Inteligência Emocional - Como se Prepara Líderes

Inteligência Emocional - Como se Prepara Líderes



Uma Equipe de Força de Vendas efetiva é composta por Gestores bem preparados emocionalmente. Sua essência na composição envolve o domínio da ​Inteligência Emocional (IE).


Caso tivesse acesso a lista das principais características dos líderes que demonstram maior performance nos times da sua empresa, certamente gostaria que eles demonstrassem as características que comentadas a seguir.

Quando se trata dos líderes das equipes que se destacam dos demais por manterem um excelente grupo produtivo e motivado, as empresas acreditam que a construção pessoal de uma Inteligência Emocional é cerca de 80% a 90% do que os distingue como os melhores líderes.

O primeiro princípio da Inteligência Emocional exige auto-consciência. Sim, um sentimento de certeza das próprias capacidades, com base na compreensão realista de suas próprias forças e limitações. Por exemplo, a confiança pessoal de uma forma ou de outra, muitas vezes apresenta-se nesses modelos.

Ficar calmo sob pressão é outro ingrediente comum do sucesso na liderança. Isso exige auto-gestão, a segunda característica da Inteligência Emocional - a qual se baseia na auto-consciência. Outras competências de auto-gestão comumente vistas incluem adaptabilidade, iniciativa e unidade para alcançar metas.

Nunca vi uma lista de habilidades de um grande líder, que não incluísse a comunicação impactante. E isso requer empatia - o terceiro domínio da Inteligência Emocional. Existem dois tipos específicos de empatia:

Empatia Cognitiva é a compreensão de como os outros pensam sobre o mundo. Depois de conhecer os seus modelos mentais pode colocar no que você tem a dizer em termos que farão mais sentido para os demais.

Empatia Emocional significa que você pode sentir imediatamente como a outra pessoa se sente. Isto significa que pode ajustar o que diz para que tenha um impacto positivo. 

Estes dois tipos de empatia são essenciais para o relacionamento e química com outra pessoa. Nós os usamos em todos os nossos relacionamentos.

E apesar de tudo isso, num mundo onde as corporações e os seus modelos de processos estão permeados pela alta pressão, com reuniões contínuas e o constante recebimento de mensagens através de e-mails, SMSs e What´s Ups, muitos líderes dão pouca atenção àqueles a sua frente. 

Quando os líderes são avaliados por outras pessoas que os conhecem bem sobre as competências necessárias pelo seu alto desempenho, a baixa audição, muitas vezes, mostra-se com clareza. Felizmente todas essas competências podem ser melhoradas com a prática - que deve ser avaliada regularmente, assim o líder pode controlar a forma como melhora.

Em seguida, há as habilidades de relacionamento. Competências comuns para um excelente desempenho, que incluem o trabalho em equipe e a colaboração, estes influenciam e ajudam os outros a construir as suas capacidades de liderança .

O design do nosso cérebro faz com que o nosso estado emocional determine a nossa eficiência cognitiva, mesmo daqueles indiretamente dependentes da Inteligência Emocional.





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