Como a emoção e a cor influenciam a relação entre marcas e consumidores?
A relação entre cor e emoção é inegável. Ela influencia a linguagem – usamos "amarelar" como sinônimo de covardia e descrevemos pessoas como "roxas de raiva" – e a mídia, como visto nos personagens do filme da Disney Pixar, "Divertida Mente". Um espectro infinito de tons pode efetivamente transmitir a complexidade dos sentimentos humanos, e a chegada das cores-chave O/I 27/28 sinaliza um novo olhar sobre essa conexão.
O O/I 27/28 é uma forma abreviada de especificar tons de cor de cabelo em sistemas de coloração profissional — especialmente em marcas europeias como Wella, Schwarzkopf, Keune, L’Oréal, entre outras (a depender do catálogo).
A estrutura funciona assim:
O = Oxidante (ou Oxi), isto é, a água oxigenada/peróxido usada na mistura.
I = Intensidade ou Índice da cor, variando conforme o fabricante.
27/28 = números do tom ou reflexo, normalmente representando variações dentro da mesma família de cor. A numeração exata varia por fabricante, mas a lógica é essa: são cores próximas e com reflexos semelhantes.
A nova previsão de cores para 2026 vai além da estética para servir a um propósito maior. À medida que continuamos a viver em meio à imprevisibilidade e à incerteza, vemos a emoção e o sentimento do consumidor desempenharem um papel vital na seleção de cores do O/I 27/28. Cada cor-chave forma a base para uma mensagem de cor impactante, transmitindo desde sentimentos de liberdade e expressão até confiança e aterramento.
Então, como a relação entre emoção e cor influencia a conexão entre marcas e consumidores?
A tomada de decisão com cor e emoção
Fatores emocionais impulsionam 70% do comportamento do consumidor (Gallup). De acordo com o Institute for Color Research, 70-90% do julgamento subconsciente é feito em poucos segundos com base na cor. Isso indica que a cor é uma das formas mais rápidas de um ser humano processar informações, agindo como um atalho para a tomada de decisão.
À medida que as pessoas se tornam cada vez mais sintonizadas com suas necessidades emocionais durante a jornada de compra, elas buscarão produtos que tranquilizem, inspirem e empoderem. Quando a cor de um produto dialoga com esses sentimentos, temos um alinhamento entre marca e consumidor.
Das tendências aos pontos de contato
As marcas muitas vezes limitam a importância das paletas de cores ao design do produto e da embalagem. No entanto, o uso estratégico de cores em todos os pontos de contato pode ajudar a criar uma experiência de marca coesa. Seja em campanhas ou no storytelling digital, a cor pode embasar uma narrativa e construir reconhecimento.
Os ambientes de varejo são outro canal eficaz para a comunicação de cores, servindo como uma oportunidade para fomentar a lealdade à marca. Por exemplo, a Cor-Chave do O/I 27/28, Peaceful Lilac (código Coloro: 135-78-11), adiciona um pico de energia ou uma calma restauradora ao dia a dia dos consumidores. Usar essa cor em uma loja pop-up pode estimular a reação desejada, elevando a experiência de compra dos consumidores e aprofundando seu relacionamento com a marca.
Peaceful Lilac é uma cor-chave para o Outono/Inverno 2027/28, codificada pela Coloro. Essa tonalidade suave e pastéis de lilás evoca sentimentos de serenidade, conforto, bem-estar, frescura, modernidade e elegância. É parte de uma paleta de cores que explora conexões emocionais e equilíbrio através de polaridades, permitindo combinações inesperadas e impactantes.
Características Principais do Peaceful Lilac
Psicologia da Cor: Associada a sentimentos de calma e serenidade
Aplicações de Design: Adequado para moda, beleza e design de produtos
Combinações de Cores: Pode ser combinado com outras cores-chave como Azul Luminoso, Terra Queimada, Milho e Verde
Profundo para looks contrastantes
De acordo com a WGSN e a Coloro, o Peaceful Lilac é uma das cinco cores estratégicas que guiam as coleções para o Outono/Inverno 27/28, junto com:
Azul Luminoso (125-28-38): Representando interconexão e ponte entre passado, presente e futuro.
Terra Queimada (013-30-24): Uma tonalidade sofisticada e terrosa aplicável a roupas e acessórios aconchegantes.
Milho (036-65-23): Uma tonalidade vibrante e otimista de amarelo-laranja para acentos enérgicos.
Verde Profundo (082-30-14): Uma alternativa luxuosa e verde-escura ao preto.
Essas cores visam criar um senso de consolo e restauração, ressoando com as necessidades emocionais dos consumidores.
Como as marcas podem causar impacto por meio das cores
E o que as marcas podem fazer com essa informação?
O primeiro passo é repensar sua abordagem em relação às cores, reconhecendo-as como uma poderosa ferramenta de reconhecimento e não apenas como uma escolha estética. “A cor é uma das ferramentas mais poderosas no kit de ferramentas de um designer. Ela pode chamar a atenção, criar uma atmosfera e influenciar as emoções, percepções e ações de um usuário.” (Adobe).
Em seguida, as marcas podem selecionar estrategicamente as cores que causam o impacto emocional desejado nos consumidores para melhorar o reconhecimento da marca, ao mesmo tempo em que alinham sua paleta sazonal com seu branding.
Por fim, é necessário usar as cores para criar um diálogo entre marca e consumidor. Em um cenário definido pela incerteza, as marcas que conseguirem entender as emoções do consumidor terão sucesso garantido.
Sim, nós sabemos, nós sabemos, nós sabemos…
Ver essa mensagem é irritante. Sabemos disso. (Imagine como é escrevê-la...). Mas também é extremamente importante. Um dos maiores trunfos do ✔ Brazil SFE® é seu modelo parcialmente financiado pelos leitores.
1. O financiamento dos leitores significa que podemos cobrir o que quisermos. Não sujeitos a caprichos de um proprietário bilionário. Ninguém pode nos dizer o que não dizer ou o que não reportar.
2. O financiamento dos leitores significa que não precisamos correr atrás de cliques e tráfego. Não buscamos desesperadamente a sua atenção por si só: buscamos as histórias que nossa equipe editorial considera importantes e que merecem o seu tempo.
3. O financiamento dos leitores significa que podemos manter nosso blog aberto, permitindo que o maior número possível de pessoas leia artigos de qualidade do mundo todo.
O apoio de leitores como você torna tudo isso possível. No momento, apenas 2,4% dos nossos leitores regulares ajudam a financiar nosso trabalho. Se você quer ajudar a proteger nossa independência editorial, considere juntar-se a nós hoje mesmo.
Valorizamos qualquer quantia que possa nos dar, mas apoiar mensalmente é o que causa maior impacto, permitindo um investimento maior em nosso trabalho mais crucial e destemido, assim esperamos que considere apoiar-nos. Obrigado!
👉 Siga André Bernardes no Linkedin. Clique aqui e contate-me via What's App.







Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião e ponto de vista: