Os DOLs - Digital Opinion Leaders (Líderes de Opinião Digital) precisam receber nossa atenção e valem por cada minuto de tempo investido em pesquisa para identificá-los.
SÉRIE: A ERA DOL
Há a questão principal de se criar proteções para esse emergente mundo DOL. Em certo sentido, como a legislação e a governança evoluiram no mundo online é um desafio para todas as indústrias e, de fato, toda a sociedade.
Também serve como um argumento forte para explicar por que a Indústria Farmacêutica precisa de uma voz online mais clara. Percebemos durante todo o COVID-19 o papel crítico que a Indústria Farmacêutica desempenhou, por meio de parceiros, em levar informações essenciais aos pacientes sobre como seu estado de doença pode interagir com o vírus. A Indústria Farmacêutica tem um grande papel potencial a desempenhar como uma voz confiável nas informações de saúde.
À medida que o digital continua a expandir seu alcance e o compartilhamento de conversas sobre informações médicas, podemos ver outras plataformas surgindo junto com os DOLs.
No futuro, a presença de CROs - Contract Research Organizations (Fornecedores Terceirizados de Informações Médicas) aumentará. Isso poderia permitir a colaboração entre setores e o compartilhamento de todas as informações num único lugar, podemos, de certa forma, ser mais eficazes do que gritar individualmente por meio de nossos próprios canais. O HCP - Health Care, Provider | Practitioner (Profissional da Área da Saúde) será inundado com tanta comunicação interna, que pode ser opressor.
O aumento dos CROs poderia permitir a melhor colaboração entre os setores e o compartilhamento de todas as informações em um único lugar, sendo até, de certa forma, mais eficazes do que gritar individualmente através de nossos próprios canais.
Independentemente de como outras plataformas evoluam, sempre haverá uma demanda por verdadeira expertise e, nesse sentido, o papel dos formadores de opinião não deverão mudar no contexto digital. A ciência deve seguir métodos de análise, confrontar fatos, ter cuidado com a editorialização, preconceitos e conclusões preliminares.
O que muda no mundo digital é a capacidade em influenciar de diferentes maneiras. O DOL, estritamente falando, deve ser alguém com credenciais e experiência para comentar.
A capacidade de ser um OL - Opinion Leader - e um influenciador digital ao mesmo tempo é o que o torna um verdadeiro DOL.
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