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Como o Marketing Digital Farmacêutico Apoia a Força de Vendas Farmacêutica

Como o Marketing Digital Farmacêutico Apoia a Força de Vendas Farmacêutica

Os profissionais de marketing, muitas vezes perguntam-se (ou pelo menos deveriam), como podem entregar as melhores informações sobre seus Produtos para os Clientes, mantendo a integridade na comunicação de marketing, sem que ocorram quaisquer diluições nessas mensagens.

Em uma era de sobrecarga de informação, onde a alfabetização digital é alta (ou deveria ser), a qual aumenta o tempo todo, esse desafio pode parecer minúsculo, mas quando vamos um pouco mais fundo e analisamos mais detalhadamente, não é tão fácil quanto parece. Além disso, no âmbito do Marketing Farmacêutico, onde os Representantes de Vendas continuam sendo um meio importante, a tarefa se torna ainda mais assustadora.

Como uma estratégia adaptativa, abraçar a mídia digital e utilizá-la em nosso benefício é a principal mudança que todos temos que aceitar.

O que segue são sugestões, não regras, sobre como fazer essa bola rolar.

“Os médicos enfrentam uma 'crise de tempo' onde comunicações concisas sempre ajudam”

Qual é a utilidade do Marketing Digital Farmacêutico?

Hoje, todos têm menos tempo e querem mais de cada segundo que gastam em busca de informações, mas o Marketing Digital Farmacêutico pode eliminar o ruído?

Algo que sempre esquecemos:
Os clientes não estão procurando seus produtos. Estão em busca de soluções para seus problemas e desafios.

Se pensarmos que os Clientes nos encontrarão em qualquer ponto do tempo, estamos errados. Ao contrário, quais profissionais de Marketing Farmacêutico, precisamos apresentar nossas soluções em plataformas nas quais os clientes provavelmente estarão procurando por ele. Em poucas palavras, se quiser colocar seu Produto em exibição, esteja presente onde os Clientes estiverem e não onde a mídia provavelmente estará.

Quais ferramentas de Marketing Digital Farmacêutico ajudam a Força de Vendas?

valor real vem apenas daquelas ferramentas que realmente podem ajudar um Representante de Vendas. Existem muitas ferramentas de Marketing Digital disponíveis para a Indústria Farmacêutica.


Digamos, por exemplo, que tenha que dirigir-se a um Oncologista KOL, querendo informá-lo sobre um ensaio clínico publicado recentemente, geralmente suas opções são:

  • Enviar uma cópia digital do artigo, o que não é desejável, pois é tão bom quanto um e-mail frio;


  • Marcar uma consulta para discutir o artigo (bom, mas com quantos Médicos faria isso e como seria o acompanhamento e em que grau?);


  • Criar um material impresso, personalizado para o assunto. Mas quem tem tempo para passar por isso? Será que o Representante de Vendas conseguirá fixar a Marca, entregando a mensagem e o valor? É questionável não?


  • Criar um microsite. Sim, mas como obter um tráfego relevante para ele? Lembre-se de que os Clientes não pesquisarão seu microsite e tão pouco estão cientes da existência deles;


  • Desenvolver meios de comunicação que conduzam o cliente através do fluxo de comunicação, criando vídeos específicos para consultas específicas, os quais os clientes possam obter e compartilhá-los periodicamente. É, isso eu garantiria que existisse!


Há uma crença na propaganda de que são necessárias quatro exposições antes que uma comunicação seja registrada na mente do cliente. Além disso, para tornar a mensagem agradável e lembrada, a comunicação deve ser relevante e de alta qualidade. Uma comunicação peer-reviewed adiciona mais sabor a toda a interação e aumenta suas chances de ressonância com o público-alvo.


Como usar o Marketing Digital Farmacêutico ainda no consultório

Um desafio frequente para o Representante de Vendas é a forma de tornar as suas vendas interessantes e informativas, de modo a proporcionar valor ao Médico, reforçando o seu conhecimento e, assim, a sua prática.

É preciso lembrar que os Representante de Vendas serão, muitas vezes, uma fonte vital de informações sobre novos produtos e terapias para o Médico, e que informações científicas bem apresentadas aumentam essas interações.

  • Um pequeno vídeo de 120 segundos de um desafio Médico que a comunidade médica respeita, juntamente com a sua solução e uma explicação do porquê de funcionar, pode ser mais eficaz do que um artigo descritivo elaborando todo o processo.

Bons Representantes de Vendas em empresas de renome não apenas vestem a camisa, mas carregam sua própria reputação e credibilidade, e quando o Marketing Digital Farmacêutico é usado para melhorar o efeito, aumenta a eficácia das visitas médicas que fazem.

O tempo hoje é um recurso escasso no mundo da medicina, quando um Médico é capaz de oferecer algum tempo, cabe-nos garantir que nossas interações lhe proporcionem uma experiência valiosa.

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