Sim, o Propagandista é um pouco marqueteiro, matemático, psicólogo, farmacêutico, comunicador e por fim, vendedor.
Podemos definir a atuação do Propagandista de produtos farmacêuticos como sendo de suma importância para a indústria de medicamentos e de saúde, pois atualiza os médicos com relação aos novos produtos e moléculas, lançados no mercado. Em visita aos profissionais médicos, tais profissionais, fazem propaganda dos produtos do laboratório que representam.
Em 14 de julho de 1975, a lei 6.224 regulamentou o exercício da profissão de Propagandista Vendedor de Produtos Farmacêuticos. Essa é uma função extremamente importante para os laboratórios – que dependem do bom desempenho do Propagandista para a divulgação de seus medicamentos atualizados constantemente pelas novidades que surgem no mercado.
Geralmente, por meio de folders explicativos (VAs - Visual Aids), o Propagandista explica o que determinado medicamento traz de benefícios e contra-indicações para os pacientes.
Os laboratórios possuem áreas de treinamento de vendas – sob a orientação do departamento de Marketing – e logo na admissão, o Propagandista passa por um programa intensivo de conhecimento dos produtos. São aplicados testes e provas para verificar se o profissional absorveu o conteúdo necessário para a visitação em clínicas e hospitais. É comum realizar ensaios e simulações de Propaganda Médica para que, ao chegar em frente ao médico, esteja bem preparado, com conhecimento técnico e prático.
É importante que o Propagandista esteja seguro, para que os profissionais de saúde possam convencer-se das propriedades e benefícios dos medicamentos.
A informação passada com credibilidade ao médico pode ser a solução do problema de muitos pacientes. Por estar sempre em contato presencial com Médicos, o Propagandista deve ser agradável e afetivo para conquistar a confiança de seus clientes. O bom relacionamento é fundamental para o sucesso de suas vendas e ter habilidade em lidar com pessoas é premissa para o sucesso da profissão. Os médicos, por conta do número grande de pacientes que precisam atender, têm pouco tempo para os Propagandistas. Estes profissionais do marketing precisam ter a habilidade de passar a informação dos medicamentos com objetividade e clareza.
Hoje, a grande maioria dos Propagandistas que ingressam no mercado já possuem ensino superior completo. Esta tem sido uma exigência das empresas desde o início dos anos 90, pois os laboratórios também resolveram estruturar melhor o tipo de serviço prestado, consequentemente, exigindo profissionais cada vez mais qualificados. Para facilitar a adaptação à linguagem e conhecimentos técnicos, alguns laboratórios pedem que o Propagandista tenha formação na área de saúde, como farmácia e biomedicina.
Com o crescimento da economia como um todo no país, a Indústria Farmacêutica avança. A chegada de novos laboratórios e a ampliação dos que já existem, colaboram para a geração de empregos neste segmento. E o profissional que exerce esta atividade, tem possibilidades de crescimento e avanço na carreira, podendo se tornar Gerente Distrital, também conhecido como supervisor. Em outro estágio, pode alcançar o posto de Gerente de Produto, e se obtiver sucesso, tem a possibilidade de chegar à Gerente Nacional de Vendas ou de Marketing.
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