Propósito

✔ Brazil SFE® Pharma Produtivity, Effectiveness, CRM, BI, SFE, ♕Data Science Enthusiast, ✰BI, Big Data & Analytics, ✰Market Intelligence, ♕Sales Force Effectiveness, Vendas, Consultores, Comportamento, etc... Aqui é um lugar onde executivos e profissionais da Indústria Farmacêutica atualizam-se, compartilham aspectos, experiências, aplicabilidades e contribuem com artigos e perspectivas, ideias e tendências. Todos os artigos e séries são desenvolvidos por profissionais da indústria. Este Blog faz parte integrante do grupo AL Bernardes®.

MSLs e DOLs - Estamos Realmente Preparados?

MSLs e DOLs - Estamos Realmente Preparados?

#Linkedin #Telegram #RedesSociais #Tweeter #MSL #DOL #KOL #Tweetorials #Facebook

Um dos pilares da posição do MSL - Medical Science Liaisoné estabelecer um bom engajamento científico com os KOLs - Key Opinion Leader (Líder de Opinião).

O que é um MSL - Medical Science Liaison?

Existem diferentes maneiras de definir um KOL, e uma definição concisa seria: Um HCP cujas ideias e comportamento servem de modelo para os outros.


Devido à incursão de novas tecnologias e aplicativos digitais ( Facebook, Tweeter, tweetorials, conjuntos de hastags, Linkedin, Telegram, etc. ) em nosso dia a dia e certamente dentro da comunidade médica, alguns ouviram sussurros, á por alguns anos, da nova expressão de grande alcance: DOLs - Digital Opinion Leader (Líder de Opinião Digital).


DOLs são definidos por alguns como membros influentes duma comunidade online a quem outros recorrem para obter conselhos, opiniões e informações, outros o definem como as vozes que influenciam os profissionais de saúde através das mídias sociais. Resumindo, seriam os Indivíduos cujas ideias e comportamentos servem de modelo para outros através das Redes Sociais.


O impacto de um DOL pode ser medido através de três características:


Influência: Quantos seguidores eles têm

Ressonância: Com que frequência seu conteúdo é compartilhado

Relevância: Quão relevante é seu conteúdo para um objetivo específico


Uma vez que já tenhamos recapitulado quem são os DOLs, devemos entender que existem diferentes tipos: um KOL - Key Opinion Leader (Líder de Opinião) com presença nas mídias sociais, um influenciador (KOL não tradicional) que atua nas mídias sociais, um Health Blogger ou talvez até um grupo de defesa que tweets notícias de tendências. Sem dúvida existem outros tipos a serem descobertos.

Afaste-se dos KOLs, há Novos Influenciadores na cidade. Conheça os DOLs - Líderes de Opinião Digital - que Assumiram o Controle ONLINE

Como Envolver-se com DOLs - Líderes de Opinião Digital

Identificando e Engajando DOLs - Líderes de Opinião Digital

Dicas de Gerenciamento de Segmentação | Os 3 Principais Critérios para Identificar DOLs - Líderes de Opinião Digital

Principais DOLs - Líderes de Opinião Digital - Quem são eles?

Como muitos imaginariam, DOLs e KOLs existem atualmente em mundos drasticamente diferentes, onde há pouca sobreposição.


A aparição e o papel desses novos protagonistas em nosso campo levantam algumas questões sérias que devemos considerar para o desenvolvimento futuro.


Que perguntas podem vir à mente de uma MSL ?


· Quantos dos meus KOLs estão online?

· Quantos deles podem ser considerados DOLs?

· Atualmente posso estar ciente de tudo o que dizem, mas consigo continuar assim no futuro?

· Como posso medir a influência, ressonância e relevância dos meus DOLs?

· Teremos que rastrear os DOLs sozinhos ou teremos ferramentas melhores no futuro para nos ajudar?

· À medida que a atividade dos DOLs cresce, seremos capazes de corresponder?


Enquanto contempla essas questões, desenvolva um profundo conhecimento das fontes de dados digitais, juntamente com um conhecimento sólido e embasado cientificamente das áreas terapêuticas e regulamentações farmacêuticas.


Sim, por isso é importante perguntar-se: Até onde estamos realmente preparados?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião e ponto de vista: