medicine, including Skin Manifestations of Systemic Diseases (dermatologia e medicina interna, incluindo manifestações cutâneas de doenças sistêmicas)
Dermatopathology (dermatopatologia)
Dermoscopy (dermatoscopia)
Diagnostic Procedures (procedimentos diagnósticos)
Economics in Dermatology, Ethics in Dermatology (economia na dermatologia e ética na dermatologia)
Epidemiology (epidemiologia)
Genetics (genética)
Hair Disorders/Diseases (desordens/doenças capilares)
Infectious Diseases, Parasitic Diseases, Infestations (doenças infecciosas, doenças parasitárias, infestações)
Inflammatory Skin Diseases (doenças inflamatórias cutâneas)
Inherited Skin Diseases (doenças cutâneas hereditárias)
Lasers (lasers)
Late Breaking Abstract (últimas notícias/resumos)
Media, Information and Communication Technology (ICT) (mídia, informação e comunicação tecnológica) 
Miscellaneous (miscelânea)
Nail Disorders/Diseases (desordens/ doenças das unhas)
Oral Mucosa and other Skin-Adjacent Mucous Membranes (mucosa oral e outras peles adjacentes a membranas mucosas)
Paediatric Dermatology (dermatologia pediátrica)
Pharmacology and Skin-Related Toxicology, Phlebology (farmacologia e toxicologia relacionada à pele)
Photobiology and Photoallergy (fotobiologia, fotoalergia)
Phototherapy, Photodynamic Therapy (fototerapia, terapia fotodinâmica)
Pigmentary Diseases (doenças pigmentares)
Pregnancy-Related Dermatoses (dermatoses relacionadas à gravidez)
Pruritus (prurido)
Psoriasis (psoríase)
Psychodermatology (psicodermatologia) 
Quality of life (qualidade de vida)
Systemic Treatment (tratamentos sistêmicos)
Topical Therapy (tratamentos tópicos)
Tropical Dermatovenereology (dermatoses tropicais)
Urticaria, Angioedema (urticária/angioedema)

Referências:


 Comente e compartilhe este artigo!

⬛◼◾▪ Social Media ▪◾◼⬛
• FACEBOOK • TWITTER • INSTAGRAM  • TUMBLR   GOOGLE+   LINKEDIN   PINTEREST

⬛◼◾▪ Blogs ▪◾◼⬛
• SFE®  • SFE Tech®  • SFE Terms®  • SFE Books®  • SFE Biography®
⬛◼◾▪ CONTATO ▪

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião e ponto de vista: