Propósito

✔ Brazil SFE® Pharma Produtivity, Effectiveness, CRM, BI, SFE, ♕Data Science Enthusiast, ✰BI, Big Data & Analytics, ✰Market Intelligence, ♕Sales Force Effectiveness, Vendas, Consultores, Comportamento, etc... Aqui é um lugar onde executivos e profissionais da Indústria Farmacêutica atualizam-se, compartilham aspectos, experiências, aplicabilidades e contribuem com artigos e perspectivas, ideias e tendências. Todos os artigos e séries são desenvolvidos por profissionais da indústria. Este Blog faz parte integrante do grupo AL Bernardes®.

Quais as Principais 10 Tendências Globais de Consumo

Quais as Principais 10 Tendências Globais de Consumo

Quais tendências de consumo reinarão em 2020?

Os consumidores estão mais exigentes com produtos, serviços e marcas do que nunca. Querem fazer compras com mais rapidez e segurança. Querem autenticidade no que compram e continuma requerendo a personalização da maioria dos itens.

Aqui estão reunidos previsões das tendências de compras mais importantes que moldarão e articularão a cena do marketing digital do próximo ano.


Envelhecimento da população

Em 2020, quase 1/4 das pessoas no planeta terá mais de 50 anos. Tais consumidores, transformando o que significa ser mais velhos em termos de estilo de vida, são mais exigentes em suas necessidades de consumo. Tais segmentos demográficos estão priorizando o bem-estar enquanto desafiam o comportamento típico de pessoas mais velhas.


São consumidores entusiastas de produtos de saúde e beleza, opções inovadoras e são muito receptivos à tecnologia. Essa enorme voz do consumidor sugere que as marcas concentrem-se menos na geração Y.


A crescente população com mais de 50 anos representar um contingente em rápida ascensão de pessoas ativas e produtivas que estão trabalhando mais, levando a economia a novos rumos.


A visibilidade de modelos mais antigos em campanhas de moda continuará em 2020, à medida que diretores criativos reconhecem que estrelas adolescentes do Instagram não possam impactar um grupo demográfico mais amplo.


Mini Consumidores

Atualmente as famílias têm lançado seus jovens ao consumo logo no estágio inicial de suas vidas. Um fator por trás da crescente influência das crianças nos padrões de consumo é o fato delas assumirem os papéis de adultos ainda mais jovens.


Esses mini consumidores definem tendências, gastam dinheiro ou obrigam os pais a gastá-lo por eles. Navegam no mundo digital, incluindo o e-commerce com facilidade. Mesmo os mais jovens nativos digitais estão mudando seu entretenimento para a vida online. É por isso que as marcas de tecnologia jogam um ousado jogo, alcançando esse público faminto por tecnologia, com acenos para o envolvimento dos pais.


Extraordinário e exótico

Chegamos a um ponto em que os itens produzidos em massa perderam um pouco do brilho. A Internet está permitindo que os consumidores comprem e discutam produtos e serviços exclusivos, personalizados e exóticos;


Os consumidores extraordinários se enquadram em categorias de consumidores “atípicas” em termos de altura, segurança, peso, capacidade física, mão dominante, gosto musical e experiência sonora ou tolerância alimentar.


Esses subconjuntos agora estão encontrando uma voz, pedindo mais opções de compra e design baseado em soluções. Consumidores extraordinários são agora mais francos quando suas necessidades não são atendidas, em áreas como viagens, hospedagem em hotéis, design de móveis e cuidados médicos, bem como moda.


Moda para pessoas reais

Sim, tamanhos especiais para corpos reais, jovens e velhos, surgem como a oportunidade no mundo da moda para pessoas fora do "padrão". Embora, em grande parte, tais estoques, e portanto disponibilidades, estejam restritos às lojas online, começam a espelhar o quadro demográfico global.


Apesar do aumento da cintura, muitos consumidores encontraram desafios ao procurar roupas e calçados em tamanhos maiores do que a média. Os blogueiros têm divulgado publicamente marcas que cobram mais por tamanhos maiores, o que parece ser um 'problema' [oportunidade] global.


Compras mais rápidas

Os consumidores estão cada vez mais impacientes. O mundo digital educou muitos deles para se tornarem os chamados “Eu quero o que eu quero, quando eu quero”, são impulsivos e estão em busca de gratificação imediata. Querem serviços prá ontem e um diálogo virtual em tempo real com suas marcas. As marcas estão respondendo com modelos de negócios mais acelerados.

Nossa psique mudou. É tudo uma questão de imediatismo. 


Autenticidade

Autenticidade é um valor que se destaca para o consumidor. Foi identificada como a palavra-chave para ajudar a vender itens no eBay desde de 2016, por pesquisadores da Birmingham City University, ao analisar as palavras mais “lucrativas” usadas pelos vendedores. A busca do genuíno, seja na comida, nos produtos prediletos, na cerveja ou no caráter, é essencial, mesmo que seja artificial.


Estratégias de marketing desonestas não agradam aos consumidores, e as mídias sociais são um fórum implacável para denunciar incidentes desse tipo. No Facebook, milhares de comunidades se dedicam a expor cosméticos falsamente rotulados como “naturais” e as antigas histórias de falhas do Photoshop são compartilhadas e ridicularizadas entre milhões;


Pessoas reais com problemas reais, estão cada vez mais presentes em campanhas e anúncios. As tendências alimentares são um indicador útil no foco na autenticidade, com muitos girando ao redor de constituir-se natural. Fazem parte da ânsia do consumidor em tomar decisões de compra mais ponderadas, comprando de marcas responsáveis que vendem produtos de qualidade com valor real.


Identidade Fluida

Tópicos como fluidez de gênero, identidade sexual, cultura e consumo são uma grande parte da conversa global. Os profissionais de marketing relataram a neutralidade de gênero como um argumento de venda para a geração millenium, que cresceu em um clima de oportunidades econômicas crescentes para as mulheres e com maior tolerância para papéis e identidades de gênero não tradicionais.


Uma aspiração ao altruísmo e a um ego menor, ou ao nós antes de mim, prevalece, principalmente entre os consumidores mais jovens.


É tudo uma questão de personalização

Aceitaremos cada vez mais a ideia de que um produto produzido industrialmente pode ser customizado ou personalizado, pelo menos em parte. Embora haja muito mais personalização de itens produzidos em massa, a personalização de ponta também está prosperando devido à demanda por luxo experiencial, e a mudança de ter para ser.


Jornada do consumidor pós-compra

Os compradores prestam mais atenção à sua experiência pós-compra, cada vez mais uma parte importante da oferta de valor de um produto ou serviço.


A disposição da marca em responder dúvidas e reclamações pós-compra influenciará se o consumidor a recomendará ou criticará à outros consumidores; e se a considerará numa compra repetida. Para satisfazer e reter clientes. Isso está ligado a uma definição emergente de conveniência que vai além de atender às necessidades do cliente para realmente prevê-las - incluindo o período pós-transação.


Privacidade e Segurança

Bens e serviços - desde tecnologia doméstica inteligente a seguros, alimentos orgânicos a atualizações de viagens e investimentos em educação que ajudam os consumidores a se sentirem mais no controle terão um forte apelo. Para os consumidores, a segurança pessoal se estende à necessidade de proteção contra os elementos e ameaças ambientais.


Bem-estar como um símbolo de status

O desejo de estar em forma e mais saudável parece ser quase universal. Uma vida saudável está se tornando um símbolo de status, à medida que mais consumidores optam por exibir sua paixão pelo bem-estar pagando por sessões de fitness em butiques, roupas “esportivas”, alimentos com propriedades benéficas e férias de luxo com saúde e bem-estar.

Para uma consultoria de como obter mais informações e como equipar sua Força de Vendas com todas as ferramentas não pessoais e digitais necessárias para ter sucesso no mercado farmacêutico atual, entre em contato com brazilsalesforceeffectiveness@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião e ponto de vista: