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A ERA DOL - 2 - Coragem para Adaptar

A ERA DOL - 2 - Coragem para Adaptar
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Estamos vendo um novo tipo de DOL - Digital Opinion Leader emergir. No passado, apenas certas pessoas podiam de fato ser KOL - Key Opinion Leader (Líder de Opinião) e ter voz na comunidade científica. Essa pessoa precisaria das apresentações no pódio, do pedigree da pesquisa, e mais importante, da rede, para ter influência.

Hoje um DOL pode não ter se tornado um verdadeiro KOL pelos padrões clássicos da era pré-digital, mas se tornou devido ao seu domínio da comunicação digital. 


Talvez o DOL atual não faça muita pesquisa por conta própria mas seja capaz de consumir toda a pesquisa que está sendo feita por aí e empacotá-la de uma maneira excelente para ser consumida pelo público em geral. Os DOLs são capazes de editorializar de forma convincente, sendo fiéis aos fatos, com credibilidade.


O que são CROs - Contract Research Organizations?



Quando se trata de envolver DOLs, o primeiro desafio, é descobrí-los. Já com os KOLs, em certo sentido, é mais fácil saber para onde olhar

O que é um DOL - Digital Opinion Leader (Líder de Opinião Digital)?

O que é um DKOL - DKOL - Digital Key Opinion Leader (Líder Chave de Opinião Digital)?

O que é um KOL - Key Opinion Leader (Líder de Opinião)?

O que é um COL - Connected Opinion Leader?
O que é um POL - Patient Opinion Leader?


Descobrir DOLs não é realmente difícil, depois que se começa a envolver e sinalizar seus interesses dentro de uma determinada área, o algoritmo faz o difícil trabalho da descoberta. 

As redes sociais se tornaram tão inteligentes que quase só é preciso dar alguns passos iniciais para que os feeds sejam criados quase que organicamente, e então, os influenciadores DOLs começam a aparecer.

Dentro da Indústria Farmacêutica - sem se envolver muito na autoflagelação - a realidade é que esses princípios básicos estão além de mais pessoas do que gostaríamos de admitir.

Para ser capaz de se envolver com DOLs e influenciar a conversa, é importante investir internamente e construir recursos digitais internamente. Investir em tecnologia e também adicionar pessoal, que tem essa experiência no assunto. 

Além de economias de custo significativas, em comparação com a terceirização, o mais importante recurso de mudança interna nos permite ter uma conversa. Somos capazes de interagir e dinamizar conversas em centavos - em vez de esperar por uma agência.

Espere aí, como estamos fazendo isso de maneira compatível e ética, não podemos nos envolver para conduzir pesquisas ou coletar dados?

Eu poderia imaginar engajar e alavancar essa plataforma para, por exemplo, fazer uma pesquisa e, em seguida, utilizar esses dados em uma apresentação num congresso. Sim podemos ficar animados para o futuro, onde vemos todos os tipos de formas de colaboração que vão além da versão digital das estratégias clássicas KOL como webinars, simpósios e apresentações.

Criar esses recursos e gerar uma cultura digital interna, com equipes focadas no envolvimento KOL, buscando deixá-los confortáveis ​​com o envolvimento dos DOLs, pode ser vista como os passos de um bebê na indústria. 

Há todos os motivos para se esperar que essa tendência se desenvolva ainda mais.

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