Atualizado em 02.09.2023
Vendas estimadas em 2026: US$ 47,5 bilhões
Vendas em 2019: US$ 37,07 bilhões
CAGR 2019-26: 3,6%
A GlaxoSmithKline disparou em 2019 com a força de sua vacina contra herpes recentemente aprovada, Shingrix, e resistiu à perda de exclusividade do Advair com o crescimento de outros medicamentos respiratórios. E enquanto as vendas de produtos farmacêuticos ficaram estáveis, a empresa enriqueceu seu negócio de saúde ao consumidor ao absorver a unidade da Pfizer em agosto.
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Até 2026, a Evalute Pharma prevê que as receitas da GlaxoSmithKline atingirão US$ 47,5 bilhões – cerca de um décimo acima dos US$ 43,26 bilhões de 2019 – colocando a empresa em sétimo lugar geral. A GlaxoSmithKline desceu um pouco a projeção anterior da Evaluate para 2024, superada por pouco pela Sanofi em sexto lugar, com vendas de US$ 49,5 bilhões em 2026.
De longe a maior estrela em ascensão da GlaxoSmithKline, a vacina contra herpes shingles Shingrix superou as expectativas desde que foi aprovada pela primeira vez em 2017, alcançando o status de sucesso de bilheteria em seu primeiro ano, ao tirar o concorrente da Merck & Co. Zostavax da água. Ela conquistou um lugar na lista dos 10 principais lançamentos de medicamentos da Fierce Pharma desde 2017 no início deste ano, e a GlaxoSmithKline planeja aumentar a capacidade de fabricação da vacina para atender à crescente demanda: com a conclusão estimada em 2024 de um novo local para complementar seu biorreator existente na Bélgica, a GlaxoSmithKline pretende produzir doses extras de Shingrix na casa das dezenas de milhões.
E no início de 2020, a GlaxoSmithKline embarcou em um programa de dois anos para transformar seu negócio de assistência médica ao consumidor em sua própria empresa, com uma “Nova GlaxoSmithKline” mais elegante e focada em P&D surgindo do outro lado. Os custos únicos para a divisão são estimados em cerca de £ 600 milhões a £ 700 milhões, mas a GlaxoSmithKline acredita que a mudança pode economizar £ 700 milhões anualmente até 2022.
Enquanto isso, as vendas respiratórias cresceram 38% no primeiro trimestre de 2020, impulsionadas pelo medicamento Trelegy de três combinações da GlaxoSmithKline e pelo medicamento para asma grave Nucala. Em abril, Nucala - enfrentando forte concorrência da Sanofi e Dupixent da Regeneron - também obteve pontuação nos ensaios de fase 3 para reduzir pólipos nasais em pacientes com rinossinusite crônica.
Além disso, a unidade ViiV da GlaxoSmithKline está trabalhando duro para alcançar o líder Gilead em HIV. Depois de perder a aprovação da FDA para uma dose mensal de injeção Cabenuva em dezembro, a empresa divulgou em março dados positivos para uma versão bimestral irmã.
Além disso, a empresa tem grandes esperanças no cabotegravir injetável, que mostrou que pode reduzir as chances de um paciente contrair HIV em 66% em comparação com o Truvada oral diário após 1,4 anos de acompanhamento médio - o suficiente para o medicamento reivindicar superioridade estatística sobre o medicamento de Gilead. PrEP med. As previsões de consenso apontaram o pico de vendas do medicamento em £ 750 milhões (US $ 945 milhões), ou cerca de um terço do mercado atual de PrEP.
A Glaxo também obteve vitórias em oncologia este ano que a prepararam para o crescimento. O inibidor de PARP Zejula saltou à frente no câncer de ovário, recebendo luz verde da FDA como terapia de manutenção de primeira linha.
E o conjugado anticorpo-droga do mieloma múltiplo belantamab mafodotina também acumulou vitórias sucessivas no mieloma múltiplo, enquanto a empresa aguarda para ouvir de volta seu pedido à FDA, apresentado em dezembro passado. A GlaxoSmithKline acredita que belantamab mafodotina tem uma vantagem sobre outros tratamentos de mieloma múltiplo no mercado, uma vez que os conjugados anticorpo-droga são mais fáceis de fabricar em escala do que anticorpos biespecíficos e terapias CAR-T. A empresa também está testando o medicamento em linhas anteriores de tratamento, com o objetivo de continuar enviando um novo registro regulatório por ano nos próximos três anos.
Enquanto isso, a GlaxoSmithKline se ocupou de desfazer sua divisão de dermatologia, pois busca capitalizar o empreendimento de saúde em parceria com a Pfizer nos próximos dois anos.
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