O SSI - The Social Selling Index (Índice de Venda Social) é uma ferramenta desenvolvida pelo LinkedIn, e mede nossa capacidade no que diz respeito à venda de uma marca ou produto via redes sociais. Ter uma noção do seu SSI lhe permite tornar-se um profissional melhor de marketing e vendas, observando o sucesso que temos com o engajamento.
O SSI é uma ferramenta que mede nossa capacidade no que diz respeito à venda de uma marca ou produto via canais sociais. Ter uma noção do nosso SSI nos permite nos tornar melhores profissionais de marketing e vendedores e observar o sucesso que temos com o engajamento. Quanto melhor for nosso SSI, mais poderemos vender a nós mesmos e aos nossos produtos.
A frase começou a se tornar popular depois que o LinkedIn introduziu seu SSI há vários anos e acabou sendo uma iniciativa interessante para quem tenta impulsionar sua imagem profissional através do próprio site. Em outras palavras, é uma boa ferramenta de marketing para o LinkedIn para deixar as pessoas mais engajadas no site, vendendo-se.
Por ter uma frase específica dedicada às ações e à medição de como essencialmente nos vendemos como profissionais, podemos então ter uma melhor compreensão do que precisamos fazer para melhorar nosso SSI e, portanto, nos tornarmos mais competitivos na esfera profissional digital. Embora este não seja um conceito estritamente relacionado ao LinkedIn, para efeitos desta discussão estaremos nos referindo ao LinkedIn regularmente, uma vez que seja fundamental para a marca pessoal e profissional nos dias de hoje e tem seu próprio fator SSI incorporado.
Quais são algumas as melhores práticas para o SSI e como melhorá-la?
O que é a Venda Social?
Em um sentido geral, a Venda Social refere-se ao uso de Redes Sociais para encontrar e nutrir leads e perspectivas, podendo ser eficaz na esfera B2B ou B2C. Quando falamos de SSI, estamos falando sobre o quão bem uma pessoa demonstra suas habilidades de vendas.
Na esfera da carreira, as vendas digitais e sociais envolvem diversas atividades que normalmente giram em torno da marca pessoal e, para isso, geralmente inclui as mídias sociais como parte do aumento de uma credibilidade. À medida que criamos cada vez mais perfis (e especificamente perfis profissionais via LinkedIn), estamos essencialmente nos vendendo em um nível de profissional pessoal que nunca vimos antes para nos conectarmos com os outros.
Também pode pertencer à prospecção social, o que significa que, entre outras coisas, estamos encontrando maneiras inovadoras de nos conectar com clientes e clientes. Assim, um Vendedor Social inovador poderá, digamos, usar algumas características sociais ou de um determinado grupo demográfico para encontrar clientes de uma maneira que não tenha sido feita antes.
Mas não se trata apenas de conhecer clientes, mas também de aumentar a conscientização da marca. Esta também pode ser sua marca pessoal ou se vendendo como um empreendedor, mesmo quando faz parceria com outras empresas e agências como freelancer.
Para isso, muitos de nós provavelmente já estão praticando Venda Social em algum nível, mesmo de forma sutil ou não oficial através de perfis sociais profissionais como o LinkedIn.
Por que os profissionais de marketing digital devem se preocupar com a venda social?
De acordo com um estudo, quase metade das empresas B2B têm um programa formal de venda e mais estão a caminho. As marcas de hoje precisam se preocupar com a Venda Social porque é a principal maneira que estamos engajando as pessoas. E estando formalmente em "vendas" ou não, qualquer pessoa que esteja uma profissão relacionada ao marketing precisará entender a importância do engajamento e a criação de Lead nurturing (uma estratégia de envios programáticos de e-mail para as leads, com o objetivo de deixá-la mais pronta para fazer negócios com sua empresa.) para ter sucesso.
De acordo com o LinkedIn, 78% das pessoas que estão usando o perfil social para vender estão à frente de seus pares que não o estão usando - então claramente é de grande benefício.
Aqui estão algumas razões:
Colaboração com o NetworkingA construção de relacionamentos em nível de equipe e até mesmo encontrar outros em sua área, como influenciadores, para ajudar a promover sua marca pode ir longe. Isso contrasta fortemente com o marketing tradicional, onde o pitching ou o cold-calling era a norma (mas nunca foram realmente bem recebidos). Com a Venda Social, temos mais oportunidades de identificar e nos envolvermos com novas pistas, alcançar devagar e calorosamente, em vez de atingi-los com um arremesso do nada.
Seu público está prontoO LinkedIn afirma que mais de três quartos de todos os compradores estão prontos para ter uma conversa no espaço B2B e isso se aplica especialmente a influenciadores que já têm um nome forte conectado com seus perfis. Então, basicamente, pelo menos nesta plataforma, você já tem um público embutido que está pronto e disposto a ter uma conversa.
Ficar no topo da competiçãoSe você ainda não está convencido da importância da Venda Social, pode ter certeza de que seus concorrentes estão se movendo nessa direção. E este é particularmente o caso dos Millennials - cerca de 78% dos Millennials estão regularmente usando Vendas Sociais, e a maioria deles afirma que isso é essencial para o alto desempenho.
Branding PessoalA Venda Social é sobre se configurar como profissional, compartilhar conteúdo lá e construir autoridade. Os profissionais do LinkedIn querem se envolver com uma marca forte e pessoas com forte presença, como líderes de pensamento respeitados. Então, se você é um estudante de marketing digital ou novo profissional este é um ótimo lugar para começar a mostrar suas coisas - suas atividades pessoais de branding são exemplos de como você pode vender socialmente.
O que é um SSI - The Social Selling Index (Índice de Venda Social)?Um SSI é uma maneira de medir o quão boas as pessoas são na venda e muitas vezes isso é representado pelo tipo de coisas que eles estão fazendo no LinkedIn -- ou seja: vender-se. Assim, embora se aplique além do marketing pessoal e da marca, o LinkedIn mede-o em relação ao seu networking profissional.Na medida em que seu SSI está realmente lhe dando uma imagem de quão bem você sabe como usar as ferramentas que tem à sua disposição para a construção de relacionamentos, você não pode realmente dar errado em ter este ser um foco central e motivação para ficar à frente da competição.
Estabelecendo e construindo seu SSIAs sugestões abaixo dizem respeito principalmente ao marketing profissional via LinkedIn, mas tenha em mente que esta é uma verdadeira representação de como você é capaz de se comercializar e se engajar, para que possa ser aplicado em diversos contextos de Venda Social.
Crie uma persona profissionalVocê provavelmente sabe o que é uma persona compradora, então se você está no LinkedIn, pode muito bem tentar criar um perfil que diz respeito aos seus colegas, clientes ou empregadores ideais. Você também pode tentar ver-se através do seu próprio perfil, sob a perspectiva dessas pessoas - eles realmente se sentiriam atraídos pelo seu perfil e gostariam de se envolver com você se lhes enviasse uma mensagem rápida? Preste atenção à taxa de conclusão no LinkedIn para ajudar a garantir que preencha seu perfil completamente.Outra coisa a qual deve ficar atento é a quando está em rede, você deve se concentrar em uma oferta de valor específica para os grandes empregadores ou clientes.
Use ferramentas do LinkedInAproveite as ferramentas gratuitas no LinkedIn para saber o quão bem desenvolveu seu perfil, dar e receber endosso profissional e parabenizar conexões. Você também pode compartilhar conteúdo específico do setor através de suas ferramentas de blog e vídeo, bem como no Slideshare, todos os quais são formas extremamente eficazes de construir autoridade em seu setor.
Não automatize (demais)Obviamente, precisamos usar ferramentas de automação para desenvolver e gerenciar listas de e-mails para fins de segmentação se isso é algo que estamos fazendo para outra empresa ou para nós mesmos, mas quando somos muito automatizados não somos pessoais o suficiente. Portanto, não use ferramentas automatizadas ou use bots sociais para todos os seus propósitos sociais. A questão é ser você mesmo e mostrar seu rosto quando puder.
Criar conexões de alta qualidadeNão importa quantos seguidores tem, o que importa mais é a qualidade de suas conexões. As pessoas certas ficarão felizes em levá-lo a maiores oportunidades, seja você como um potencial funcionário ou colega.Uma boa regra é apenas contatar pessoas que sinta que realmente gosta! Pode parecer óbvio, mas às vezes ficamos tão envolvidos no que as pessoas estão fazendo que não paramos para dar uma olhada em como são, é alguém com quem gostaria de tomar café?Os grupos do LinkedIn são uma ótima maneira de avaliar não só quem no seu setor são verdadeiros profissionais, mas as pessoas que são respeitosas e prestativas ao diálogo.
A Venda Social é realmente sobre mostrar o valor de suas perspectivas com base no que eles estarão interessados e vão querer se envolver, e até agora é importante que você se aproxime de pessoas com uma oferta valiosa, não uma "pergunta". Você pode usar o SSI para identificar algo que suas conexões estariam genuinamente interessadas e começar uma conversa a partir daí.
Você é capaz de estabelecer uma forte credibilidade para si mesmo e para os negócios que representa? Pode antecipar as necessidades dos consumidores e clientes e oferecer às pessoas informações genuínas de forma construtiva? Sua pontuação SSI mostra o quão bom é em todas essas coisas, e é uma ótima maneira de ajudá-lo a entender sua capacidade de comercializar e vender a si mesmo.
Ao mesmo tempo, você precisa lembrar que sua pontuação SSI é apenas um indicador - ele não diz tudo sobre você profissionalmente ou pessoalmente. Assim como qualquer outra métrica, você deve usá-lo como barômetro e motivador - não estar muito ligado a ele ou aplicar-lhe algum tipo de significado.
Siga as pessoas para quem estiver vendendo, pois será uma demonstração empoderada de suas habilidades.
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