O KOC - Key Opinion Consumer - (Consumidor de Opinião-Chave) é um novo tipo de influenciadores na China, que concentra essencialmente sua experiência em testar produtos e fornecer avaliações. Embora tenham um número menor de seguidores, os KOCs têm um impacto poderoso no processo de tomada de decisão dos leitores devido ao seu conteúdo autêntico e confiável. Este modelo de marketing KOC em ascensão está incentivando os profissionais de marketing a ajustar sua estratégia e testar o novo modelo.
Embora tenham um número menor de seguidores, os KOCs têm um impacto poderoso no processo de tomada de decisão dos leitores devido ao seu conteúdo autêntico e confiável.
Este crescente modelo de marketing KOC está pressionando os profissionais de marketing a ajustar sua estratégia e testar este novo modelo.
Embora os europeus tendam a separar as suas redes sociais do comércio eletrônico, a abordagem é bastante diferente na China. Por exemplo, o WeChat foi frequentemente descrito como uma “plataforma completa” que vai além de um aplicativo meramente para comunicação com amigos. Você pode comprar mercadorias, pedir um táxi ou até mesmo fazer treinamentos online.
Outra indicação de onde o KOC se originou e é comumente adotado na China é o Pequeno Livro Vermelho (também conhecido como Xiaohongshu). LRB é a plataforma de referência para os internautas da China para análises e recomendações de produtos. O aplicativo não favorece contas com grande público, mas classifica as postagens de acordo com sua qualidade. Muitas vezes vemos postagens de contas sem um grande número de seguidores aparecendo primeiro no feed principal. Isso incentiva os usuários a produzir conteúdo autêntico e eventualmente se tornarem KOCs.
Entretanto, o Instagram também está evoluindo para um ecossistema semelhante, integrando uma nova função chamada Checkout. Isso permite que as empresas criem tags compráveis e permitam checkout direto no aplicativo, combinando essencialmente mídia social e comércio eletrônico. Com esta nova atualização, acreditamos que o futuro cenário das redes sociais ocidentais está a inclinar-se para o modelo de comércio social chinês e, potencialmente, a dar um passo em direção ao modelo KOC.
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