Views

nVs

Vitrine

Colquicina ou Colchicina - Substâncias Mais Importantes de Todos os Tempos

Colquicina ou Colchicina - Substâncias Mais Importantes de Todos os Tempos


Colquicina ou Colchicina é uma alcaloide altamente venenoso, originalmente extraído das plantas Colchicum. É usada para tratamento de gota. Vem sendo investigado o seu uso potencial como uma droga anticancerígena. Pode ser usada como tratamento inicial para pericardite e para prevenção de recorrência desta doença. É também usada para se determinar o cariótipo de uma espécie.

Função Biológica

Colquicina é uma substância que inibe a polimerização das proteínas do fuso mitótico, parando a divisão celular na metáfase. Ela é usada principalmente para se fazer o cariótipo da célula que se quer estudar, pois na metáfase os cromossomos se encontram no maior grau de condensação, facilitando a observação ao microscópio.

Colquicina é um agente antimitótico utilizado amplamente como substância experimental para estudar a divisão e a função celular. Ela não influencia a excreção renal de ácido úrico ou a sua concentração no sangue. Em virtude de se ligar à tubulina, a Colquicina interfere com a função dos fusos mitóticos e causa a despolimerização e desaparecimento dos microtúbulos fibrilares dos granulócitos e outras células móveis, fazendo com que a migração dos granulócitos para a região inflamada seja inibida e haja redução das atividades metabólica e fagocitária dessas células. Isso reduz a liberação do ácido láctico e de enzimas pró-inflamatórias, que ocorre durante a fagocitose, rompendo o ciclo que resulta na resposta inflamatória.

Colquicina é importante no estudo dos cromossomos pois ela facilita a visão mais detalhada dos cromossomos gigantes o que acarreta no seu estudo mais detalhado. Ela é muito utilizada em preparações citogéneticas para interromper as divisões celulares. Sua atuação consiste em impedir a organização dos microtúbulos.


Série

As Substâncias Mais Importantes de Todos os Tempos:




Deixe seus comentários, compartilhe este artigo!


⬛◼◾▪ Social Media ▪◾◼⬛
• FACEBOOK • TWITTER • INSTAGRAM  • TUMBLR   GOOGLE+   LINKEDIN   PINTEREST


⬛◼◾▪ Blogs ▪◾◼⬛
• SFE®  • SFE Tech®  • SFE Terms®  • SFE Books®  • SFE Biography® 

⬛◼◾▪ CONTATO ▪
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...