Logo no início do ano, como podem os profissionais de marketing farmacêutico e as suas agências registradas garantir que estão fazendo as escolhas mais impactantes e com quaisquer fundos de marketing? É um desafio de vários níveis alocar o orçamento da forma mais eficaz num mercado competitivo. O cenário do setor de saúde está em constante evolução, mas com soluções precisas projetadas para causar impacto onde é importante, sua marca pode ficar à frente da curva.
Expanda seu alcance de público e lista de NPI
Para muitos profissionais de marketing, a abordagem padrão em relação à alocação orçamentária de final de ano geralmente envolve a adesão a táticas tradicionais baseadas em impressões, muitas vezes levando a oportunidades perdidas e recursos subutilizados. Apenas comprar mais impressões nem sempre é o melhor uso do orçamento. Em vez disso, os profissionais de marketing farmacêutico deveriam pensar num marketing mais inteligente.
Uma das maneiras mais diretas de aumentar o envolvimento dos HCPs - Health Care, Provider | Practitioner (Profissional da Área da Saúde) logo no início do ano é por meio da expansão preditiva da lista de NPI. Com uma abordagem centrada no paciente e a tecnologia de IA certa, sua marca pode descobrir HCPs “desconhecidos” com pacientes elegíveis. Na verdade, vimos marcas usando essa abordagem aumentando suas capacidades de segmentação em 30%, de modo que cada impressão oferece mais retorno pelo seu proverbial investimento.
Ajude os Representantes a se envolverem de maneira mais eficaz
Os canais digitais costumam ser vistos como uma “vitória rápida”, mas isso não significa que sua marca deva ignorar o impacto real que as equipes de campo podem ter já nos primeiros meses. Ao pensar em soluções digitais, considere investir em programas baseados em EHR - Electronic Health Records (Prontuário Eletrônico de Saúde) que possam facilitar o envolvimento dos HCPs e da Força de Vendas – facilitando o contato dos HCPs com perguntas, gerando insights de dados necessários para que os Representantes concentrem seus esforços nos profissionais de saúde que tenham maior interesse (ou necessidade) de apoio adicional.
Por exemplo, recentemente trabalhamos com uma marca autoimune recém-lançada que visa relacionamentos mais fortes entre a Força de Vendas e os HCPs como fundamentais para a construção de uma forte base de prescritores, e os resultados falaram por si:
- 89% dos Representantes foram contatados por HCPs
- Houve um aumento de 42% nas prescrições
- ROI do programa de 200%
- Ocorreu o aumento da integração entre canais
Outra área que tende a ser negligenciada no esforço para comprar impressões é a importância da integração e do alinhamento dos canais. Muitas vezes, as táticas dos meios de comunicação social são isoladas, sem a coordenação necessária para atingir os públicos-alvo de forma eficaz e eficiente . Ao procurar o impacto do final do ano, revisite não apenas o seu público-alvo (conforme descrito acima), mas também a consistência com que você está alinhando as mensagens da marca aos vários pontos do dia de trabalho – desde a revisão dos gráficos pré-visita até a pesquisa independente sobre as últimas análises clínicas. avanços, ao seu tempo de inatividade.
Em uma pesquisa recente, a OptimizeRx descobriu que, embora a maioria dos médicos tenha relatado lacunas de conhecimento, certos tipos de informações são mais valiosos em pontos específicos da jornada de atendimento ao paciente. Por exemplo:
Pré-visita / Revisão de prontuários: Resultados clínicos, elegibilidade do paciente, prescrição de especialidades e informações de formulário
Durante as visitas dos pacientes: acessibilidade, elegibilidade, autorização prévia e informações do formulário
Pós-Visita: Acessibilidade, autorização prévia e informações de distribuição
Visitas Externas/Pesquisa Independente: Resultados clínicos, diretrizes de prescrição de especialidades, distribuição e informações de formulário
Revise quando e como cada mensagem da marca está sendo distribuída, onde os HCPs têm maior probabilidade de encontrar essa mensagem e até que ponto ela é acionável na jornada de atendimento ao paciente. Se você descobrir lacunas ou desalinhamentos, invista nos canais mais adequados para alcançar os HCPs nesses momentos perdidos.
Invista na acessibilidade do paciente
Repetidamente, os custos dos medicamentos dos pacientes são citados como uma barreira para iniciar e permanecer na terapia. E embora muitas marcas tenham programas e recursos para ajudar os pacientes a gerir os custos dos medicamentos, os HCPs nem sempre têm acesso imediato a essas informações.
Mesmo que os seus programas de marketing de profissionais de saúde tenham um bom desempenho, aumentar a sensibilização para o apoio à acessibilidade no local de atendimento pode proporcionar um impacto imediato e tangível. A integração de informações de co-pagamento e verificação de benefícios em tempo real no fluxo de trabalho de prescrição eletrônica ajuda os HCPs a tomarem decisões de prescrição mais informadas e garante que os cartões de co-pagamento e outros recursos de acessibilidade sejam entregues junto com as prescrições à farmácia, enquanto mensagens direcionadas de acessibilidade aumentam o reconhecimento geral da marca e dos custos.
Estratégias adaptáveis e integradas para profissionais de marketing e agências farmacêuticas
Investir numa ou mais das soluções de alto ROI descritas acima não apenas maximiza seu impacto imediato, mas também prepara o terreno para programas robustos e bem-sucedidos em 2024. Portanto, se você perceber que estratégias passadas geraram retornos decrescentes ou que suas mensagens estiveram perdendo-se, apesar do ruído, lembre-se que trata-se de mais do que apenas impressões – a abordagem certa, aliada à plataforma certa, pode transformar os desafios de início de ano com oportunidades transformadoras.
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