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A Indústria Farmacêutica Continuará Olhando pelo Retrovisor?

A Indústria Farmacêutica Continuará Olhando pelo Retrovisor?

Da série: A Indústria Farmacêutica...












Há muito tempo a sensação desconfortável de que na Indústria Farmacêutica, analisa-se  essencialmente, dados do passado, traz a sensação da necessidade de melhoria deste modelo de negócio.

Imagine-se dirigindo um mega carro, somente a partir de olhadas no retrovisor.

Hoje é difícil imaginar uma empresa em crescimento que não utilize Análise de Dados em sua tomada de decisão. A maioria das organizações usam dados para identificar oportunidades, monitorar atividades comerciais e, se necessário, dinamizar-se com a ajuda de Big Data e Analytics. De acordo com um artigo recente da Forbes, as principais indústrias a adotarem a análise de Big Data são as: financeiras, telecomunicações e tecnologia. Mas a área de saúde começa a seguir estes exemplos.
Quando tomamos conhecimento de outros modelos de negócio utilizando massivamente o Big Data, é natural acharmos que estamos patinando, desatualizados e isso pode nos levar a pensar que estamos apenas fazendo mais do mesmo.

Mas, depois de alguns anos trabalhando com essas informações e convivendo dentro da Indústria Farmacêutica, nossa visão amadurece e começamos a considerar os dados com maior profundidade, sob outros vieses.

O Passado está sempre Mudando

O amadurecimento nos leva a conclusão de que o passado está sempre mudando certo? Mas como?

Simples: Hoje, se analisarmos uma base de dado do último trimestre, nossas percepções atuais, nos levarão a várias conclusões. Amanhã, ao olharmos para a mesma base de dados, possivelmente chegaremos a conclusões diferentes, mesmo que minimamente ajustadas ou melhoradas. Porque nossa vivência e experiência do presente afetou, ou melhorou nossa percepção sobre o passado. Dessa forma, novos insights são sobrepostos aos de ontem. Tudo ocorrendo sobre a análise do mesmo trimestre.

Ou seja, o passado está sempre mudando por causa da nossa ótica, nosso viés no momento da análise. Nossas percepções afetam o modo como olhamos para o passado em diferentes momentos.

Essa compreensão muda toda a nossa percepção quanto a utilização de dados! Não parece mais possível prendermo-nos a um único presente, uma vez que temos diversas versões dele, em detrimento da mesma base comum do passado que está sub judice.

Confuso? Complexo? Na verdade não. Tudo é bem simples, mas muda nosso olhar simplista na questão da análise de dados no dia a dia.

No próximo artigo 1) Evoluiremos um pouco mais a respeito das conclusões e ações que devemos ter. 2) Refletiremos sobre como podemos tirar proveito do momento, do agora, e como isso pode afetar nossas análises. 3) E sim, perceberemos que olhar para o passado pode ser muito vantajoso, desde que façamos isso com as ferramentas corretas (BI ou Data Science).


✔ Brazil SFE® tem amplo conhecimento em SFE - Sales Force EffectivenessData MiningBusiness IntelligencePredictive Analytics e CRM (Customer Relationship Management). Temos experiência consultiva na Indústria Farmacêutica e de TI com inúmeras implementações em diversos setores. Resumindo, trabalhamos com o seu negócio e ajudamos você a entender seus objetivos de negócios, aconselhando sobre como construir relacionamentos fantásticos com seus clientes para obter mais vendas e repetir negócios. Simplificamos e automatizamos seus processos de pré-vendas, vendas e pós-vendas para economizar tempo para que possa trabalhar em sua empresa, não na sua empresa. Selecione a ferramenta certa para suas necessidades - Configure a ferramenta especificamente para o seu negócio - Treine seu pessoal para usar a ferramenta efetivamente de acordo com seus objetivos de negócios Se já possui sistemas implementados, mas não tem certeza se estão sendo bem usados em seu potencial máximo, podemos ajudá-lo também. Então, entre em contato conosco para saber como podemos ajudá-lo a economizar mais tempo e construir relacionamentos duradouros com seus clientes.

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