O que as Empresas Farmacêuticas devem oferecer aos HCPs - Health Care, Provider | Practitioner (Profissional da Área da Saúde)?
Por meio de quais canais a Indústria Farmacêutica deve se conectar aos Médicos (HCPs) Millennials?
É possível alinhar a comunicação de marketing e vendas numa experiência Omni-Channel centrada no cliente?
- Omni-Channel Marketing - 01 - Comunicação com os Pacientes
- Omni-Channel Marketing - 02 - Além dos Medicamentos - Prestação de Serviços
- Omni-Channel Marketing - 03 - Melhoria no Diagnóstico e Adesão
- Omni-Channel Marketing - 04 - Melhores Práticas de Vendas
- Omni-Channel Marketing - 05 - P&D - Eficiência na Cadeia de Suprimentos
- Omni-Channel Marketing - 06 - Medicamentos e os Dados do Mundo Real
São muitas as perguntas que a Indústria Farmacêutica precisa responder, mas o que é claro é o fato de que a maneira como o setor se relaciona com os profissionais de saúde está mudando sem volta.
Uma prática comum na Indústria Farmacêutica é a de responsabilizar da equipe de vendas pelas visitas aos Médicos na atualização sobre seus produtos. Mas parece que a Revolução Digital pode mudar essas regras do jogo.
Na Espanha, por exemplo, em 2019, 50% de todos os Médicos tinham cerca de 50 anos ou mais (dados dos Serviços Regionais de Saúde). Esse envelhecimento da comunidade médica, aliado à diferença de idade entre os que estão iniciando a carreira e os que já atuam há anos, afeta enormemente os canais de comunicação.
Reflita
Reflita
Será que as mesmas técnicas ainda eficazes para interagir com os Médicos mais experientes, são tão eficazes quando se trata dos Médicos Millennials?
Conclua
Esse novo perfil Médico pertence a uma comunidade 100% digitalizada, que prioriza os dispositivos móveis e é fascinada por Redes Sociais. O nível de digitalização nesta geração abre todo um mundo de possibilidades para a Indústria Farmacêutica, e claro um desconforto para aqueles mais acomodados.
Também em 2019, no Japão, outro estudo sobre a Indústria Farmacêutica realizado pela McKinsey, apontou que 85% dos médicos do país já podiam ser contatados por diferentes canais digitais. Este estudo também demonstrou que, uma vez que o Médico esteja digitalmente vinculado à empresa, o Médico visitado contribui apenas com um aumento de 10% nas vendas. Nesse sentido, o Japão está mudando o paradigma Médico, focando no desenvolvimento de uma estratégia cada vez mais focada no engajamento digital com os Médicos (HCPs) Millennials.
Estratégia focada em 3 Pilares
As empresas da Indústria Farmacêutica precisam começar a relacionar-se com os novos Médicos (HCPs) Millennials por meio de três eixos principais em torno dos quais gira a Transformação Digital da Indústria Farmacêutica, aprenda sobre elas nesses artigos:
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