#BrazilSFE #PPP #PBI #Inflação #CustodeVida #PAridadedeCompra #ProdutoInternoBruto
☕DOE UM CAFÉ
O FMI fornece projeções para o PIB per capita com base na Paridade do Poder de Compra (PPC), oferecendo insights sobre o desempenho econômico de países em todo o mundo. Essas projeções são detalhadas nos relatórios World Economic Outlook (WEO) do FMI, atualizados semestralmente.
O maior PIB per capita (PPC) na Ásia se refere a países onde as pessoas, em média, têm o padrão de vida mais alto quando se considera o quanto podem comprar com sua renda em comparação a outros países da região.
O PIB PPP é uma forma de medir a produção econômica de um país, ajustada para as diferenças entre o Custo de Vida e a Inflação entre os países. Este ajuste permite comparações mais precisas da produção econômica entre diferentes nações.
Luxemburgo é o país mais rico do mundo em PIB per capita, US$ 141 mil em 2025.
Os EUA são o país mais rico (US$ 89 mil), com uma população de mais de 10 milhões.
Serviços bancários offshore e leis fiscais brandas
Luxemburgo (#1), Irlanda (#2), Suíça (#3), Cingapura (#4), Holanda (#11) e Hong Kong (#18) são grandes centros de riqueza offshore ( artigo do FMI com link nas fontes).
Elas têm setores de serviços financeiros robustos , taxas de impostos favoráveis para corporações multinacionais e leis rígidas de privacidade, o que as torna um local popular para empresas sediarem ou transferirem ativos para lá.
Os fluxos financeiros que entram no país aumentam o PIB, mas podem não refletir a produtividade e os padrões de vida reais. Portanto, eles têm uma classificação mais alta no PIB per capita do que potências econômicas mais tradicionais, como a Alemanha.
Nações pequenas e ricas em recursos
Várias pequenas nações ricas em petróleo também estão presentes nesta lista. Muitas delas são Estados do Golfo, como Catar (nº 10), Emirados Árabes Unidos (nº 23) e Arábia Saudita (nº 43), para citar algumas.
Mas a Noruega (#6) na Europa e, mais recentemente, a Guiana (#41) na América do Sul são outros exemplos do mesmo fenômeno.
Fontes de dados
Valores arredondados e em dólares americanos correntes.
https://www.imf.org/external/datamapper/NGDPDPC@WEO/OEMDC/ADVEC/WEOWORLD
https://www.imf.org/en/Publications/fandd/issues/2019/09/the-rise-of-phantom-IED-in-tax-havens-damgaard
https://www.imf.org/en/Publications/fandd/issues/2019/09/tackling-global-tax-havens-shaxon
https://cthi.taxjustice.net/







Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião e ponto de vista: