1. Sentindo-se sobrecarregado. Há tanto para aprender!
- Conhecer o produto de cabo a rabo, incluindo conhecimento de quaisquer estudos clínicos atuais para se tornar cientificamente fluente em sua área terapêutica e produto(s) específicos.
- Entender o cenário terapêutico e competitivo, juntamente com as novas informações que estão evoluindo.
- Várias tecnologias (por exemplo, CRM, Despesas, Viagens, Outlook, Reuniões virtuais, etc.), processos e sistemas que precisam ser aprendidos. Aprender a navegar internamente e entender as normas culturais da empresa e da equipe. . . E ainda não inclui gerenciamento de território real!
2. O trabalho não vem até você. Você tem que PEGAR O TRABALHO E FAZÊ-LO ACONTECER.
O maior eufemismo e equívoco dessa função é que clínicos e KOLs estão apenas esperando para serem educados, que eles estão sempre interessados em falar com a indústria e que estão dispostos a lhe dar tempo e dia para falar. Ou talvez que seu empregador vá apenas lhe dar uma lista, e é só uma questão de ligar, marcar esses compromissos e fazer uma apresentação.
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Pense novamente! Os MSL - Medical Science Liaison - precisam se envolver e fazer com que se interessem. Clínicos e KOLs são profissionais muito ocupados. Existem restrições institucionais e requisitos de conformidade que você precisa entender, gerenciar e superar. Se você está entrando em contato com eles, é provável que outras empresas também estejam entrando em contato. A menos que você tenha algo valioso a oferecer, essa oportunidade de se encontrar com eles não se abrirá, muito menos desenvolverá um relacionamento.
Para qualquer MSL que esteja começando, esse é um dos maiores fatores de estresse e frustração.
"Como faço para que os clínicos ou KOLs respondam aos meus e-mails/solicitações? Como começo a construir relacionamentos se nem consigo falar com eles? Enviei >100 e-mails e nada." ou "Já os vi uma vez antes, mas agora eles não querem se encontrar novamente porque estão muito ocupados e/ou parecem já saber sobre nossos dados e produtos."
Esta é a maior verificação da realidade para muitos MSLs. 80% do trabalho é ENGAJAR E MANTER ESSES RELACIONAMENTOS. Esta é de longe a maior mudança de mentalidade ao passar de uma função clínica/científica para um MSL. É aqui que a criatividade, as habilidades sociais, a comunicação, a perspicácia científica e empresarial e a resolução de problemas entram em jogo. Os MSLs precisam garantir que podem efetivamente se comunicar e se envolver para aquelas 2ª, 3ª, 4ª reuniões e atender às métricas de desempenho definidas pelo departamento. Seu gerente e equipe estão lá para apoiá-lo, mas no final, é para isso que você foi contratado e seus relacionamentos para promover.
3. Engajamento KOL: Como estabelecer credibilidade e conduzir conversas?
Como você pode navegar com confiança nessas conversas quando estiver falando com líderes de opinião e especialistas médicos? Esta é uma das razões pelas quais parte da entrevista MSL quase sempre requer envolvimento científico ou uma apresentação seguida de perguntas e respostas ou discussão. Não é tanto saber tudo, mas sim saber como efetivamente ter essas conversas das quais você pode não necessariamente ter um entendimento completo e obter insights quanto à relevância delas para seu KOL e sua empresa. Tudo feito, é claro, com confiança para estabelecer credibilidade e confiança.
Aqui estão 5 estratégias para ajudar a controlar esse nervosismo:
- Entenda quais são as expectativas para seu progresso em 3, 6 e 12 meses.
- Administre seu tempo com sabedoria e mantenha-se organizado.
- Não deixe de reservar tempo para aprendizado terapêutico e networking interno.
- Sempre reserve tempo suficiente para se preparar para cada compromisso.
3. Saiba quais recursos já estão disponíveis para ajudá-lo no campo.
- Quem já está envolvido na sua empresa (por exemplo, PIs, membros do conselho de administração, estudos clínicos, palestrantes, etc.)
- Entenda os próximos lançamentos de dados, estudos em andamento, perguntas frequentes sobre o(s) produto(s)
- Faça networking internamente, principalmente com outras equipes de campo na sua região. Você pode aprender muito com elas!
4. Entenda a estratégia médica.
- Esta é sua bússola para seus compromissos no campo.
- Entenda a proposta de valor do produto em relação às opções terapêuticas disponíveis e os dados que a respaldam.
- Isso ajudará você, então concentre-se e estude!
5. Seja seu próprio defensor.
- Seja pro ativo.
- Seja persistente.
- Continue aprendendo.
- Peça ajuda se necessário.
Não importa se você é novo na função ou está buscando aprimorar sua abordagem, esses insights ajudarão você a se preparar melhor para a função.
Abrace a mudança de mentalidade e aproveite a oportunidade de se tornar um mestre comunicador e construtor de relacionamentos. Boa jornada como MSL!
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