Algo essencial para a Conversão / Fidelização dos Médicos Millennials (HCPs - Health Care, Providers | Practitioners Profissionais da Área da Saúde) é a oferta de serviços, além da exclusiva propaganda dos produtos. Isso realmente precisa ser compreendido, e imediatamente absorvido em nosso Mercado Nacional da Indústria Farmacêutica. E claro não estamos nos referindo a aplicativos para celular ou webinars. A mudança proposta aqui requer um comprometimento maior da indústria brasileira.
Oferecendo Fidelidade do Médico
Uma pesquisa realizada pela EPG Health Media mostrou que 90% dos Médicos entrevistados buscavam, pelo menos uma vez por mês, informações sobre novas ferramentas de diagnóstico.
A Indústria Farmacêutica não é mais apenas um negócio voltado para a comercialização de medicamentos, mas também precisa se adequar à demanda de seus clientes, fornecendo-lhes as ferramentas de que precisam para suas práticas diárias.
Cada vez mais empresas do setor investem em plataformas como o VisualDX, desenvolvido em colaboração com o laboratório farmacêutico Leo Pharma. Esta ferramenta combina uma infinidade de imagens de diferentes doenças e permite que os HCPs - Health Care, Provider | Practitioner (Profissional da Área da Saúde) façam um diagnóstico mais preciso, pois podem acessar diferentes imagens e resultados clínicos para comparar diferentes diagnósticos e encontrar aquele que mais se assemelha ao problema do paciente.
Uma nova geração implica uma mudança de estratégia
Globalmente o objetivo do setor farmacêutico até agora tem sido focar no Médico, e assim criar novas experiências que respondam às suas necessidades e demandas, fornecendo-lhes informações, ferramentas e soluções que ajudem a prestar um serviço diferenciado e de excelência.
Novos Médicos (HCPs) Millennials não exigem mais o mesmo. Por um lado, os pontos de contato com os HCPs Millennials mudaram e, no futuro, isso afetará o papel desempenhado pelos Representantes Médicos neste ambiente cada vez mais mutável. Por outro lado, as Empresas Farmacêuticas terão que se adequar às demandas desses novos HCPs Millennials e atender suas necessidades. Além de oferecer novos medicamentos para combater diversas doenças, a indústria terá que desenvolver serviços e ferramentas que auxiliem os médicos em suas tarefas diárias e aprimorem seus processos.
A corrida para se aproximar desses novos Médicos (HCPs) Millennials já começou e a empresa que entender quais são as novas ferramentas e serviços que estes HCPs demandam, ainda terão condições de ganhar vantagem competitiva.
Quem vai liderar esse espaço dentro da Indústria Farmacêutica?
Estratégia focada em 3 Pilares
As empresas da Indústria Farmacêutica precisam começar a relacionar-se com os novos Médicos (HCPs) Millennials por meio de três eixos principais em torno dos quais gira a Transformação Digital da Indústria Farmacêutica, aprenda sobre elas nesses artigos:
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