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O que é um KOL - Key Opinion Leader?

O que é um KOL - Key Opinion Leader?
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Os KOLs - Key Opinion Leader (Líder de Opinião) são médicos que influenciam expressivamente a prática médica dos seus pares, incluindo, mas não limitando, a sugestão de prescrição e comportamento.


 Artigos sobre KOLs: 


As empresas farmacêuticas geralmente envolvem os líderes de opinião no início do processo de desenvolvimento de medicamentos para proporcionar atividade a propagação, bem como os feedbacks chaves para marketing.


Muitas vezes os KOLs são escolhidos mais por seus hábitos de prescrição elevados do que por seu conhecimento ou outro atributo que lhes permitam influenciar seus pares. Os médicos estão mais interessados ​​em líderes verdadeiros que têm credenciais, como acadêmico e / ou ensaios clínicos realizados. 


As empresas farmacêuticas contratam KOLs quais consultores, para dar palestras, realizar ensaios clínicos, e, ocasionalmente, fazer apresentações em seu nome em reuniões regulamentares ou audiências.


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