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ESTRUTURAÇÃO DA FORÇA DE VENDAS - 07 - Política de Premiação da Força Vendas

ESTRUTURAÇÃO DA FORÇA DE VENDAS - Política de Premiação da Força Vendas

















A má elaboração de uma Política de Premiação da Força Vendas pode resultar em confusão quando houver diferenças salariais em um mesmo nível de vendedores.

É imprescindível evitarmos prejudicar o desempenho na Força de Vendaspor se sentirem injustiçados.

Alguns requisitos básicos para a elaboração de uma Política de Premiação da Força Vendas adequada são:
• Considerar fatores externos e internos à empresa, 
• Ser justo, considerando as diferenças territoriais e potenciais, 
• Proporcionar condições para aumentar o nível salarial, 
• Proporcionar condições para atrair profissionais competentes, mantê-los e desenvolve-los com motivação a custos que estejam dentro de padrões aceitáveis, 
• Proporcionar condições para a administração exercer controle dasatividades de vendas, quando necessário, 
• Estar coerente com os objetivos da empresa, 
• Estar em sintonia com o ambiente de atuação da empresa e flexívelpara acompanhar modificações 
• Ser simples e fácil de entender;considerar os valores do próprio grupo de vendedores; permitir uma administração continuada.
Dentre todos requisitos acima citados, a elaboração da Política de Premiação da Força Vendas precisa considerar três formas de remuneração: 
Salário Fixo - Determinação de um valor real que o vendedor receberá independente das vendas que efetuar,  
Comissão - Estabelece uma relação direta entre o trabalho efetuado e a remuneração conseguida,  
Salário Fixo + Comissão - Determinação de um valor real fixo + comissão sobre as vendas efetuadas).
A adequada remuneração é uma ferramenta eficiente, através da qual o vendedor satisfaz suas necessidades e desejos. 

A má remuneração porém, resulta numa possível procura de atividades paralelas para suprir os ganhos necessários, além do risco do não atingimento das metas de vendas devido à falta de motivação.


Veja também:


Veja também:
01 - Planejamento
02 - Organização
03 - Direção - Metas e Estratégias
04 - Gestão
05 - Recrutamento
06 - Seleção
07 - Política de Premiação da Força Vendas
08 - Treinamento
09 - Liderança
10 - Motivação
11 - Avaliação
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