Vendas estimadas da AbbVie em
Vendas estimadas em 2026: US$ 53,56 bilhões (inclui Allergan)
Vendas em 2019: US$ 32,35 bilhões
CAGR 2019-26: 1,84%
De todas as empresas nesta lista, a AbbVie foi a que mais mudou no ano passado, graças à compra da Allergan. E mais mudanças estão por vir: a empresa está se preparando para um desafio significativo para as receitas nos anos que antecedem 2026.
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Humira, o produto mais vendido da indústria farmacêutica, deve perder a exclusividade nos EUA em 2023. Sabendo que bilhões de dólares em receita estão em risco, a AbbVie no ano passado concordou em desembolsar US$ 63 bilhões para a Allergan, trazendo o sucesso de vendas Botox e vários outros produtos na dobra.
Mas mesmo após essa compra maciça, Evaluate diz que “não está fora de questão para a AbbVie considerar novas medidas”. Com uma taxa de crescimento anual de 1,84% nos cartões até 2026, mais negociações podem ser necessárias, disse Evaluate.
Afinal, espera-se que a concorrência de biossimilares pelo Humira seja intensa: depois de gerar US$ 19,17 bilhões no ano passado – e após anos de trabalho contra imitadores – o Humira enfrentará inúmeras imitações nos EUA a partir do início de 2023. Amgen, o primeiro concorrente a se estabelecer litígio de patentes com a AbbVie, está liberado para lançamento em janeiro, e outros rivais estão programados para lançamentos escalonados ao longo do ano.
A AbbVie já tem experiência em primeira mão no que vem a seguir. Na Europa, onde o Humira já concorre com versões biossimilares, as vendas estão em queda; executivos disseram em janeiro que esperam perder US$ 2 bilhões em vendas de Humira para biossimilares ex-EUA este ano – 30% de sua receita internacional com a droga.
Enquanto isso, a AbbVie está comercializando os acompanhamentos do Humira, Skyrizi e Rinvoq, em psoríase em placas e artrite reumatóide, respectivamente, com mais indicações esperadas ao longo do caminho. Esses medicamentos podem um dia trazer mais do que os quase US$ 20 bilhões em vendas de pico da Humira, disse o CEO da AbbVie, Rick Gonzalez, no início deste ano na JP Morgan Healthcare Conference.
Já Skyrizi gerou US$ 300 milhões no primeiro trimestre de 2020 e Rinvoq arrecadou US$ 86 milhões. Juntamente com esses novos lançamentos, o Oriahnn da AbbVie em maio obteve a aprovação do FDA em miomas uterinos, com uma expectativa de pico de vendas de US$ 354 milhões.
Embora a perda de exclusividade da Humira em 2023 seja prejudicial, os analistas da RBC Capital Markets veem a farmacêutica se tornando uma “história de crescimento novamente do outro lado”. A oportunidade é atualmente "subestimada", escreveu o analista do RBC Randall Stanicky em uma nota aos clientes, e será parcialmente impulsionada pela "visibilidade do pipeline e aumentos de confiança nos próximos dois anos".
A empresa acabou de assinar seu pacto de anticorpos biespecíficos Genmab, apontou ele, e pretende buscar mais acordos.
O pipeline interno da AbbVie inclui ABBV-951 na doença de Parkinson; elezanumab em lesões da medula espinhal, esclerose múltipla e acidente vascular cerebral isquêmico agudo; além de numerosos candidatos a oncologia em estágio inicial.
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