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Em apenas poucos anos, a Indústria Farmacêutica reduziu a presença física de dezenas de milhares de Reps de Vendas.
Todos sabemos as razões: Pandemia, Tempo de aprovação da ANVISA, portas fechadas em consultórios médicos para receber os Reps, a pressão pela expiração de patentes, o aumento da concorrência global e uma recessão econômica grave, estão levando as empresas a reduzir o tamanho de suas Forças de Vendas.
Contudo, as demissões são apenas parte da resposta coletiva da Indústria Farmacêutica para a crise. As grandes empresas farmacêuticas também estão sabiamente repensando velhos hábitos operacionais e gastos em favor de recursos e estratégias mais eficientes.
Os Reps-do-Futuro não desfrutarão mais de orçamentos sem fundo ou sacos cheios de brindes de marcas caras. As equipes de marketing a muito tempo não têm carta branca para publicidade e demais promoções. Os Reps-do-Futuro terão de encontrar novas maneiras criativas de conectar-se a seus HCPs - Health Care, Provider | Practitioner (Profissional da Área da Saúde), que têm coletivamente fechado as portas para os Reps Farmacêuticos.
As empresas farmacêuticas gastaram excessivamente no passado, porque podiam. Mas não podem mais se dar ao luxo de seguir velhas práticas. Sim, existe muito escrutínio interno dos orçamentos e controle externo dos gastos promocionais pela imprensa, políticos, reguladores estaduais, partes interessadas e os consumidores.
Índice
1 - Ao olhar para o futuro. . .
2 - Então, o que fazer com o Rep-do-Futuro?
3 - Integração é preciso
4 - Uma grande oportunidade
5 - Aprendamos a lição
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