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Principais Atividades dos MSLs na Indústria Farmacêutica

Principais Atividades dos MSLs na Indústria Farmacêutica


De acordo com a pesquisa MSL global conduzida pela MSL Society citada em nosso blog ✔ Brazil SFE®, a principal atividade que ocupa o tempo dos MSLs (Medical Science Liaisons) é a gestão de KOLs - Key Opinion Leader (Líder de Opinião).


 Série Os 7 Principais Canais de Marketing Farmacêutico 

Os 7 Principais Canais de Marketing Farmacêutico | 3. Marketing de Conteúdo Os 7 Principais Canais de Marketing Farmacêutico | 2. E-mail Marketing Os 7 Principais Canais de Marketing Farmacêutico | 1. Publicidade Digital


Os 7 Principais Canais de Marketing Farmacêutico | 6. Marketing de Eventos e Conferências Os 7 Principais Canais de Marketing Farmacêutico | 5. Otimização de Mecanismos de Pesquisa (SEO) Os 7 Principais Canais de Marketing Farmacêutico | 4. Marketing em Mídias Sociais

Os 7 Principais Canais de Marketing Farmacêutico | 7. Marketing de Influência


Além da gestão de KOLs, as outras duas atividades que mais demandam tempo dos MSLs - Medical Science Liaison  são:


  • KOL education: Compartilhar informações científicas e atualizações sobre os produtos da empresa com os KOLs.

  • Gerenciamento de Investigator Initiated Study: Auxiliar na condução de estudos de pesquisa iniciados por investigadores, que são frequentemente KOLs.

Essas três atividades, juntas, ocupam mais da metade do tempo de trabalho dos MSLs.


Vale ressaltar que o contato pessoal com os KOLs ainda é considerado crucial, mesmo com o avanço dos canais digitais. As visitas presenciais são uma das poucas maneiras de construir um relacionamento sólido e duradouro com esses líderes de opinião.


 Série Consultores, Propagandistas e Representantes 

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