Propósito

✔ Brazil SFE® Pharma Produtivity, Effectiveness, CRM, BI, SFE, ♕Data Science Enthusiast, ✰BI, Big Data & Analytics, ✰Market Intelligence, ♕Sales Force Effectiveness, Vendas, Consultores, Comportamento, etc... Aqui é um lugar onde executivos e profissionais da Indústria Farmacêutica atualizam-se, compartilham aspectos, experiências, aplicabilidades e contribuem com artigos e perspectivas, ideias e tendências. Todos os artigos e séries são desenvolvidos por profissionais da indústria. Este Blog faz parte integrante do grupo AL Bernardes®.

Pharma 2023 | O RWE está Atingindo seu Ápice - Casos de uso: Apoio a submissões regulatórias

Pharma 2023 | O RWE está Atingindo seu Ápice - Casos de uso: Apoio a submissões regulatórias

Diversas partes interessadas estão investindo intensamente em sua capacidade de curar conjuntos adequados de dados e desenvolver capacidades avançadas de análise de dados para aproveitar a RWE - Real World Evidence (Evidências do Mundo Real) em todo o ciclo de vida farmacêutico - desde a descoberta e desenvolvimento de medicamentos até o lançamento do produto e comercialização.


Os esforços para aproveitar as valiosas informações fornecidas pela RWE nos setores biofarmacêutico e de saúde têm crescido exponencialmente nos últimos anos - e com razão. Dois fatores paralelos estão possibilitando essa tendência.

O crescimento no número de fontes de dados do RWD - Real World Data, desenvolvidas durante o curso do cuidado rotineiro ao paciente.

Avanços contínuos tanto em ferramentas de extração de dados quanto em capacidades de análise de dados baseadas em inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina (ML) e processamento de linguagem natural (NLP), além de outras metodologias de modelagem e simulação.

Tudo isso abriu amplamente as portas, inaugurando uma nova era para a RWE de alta qualidade e regulatória, aumentando a confiança no processo e obtendo maior apoio de muitos órgãos reguladores.

Historicamente, três fontes primárias de RWD têm sido o foco das análises para criar RWEEHR - Electronic Health Records (Prontuário Eletrônico de Saúde), dados de reivindicações médicas e farmacêuticas, e literatura publicada. Mas mais recentemente, fontes de dados adicionais têm demonstrado seu valor ao ajudar a criar insights mais ricos de RWE, capturando de forma mais abrangente a experiência do paciente ao lidar com suas condições médicas diante das opções de tratamento disponíveis ou inexistentes. Uma delas incluem:

Dados agregados de testes clínicos laboratoriais e genômicos.

Os PGHDs Patient-Generated Health Data - (Dados de Saúde Gerados pelo Paciente) coletados a partir de dispositivos domésticos, móveis e vestíveis.

Dados capturados em registros de pacientes e produtos.

PRO - Patient-Reported Outcomes - (Resultados Relatados pelo Paciente).

Nos últimos anos, o RWE explodiu em termos do que ele pode nos dizer e como ele pode apoiar e complementar os RCTs - Randomized Controlled Trials (Ensaios Clínicos Randomizados Controlados). Importante destacar que a confiança no uso do RWE também se expandiu, o que abre muitas novas possibilidades: "Onde antes era uma novidade, o RWE agora está incorporado na maioria das conversas com nossos clientes hoje em dia, e não é mais considerado um caso especial.", diz Christina Mack, diretora científica de RWE para as Soluções do Mundo Real da IQVIA.

RWE agora está ajudando os interessados a avançar em objetivos críticos em todas as fases do ciclo de descoberta, desenvolvimento e comercialização de medicamentos. Isso inclui:

Casos de uso: Apoio a submissões regulatórias

O crescente número de cenários em que RWE desempenhou um papel fundamental na aprovação regulatória ou expansão do rótulo está ganhando destaque. Alguns exemplos são discutidos aqui:

Em maio de 2022, a Novartis recebeu aprovação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para a aprovação do Kymriah (tisagenlecleucel), uma terapia de células CAR-T para o tratamento de pacientes adultos com linfoma folicular recidivante ou refratário.5 Essa aprovação foi notável, diz Jimenez, porque foi baseada em um ensaio de braço único, além de dois estudos baseados em RWD - uma revisão retrospectiva de prontuários de pacientes nos EUA e na UE e um estudo não intervencionista usando dados da Flatiron Health. Jimenez observa: "Embora a EMA tenha destacado algumas limitações com os RWD, a agência afirmou que os estudos forneceram contexto valioso e foram considerados geralmente favoráveis ​​ao estudo pivotal, devido às claras diferenças nos resultados que eles mostram".

A Trinity Life Sciences conduziu um estudo do mundo real usando uma auditoria de prontuários para estudar o uso off-label de um produto para um cliente farmacêutico. "Conseguimos demonstrar que o produto estava produzindo resultados clínicos aprimorados para uma subpopulação específica", diz Hadker. "Essa descoberta foi extremamente valiosa, pois mostrou que o medicamento era capaz de atender a uma população com alta necessidade não atendida. O esforço ajudou nosso cliente a reduzir os riscos de seu caro e arriscado eCR - Electronic Case Reporting (Relatório Eletrônico de Casos) e gerar várias publicações científicas. Hoje, a empresa possui um rótulo expandido."

Um esforço semelhante teve sucesso em 2019, quando a Pfizer conseguiu usar RWE como fonte primária de evidências para apoiar a expansão do rótulo da FDA de sua terapia contra o câncer de mama Ibrance (palbociclib) para o tratamento de homens com câncer de mama avançado ou metastático positivo para receptor hormonal (HR+), negativo para o receptor do fator de crescimento epidérmico humano 2 (HER2-). A aprovação expandida nos EUA se baseou exclusivamente em um estudo RWE do uso off-label do Ibrance em pacientes do sexo masculino.

O inibidor de receptor de tropomiosina quinase (TRK) de primeira classe, Vitrakvi (larotrectinib), da Bayer e Loxo Oncology, recebeu a segunda aprovação "pan-tumor" da FDA com base na alta taxa geral de resposta de 75% em um pequeno estudo clínico de dados de coorte de pacientes do mundo real do uso off-label envolvendo 55 pacientes com 17 tipos diferentes de tumores. "As fusões de genes do receptor de tropomiosina neurotrófica quinase (NTRK) impulsionam a oncogênese em um pequeno subconjunto de tumores sólidos, com estimativa de casos anuais nos EUA de aproximadamente 3.000", explica Dede. "O uso de dados do prontuário eletrônico permitiu a identificação de pacientes do mundo real com tumores mutantes do NTRK (uma população extremamente rara) a partir de um banco de dados clínico-genômico geograficamente diverso".

Dados do Flatiron Health recentemente apoiaram a aprovação pela FDA de uma solicitação suplementar de licença biológica para o Erbitux (cetuximabe) da Eli Lilly. Essa aprovação fornece um novo regime de dosagem quinzenal para o uso indicado do medicamento em pacientes com certas formas de câncer colorretal metastático ou carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço - reduzindo significativamente a frequência de visitas dos pacientes a um centro de infusão, um benefício particular para aqueles com câncer avançado, diz Jimenez.

Em julho de 2021, a FDA aprovou um novo uso para o Prograf (tacrolimo) da Astellas, com base em um estudo observacional que forneceu RWE de eficácia. Originalmente aprovado para prevenir a rejeição de órgãos em pacientes que recebem transplantes de fígado, o medicamento posteriormente foi aprovado para prevenir a rejeição de órgãos em transplantes de rim, coração e pulmão.

Em abril de 2022, a FDA concedeu aprovação acelerada ao Vijoice (alpelisibe) da Novartis como o primeiro e único medicamento indicado para pacientes selecionados com o espectro de crescimento relacionado à PIK3CA (PROS), um espectro de condições raras caracterizadas por crescimentos atípicos e anomalias em vasos sanguíneos, sistema linfático e outros tecidos. A aprovação foi baseada exclusivamente em RWE desenvolvido a partir de uma revisão retrospectiva de prontuários de apenas 57 pacientes, de acordo com a empresa. Para validar os resultados clínicos em uma coorte mais ampla de pacientes, a Novartis está realizando ensaios clínicos adicionais e um estudo de acompanhamento envolvendo pacientes do estudo inicial.

"Atualmente, os patrocinadores de medicamentos podem e devem envolver proativamente todos os pagadores e reguladores em um processo paralelo informado pela contribuição de pacientes e profissionais de saúde, o mais cedo possível, para investigar quais tipos de RWE seriam mais significativos para apoiar a aprovação e ampliar a cobertura do medicamento", diz Doyle.

Narayanan, da Ontada, observa que esses esforços, em uma escala ampla, estão proporcionando oportunidades reais para mudar o curso da saúde ao acelerar o desenvolvimento de medicamentos e eliminar as lacunas de evidência que existem entre a aprovação do medicamento e o cuidado no mundo real. "Estamos em uma curva de maturidade aqui, e ainda estamos nos primeiros dias", diz ele. "Embora estejamos fazendo progressos importantes, ainda há muitas oportunidades inexploradas".


Referências:

1. US Food and Drug Administration press release, Oct. 19, 2022, Advancing Real-World Evidence Program; https://www.fda.gov/drugs/development-resources/advancing-real-world-evidence-program

2. Mitra-Majumdar, Mayookha, et al.,Analysis of Supportive Evidence for U.S. Food and Drug Administration Approvals of Novel Drugs in 2020, JAMA Netw Open. 2022;5(5):e2212454. doi:10.1001/jamanetworkopen.2022.12454; https://jamanetwork.com/journals/jamanetworkopen/fullarticle/2792372#:~:text=A%20total%20of%2075%20pivotal,46)%20were%20double%2Dmasked

3. Liu, Ruishan, et al., Systematic Pan-Cancer Analysis of Mutation-Treatment Interactions Using Large Real-World Clincogenomics Data, Nature Medicine, 28, 1656-1661, 2022; https://www.nature.com/articles/s41591-022-01873-5

4. Ponomareva, E., et al., The Economic Value Of Insulin Glargine 300 U/Ml (GLA-300) In People ≥18 Years of Age With Type 2 Diabetes Mellitus: A Value-based Economic Model From A U.S. Payer Perspective; ISPOR, 2022; https://www.ispor.org/heor-resources/presentations-database/presentation/euro2022-3567/122288

5. Novartis press release, Novartis Kymriah receives EC approval as first CAR-T cell therapy for adults with relapsed or refractory follicular lymphoma, May 4, 2022.; https://www.novartis.com/news/media-releases/novartis-kymriah-receives-ec-approval-first-car-t-cell-therapy-adults-relapsed-or-refractory-follicular-lymphoma

6. Miksad, R.A., et al., Small But Mighty: The Use of Real-World Evidence to Inform Precision Medicine, Clin Pharmacol Ther. July 2019; 106(1): 87–90; https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6617709/

7. Flatiron press release, Flatiron Health Real-World Data Support FDA Approval of New Dosing Regimen for Erbitux (cetuximab), July 20, 2021; https://flatiron.com/press/press-release/flatiron-health-real-world-data-support-fda-approval-of-new-dosing-regimen-for-erbitux-cetuximab/

8. FDA press release, FDA approves new use of transplant drug based on real-world evidence (RWE), July 16, 2021; https://www.fda.gov/drugs/news-events-human-drugs/fda-approves-new-use-transplant-drug-based-real-world-evidence

9. Novartis press release, April 6, 2022, FDA approves Novartis Vijoice (albelisib) as first and only treatment for select patients with PIK3CA-Related Overgrowth Spectrum (PROS); https://www.novartis.com/news/media-releases/fda-approves-novartis-vijoice-alpelisib-first-and-only-treatment-select-patients-pik3ca-related-overgrowth-spectrum-pros


O que é RWE - Real World Evidence - Evidências do Mundo Real RWE - Real World Evidence - Os Desafios da Transformação nos Dados de Saúde RWE - Real World Evidence - A Importância das Evidências do Mundo Real

RWE - Real World Evidence - Gerando Insights RWE - Real World Evidence


Aprenda sobre RWE: 
Gerando Valor com o RWE – Real World Evidence

Registrando RWEs – Real World Evidence

A Importância da RWE – Real World Evidence

Gerando valor através de RWE – Real World Evidence

Os Benefícios do RWE – Real World Evidence

RWE - Real World Evidence - 5 Previsões

Por que a Indústria Farmacêutica Voltou sua Atenção para o RWE - Real World Evidence (Evidências do Mundo Real)? 

O que é um DOL - Digital Opinion Leader (Líder de Opinião Digital)?

O que é um DKOL - DKOL - Digital Key Opinion Leader (Líder Chave de Opinião Digital)?

O que é um KOL - Key Opinion Leader (Líder de Opinião)?

O que é um COL - Connected Opinion Leader? 
O que é um POL - Patient Opinion Leader?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião e ponto de vista: