#MSLJourney #InovaçãoemSaúde #DesafiosMSLC #VidaMSL #MSLJourney #InovaçãoemSaúde #DesafiosMSLC #MSL
Embarcar na jornada do MSL - Medical Science Liaison - é uma aventura muito agradável, mas vem com seu próprio conjunto de desafios. Abaixo, uma amostra dos principais “fatores críticos” que moldam o cenário da nossa função (no meu ponto de vista):
Títulos de e-Books sobre o tema:
Ciência em constante evolução: Navegar na constante evolução dos avanços científicos é como perseguir um alvo em movimento, especialmente sabendo que nosso movimento entre diferentes áreas terapêuticas é sempre iminente. Manter-se atualizado com as últimas pesquisas, ensaios clínicos e avanços terapêuticos requer comprometimento contínuo com o aprendizado. Nesse sentido, um dos desafios é reservar tempo para nos atualizarmos constantemente - e ter isso como uma cultura de vida (MSL).
Leia mais artigos sobre MSL:
- Desconstruindo a excelência em MSL: a Sinergia de KPIs, Software e Treinamento
- O MSL Como Um Ativo Estratégico De Assuntos Médicos - Como Os Kpis Qualitativos Revelam Seu Verdadeiro Potencial
- Desenvolvendo Futuros Líderes MSL: Estratégias para Mentoria e Qualificação
- MSL | Sobreviva ao seu primeiro ano!
- MSL | Uma Visão Geral dos Principais Desafios
- MSLs vs Representantes de Vendas Farmacêuticas
Construindo Credibilidade: Não basta estar cientificamente atualizado para ganhar credibilidade entre nossos clientes. É preciso sutileza, persistência e comunicação proposital. Os MSLs precisam comunicar efetivamente informações científicas complexas, adaptando-as a públicos diversos (profissionais de saúde, líderes de opinião (KOLs) ou stakeholders internos). Além disso, a credibilidade também está relacionada à integridade, responsabilidade e conexão pessoal. Construir credibilidade é desafiador, mas mantê-la é ainda mais difícil."
Networking estratégico: construir e manter relacionamentos com KOLs é uma dança virtuosa. Mas os KOLs não são os únicos atores-chave na evolução constante do sistema de saúde. Desenvolver conexões autênticas e personalizadas de acordo com o perfil e as necessidades do ator é crucial, mas requer tempo, persistência e interesse genuíno. O networking é, no mínimo, composto de várias vias de mão dupla. Ter sempre em mente que as partes interessadas também têm suas necessidades - e querem atendê-las - é obrigatório!
Integridade, ética e conformidade: O sistema de saúde é altamente regulado justamente porque envolve a saúde e a vida das pessoas. E a indústria farmacêutica, como participante desse sistema, não fica de fora. Um MSL, antes mesmo de estudar os fundamentos da doença/produto em que vai trabalhar, precisa se comportar sabiamente ou descrever o que fazer (ou não) com base nas regras, leis, políticas, etc. Em caso de qualquer pergunta/dúvida ou se algo não fizer sentido, não tenha medo! Basta parar e perguntar às pessoas certas antes de agir. Simples assim. E incentive essa atitude entre seus colegas!
Colaboração interfuncional: Nem tudo é KOL ou stakeholder externo. MSLs interagem com várias áreas dentro da empresa, especialmente considerando que trazer insights do campo é tão importante quanto trazer mensagens científicas para o campo (alinhadas com a estratégia). Em outras palavras, nossas habilidades de comunicação e networking também são essenciais para fazer as engrenagens internas funcionarem.
Há muitos outros desafios que “viajam” com os MSLs em sua jornada. Resumir apenas algumas delas neste pequeno artigo é um exemplo. E você, o que acha que está faltando aqui?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião e ponto de vista: