Atualizado em 02.09.2023
Vendas estimadas em 2026: US$ 61,9 bilhões
Vendas em 2019: US$ 48,2 bilhões
CAGR 2019-26: 3,62%
O fato de a Roche estar no topo do ranking de vendas da farmacêutica em 2026 é um tanto surpreendente, uma vez que biossimilares ao trio de megablockbusters do câncer – Avastin, Herceptin e Rituxan – devem causar um buraco de US$ 10 bilhões em sua receita. Mas espera-se que os medicamentos mais novos intensifiquem e mais do que preencham a lacuna.
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Entre 2018 e 2023, a Roche está projetando uma erosão de CHF 9,6 bilhões de biossimilares para os três medicamentos de anticorpos. A contagem de vendas do trio já caiu para CHF 19,6 bilhões no ano passado, de CHF 20,6 bilhões (US $ 21,8 bilhões) no ano anterior, depois que os imitadores começaram a chegar ao cenário dos EUA em meados de 2019.
A previsão pressupõe que a franquia HER2 da empresa permanecerá estável como um todo, apesar do declínio da Herceptin. No primeiro trimestre de 2020, Herceptin viu as vendas despencarem 24% para CHF 1,21 bilhão e, pela primeira vez, foi superada por Perjeta e Kadcyla, com vendas combinadas de CHF 1,44 bilhão.
A questão agora, porém, é quanto tempo o crescimento de vendas de dois dígitos da Kadcyla pode durar. A AstraZeneca e o parceiro Daiichi Sankyo estão se esforçando para tornar seu Enhertu o principal conjugado anticorpo-droga HER2, realizando um estudo direto contra o medicamento da Roche em câncer de mama tratado anteriormente.
A Roche também possui um amplo portfólio de oncologia. Tecentriq, como outros inibidores de PD-1/L1, é um pipeline em um medicamento. Este ano, uma combinação Tecentriq-Avastin adicionou um aceno de primeira classe para câncer de fígado não tratado anteriormente, e Tecentriq obteve a aprovação da FDA como monoterapia para câncer de pulmão de células não pequenas de primeira linha. Também registrou uma vitória clínica em combinação com a quimioterapia usada antes da cirurgia para melhorar os resultados de pacientes com câncer de mama triplo-negativo .
Outros ensaios Tecentriq em estágio avançado incluem câncer de cabeça e pescoço pós-operatório, câncer de pulmão de células não pequenas adjuvante e neoadjuvante, câncer de rim, câncer colorretal MSI-H, outros combos para TNBC de primeira linha e muito mais. Uma análise anterior do Credit Suisse descobriu que a Roche poderia estar olhando para US$ 7 bilhões em vendas de pico para a Tecentriq apenas no cenário adjuvante do câncer.
Novas entidades moleculares também estão no horizonte, como o inibidor de AKT ipatasertib , que acabou de se mostrar promissor em um subconjunto de pacientes com câncer de próstata.
Mas não confunda Roche com um pônei de um truque focado apenas no câncer. Na verdade, o título do lançamento de maior sucesso na história da Roche pertence a um medicamento da neurociência: o anticorpo para esclerose múltipla Ocrevus. No concorrido mercado de EM, a Ocrevus conquistou 21% da participação total de pacientes nos EUA, com mais 40% de participação de pacientes novos e de mudança no primeiro trimestre de 2020. As vendas no período de três meses aumentaram 38% ano a ano, para CHF 1,11 bilhão. .
O medicamento pode enfrentar uma ameaça iminente do ofatumumab reaproveitado da Novartis, que possui a vantagem de autoadministração, enquanto o Ocrevus requer ajuda de um profissional de saúde. No entanto, para melhorar a conveniência do Ocrevus, a Roche ganhou recentemente a aprovação da EMA para reduzir o tempo de infusão para 2 horas das 3,5 horas convencionais. A Roche espera que o tempo reduzido, além de sua frequência de infusão semestral, possa ajudar a manter sua posição contra o novo rival da classe e seu cronograma de dosagem mensal.
Na linha de neurociência, a Roche tem risdiplam, que pode ser a primeira terapia oral de SMA, já que tanto o Spinraza padrão da Biogen quanto o Zolgensma da Novartis são infusões. A EvaluatePharma estimava que o risdiplam poderia chegar a US$ 803 milhões em vendas em 2024.
Enquanto isso, o anticorpo IL-6 satralizumab atualmente aguarda uma decisão do FDA para desafiar o Soliris de Alexion na doença rara do transtorno do espectro da neuromielite óptica (NMOSD), enquanto o medicamento de seguimento de Alexion, Ultomiris, está na fase 3. O medicamento acaba de ser aprovado no Japão sob a marca Enspryng.
Outros impulsionadores de crescimento para a Roche incluem o medicamento para hemofilia A Hemlibra, cujo volume no primeiro trimestre de CHF 521 milhões marcou um aumento de 146% ano a ano. Para proteger sua franquia de hemofilia, a Roche acaba de comprar a especialista em terapia genética Spark Therapeutics. No entanto, seu principal candidato A está atualmente cerca de dois anos atrás do valoctocogene roxaparvovec da BioMarin.
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