Propósito

✔ Brazil SFE® Pharma Produtivity, Effectiveness, CRM, BI, SFE, ♕Data Science Enthusiast, ✰BI, Big Data & Analytics, ✰Market Intelligence, ♕Sales Force Effectiveness, Vendas, Consultores, Comportamento, etc... Aqui é um lugar onde executivos e profissionais da Indústria Farmacêutica atualizam-se, compartilham aspectos, experiências, aplicabilidades e contribuem com artigos e perspectivas, ideias e tendências. Todos os artigos e séries são desenvolvidos por profissionais da indústria. Este Blog faz parte integrante do grupo AL Bernardes®.

Logística Reversa - Descarte Obrigatório?

Logística Reversa -  Descarte Obrigatório?

Ao acompanhar programas de consciência ambiental nos últimos anos, deve ter percebido algumas mudanças na abordagem. Passou-se da total responsabilização dos consumidores para a partilha de funções, no qual todos temos os nossos deveres para com o meio ambiente.

Imagine uma impressão invisível nas embalagens que envolvem os produtos. Isso vem ocorrendo na Alemanha. Centros de reciclagem de lixo usam máquinas inteligentes para fazer a separação automática com velocidade e eficiência. Câmeras fazem a leitura automática dos códigos de barra.

Num planeta onde a população cresce e aumenta o consumo, é preciso evitar que certos materiais, como o plástico, vão parar em lugar errado. Antes do destino final, o lixo agora pode passar por uma correia transportadora, ser separado, selecionado e encaminhado para a reciclagem. Tudo automaticamente, de diferentes formas conforme o tipo de material, que passa com velocidade de 3m/seg, onde câmeras e identificam cada item.

A leitura da arte impressa e invisível, identifica a origem da embalagem e suas características. Assim, por exemplo, uma garrafa plástica de refrigerante é tratada diferentemente de uma garrafa plástica de detergente na reciclagem. Trata-se de um processo de identificação de material impossível de ser realizado por olho humano. Os dados coletados servirão também para balizar os desenvolvimentos de embalagens por seus fabricantes.

Sem sombra de dúvida, vivemos um novo tempo de responsabilidade ambiental. Mais de 20 marcas mundiais, como a Nestlé, PepsiCo e Danone participam desse projeto. Abrangente às compras nos supermercados, que serão orientadas sobre dar tratamento final às suas embalagens. É fácil perceber o impulso que está sendo dado à logística reversa pela tecnologia digital e a inteligência artificial.

Vivemos uma era de nova revolução química, com tecnologias digital e inteligente.

Fonte de lucros

Programas de  Logística Reversa podem ser rentáveis. O setor de medicamentos precisa lidar com a necessidade de implementação de pontos dispersos para coletar pequenas quantidades de produtos, o que pode parecer inviável para muitas empresas.

Contudo, em parceria com supermercados e varejistas, aliada à cooperação do consumidor, essa coleta fica mais ágil. O tratamento dos resíduos colabora com empresas tratadoras terceirizadas e com as próprias fabricantes, que podem revender embalagens recicladas e reagentes.

Inovação

Os 3 R’s da sustentabilidade são: reduzir, reutilizar e reciclar. Portanto, para reduzir a quantidade de resíduos gerados, as empresas podem otimizar seus processos produtivos, tornando-os mais rentáveis e inovadores. Além disso, os tratamentos de resíduos resultam na criação de novos mercados e modelos de negócio para as companhias.

Como implementar um programa de Logística Reversa?
Caso a sua empresa ainda não conte com um programa interno de tratamento de resíduos, ela pode iniciar de maneira autônoma ou contar com o serviço de uma empresa tratadora terceirizada.

Além disso, a embalagem e as demais estratégias promocionais de seus produtos precisam contar com informações para que o consumidor possa dar o descarte correto aos produtos. Postos de coleta no varejo são uma excelente solução para facilitar essa coleta.

Logisticamente, a vida de um produto não termina quando ele é entregue ao cliente ou quando ele é descartado na lixeira. É bem verdade que os hábitos da população precisam ser revistos.

Contudo, indústrias farmacêutica e química precisam assumir a responsabilidade que têm na cadeia, já que elas apresentam potencial para reduzir, drasticamente, o impacto do descarte de medicamentos no meio ambiente.


Por meio de programas de  Logística Reversa, elas não só contribuem com a manutenção dos recursos naturais, conquistando maior confiança e empatia da sociedade, como também podem lucrar com os materiais resultados desses processos de tratamento.

Comente e compartilhe este artigo!
⬛◼◾▪ Social Media ▪◾◼⬛
• FACEBOOK • TWITTER • INSTAGRAM  • TUMBLR   GOOGLE+   LINKEDIN   PINTEREST

⬛◼◾▪ Blogs ▪◾◼⬛
• SFE®  • SFE Tech®  • SFE Terms®  • SFE Books®  • SFE Biography®
⬛◼◾▪ CONTATO ▪

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião e ponto de vista: