O CLM - Closed Loop Marketing - é o processo através do qual as empresas da Indústria Farmacêutica desenvolve e implementa estratégias de marketing através de um ou mais canais para atingir seus clientes - médicos prescritores, ampliando sua compreensão do mercado.
Os CLMs tem permitido aos departamentos de marketing obterem uma rápida compreensão do que está funcionando e o que não está. A partir daí, analisando os dados objetivamente, aperfeiçoam os processos dentro de um circuito fechado, e ao longo do tempo promovem a efetividade e a melhoria contínua, tanto em marketing quanto em vendas.
O CLM redefine o modo com a interação entre os Consultores | Representantes | Propagandistas de Vendas e os Médicos é desenvolvida. As ferramentas que fazem parte do circuito CLM dão acesso preciso e atualizado às informações sobre os Médicos antes de cada visita, permitindo aos Representantes de Vendas adaptar suas apresentações de modo personalizado.
Outro aspecto muito explorado e eficaz é o uso que o CLM faz das informações captadas no campo pelos próprios Propagandistas. Esta retroalimentação automática do sistema por trás das interações desenvolvidas com cada Médico, ficam automaticamente acessíveis através de um portal gerencial que disponibiliza milhares de dados, segundo as equipes, produtos e mercados abordados. Estes, após serem transformados em informações e direcionados segundo as respectivas estratégias, servem ao propósito do aperfeiçoamento da abordagem.
É claro que essa abordagem é uma simplificação do conceito CLM. Ainda há desdobramentos na distribuição de Apps e acompanhamento via Redes Sociais. Mas acredito que através destes parágrafos avançamos um pouco mais.
Os Dashboards abaixo elucidam melhor o contexto. Divirta-se!
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