Propósito

✔ Brazil SFE® Pharma Produtivity, Effectiveness, CRM, BI, SFE, ♕Data Science Enthusiast, ✰BI, Big Data & Analytics, ✰Market Intelligence, ♕Sales Force Effectiveness, Vendas, Consultores, Comportamento, etc... Aqui é um lugar onde executivos e profissionais da Indústria Farmacêutica atualizam-se, compartilham aspectos, experiências, aplicabilidades e contribuem com artigos e perspectivas, ideias e tendências. Todos os artigos e séries são desenvolvidos por profissionais da indústria. Este Blog faz parte integrante do grupo AL Bernardes®.

OFF TOPIC | As 12 Poses de um Mentiroso - Restringir os movimentos de mãos e braços

OFF TOPIC | As 12 Poses de um Mentiroso - Restringir os movimentos de mãos e braços

É comum que as pessoas que faltem com a verdade diminuam muito sua gesticulação. “As mãos ficam grudadas às pernas, nos bolsos, colocadas para trás”, escreve o especialista. “Os movimentos são escassos e controlados".

AS 12 POSES DE UM MENTIROSO:

OFF TOPIC | As 12 Poses de um Mentiroso - Tapar a Boca
OFF TOPIC | As 12 Poses de um Mentiroso - Olhar para cima e para a direita

OFF TOPIC | As 12 Poses de um Mentiroso - Comprimir os lábios

OFF TOPIC | As 12 Poses de um Mentiroso - Restringir os movimentos de mãos e braços

OFF TOPIC | As 12 Poses de um Mentiroso - Movimentos Rígidos e Repetitivos

OFF TOPIC | As 12 Poses de um Mentiroso - Tocar muitas vezes o próprio corpo

OFF TOPIC | As 12 Poses de um Mentiroso - Encolher apenas um dos ombros

OFF TOPIC | Encolher a Cabeça - As 10 Poses de um Mentiroso

OFF TOPIC | Mostrar Microrrugas na Testa - As 10 Poses de um Mentiroso

OFF TOPIC | As 12 Poses de um Mentiroso - Evitar Contato Visual

OFF TOPIC | Tentar se Afastar do Interlocutor - As 10 Poses de um Mentiroso

OFF TOPIC | Pinóquio - As 10 Poses de um Mentiroso

OFF TOPIC | As 12 Poses de um Mentiroso - Pinóquio


As pistas que mais facilmente podem ser suprimidas quando mentimos são os gestos. Existem alguns tipos de gestos que merecem atenção:

1) Emblemas são sinais gestuais que, dentro de uma cultura, possuem um significado preciso, sendo usados em lugar de uma palavra ou quando não se pode falar. Os emblemas aparecem cortados e/ou incompletos quando a pessoa mente, surgindo, geralmente, fora da região de apresentação (entre pescoço e quadris).  Como exemplos de emblemas, na cultura ocidental, temos o levantar os ombros em sinal de interrogação ou incerteza e o balançar a cabeça em sinal de “sim” ou “não”. Pessoas mentindo levantam sutilmente um dos ombros antes de responder a algumas perguntas, promovendo, desta forma, um sinal de mentira (Ekman,1985). Em resumo, pode-se dizer que os sinais emblemáticos aparecem, deixando escapar informações ocultas, fora da região de apresentação, quando mentimos.

2) Ilustradores são gestos diretamente ligados à fala. Os ilustradores servem apenas para enfatizar ou ilustrar o discurso.Os estudos sobre mentira indicam que há uma tendência das pessoas usarem menos ilustradores quando falseiam uma informação. Na mentira, os ilustradores aparecem fora de sincronia com o discurso. Por exemplo, ao enumerarmos tópicos ilustrando com os dedos (um, dois, três, quatro, etc) estes aparecem atrasados em relação à contagem verbal.

3) Manipuladores ou Adaptadores: Os manipuladores ou adaptadores são gestos que não estão diretamente relacionados à fala. Caracterizam-se como movimentos de auto-manipulação, como coçar o nariz, passar a mão no cabelo, esfregar o queixo, etc. A freqüência de manipuladores aumenta quando a pessoa está tensa e ansiosa (não necessariamente quando está mentindo). Entretanto, como muitas pessoas sentem-se tensas e ansiosas quando estão mentindo, estes gestos podem aparecer nestas ocasiões, em função de um maior “desconforto psicológico”.
O motivo para essa paralisia é inconsciente: sem saber, a pessoa acredita que, quanto mais imóvel estiver, mais facilmente passará despercebida do olhar atento do seu interlocutor. Ela também tenta reduzir sua linguagem corporal para não deixar que seus gestos acabem por contradizer sua fala.

Comente e compartilhe este artigo!

brazilsalesforceeffectiveness@gmail.com
Instagram LinkedIn Reddit YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião e ponto de vista: