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ESTRUTURAÇÃO DA FORÇA DE VENDAS - 05 - Recrutamento

ESTRUTURAÇÃO DA FORÇA DE VENDAS - Recrutamento


















É importante ressaltar que recrutamento e seleção são procedimentos interligados. 

O recrutamento da Força de Vendas é o procedimento administrativo que busca atrair
o maior número possível de candidatos ao preenchimento de determinadas vagas
disponíveis para os profissionais de vendas, já a seleção da Força de Vendas
constitui-se num processo que visa comparar os candidatos recrutados com os
padrões e requisitos predeterminados, escolhendo aqueles que estão mais aptos para as
funções de vender e promover produtos e serviços. 

O recrutamento consiste em utilizar técnicas e procedimentos para seleção
do profissional. Pode advir de fontes internas (recursos humanos disponíveis dentro da organização) ou externas (recursos humanos disponíveis no mercado). 
• O Banco de dados da empresa pode ser útil para o recrutamento, poispode-se analisar currículos de candidatos que se apresentaramespontaneamente bem como, currículos de recrutamentos anteriores, 
• Anúncios e informativos solicitando aos funcionários que se apresentem ou a colegas e familiares também são válidos,
• Anúncio em sites, jornais ou revistas,
• Contato com empresas que fazem parte do mesmo mercado, comofornecedores, canal de distribuição, clientes, 
• Órgãos de classe, como: ADVB, SEBRAE, SENAC e ABA, 
• Empresas especializadas em recrutamento e seleção, 
• Escolas, faculdades, universidades ou centro educacionaisprofissionalizantes, 
• Ou até mesmo na Internet
As diversas formas de recrutar são válidas e a escolha deve recair sobre o método que melhor convir para empresa. 


Veja também:
01 - Planejamento
02 - Organização
03 - Direção - Metas e Estratégias
04 - Gestão
05 - Recrutamento
06 - Seleção
07 - Política de Premiação da Força Vendas
08 - Treinamento
09 - Liderança
10 - Motivação
11 - Avaliação

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