De acordo com a pesquisa MSL global conduzida pela MSL Society citada em nosso blog ✔ Brazil SFE®, a principal atividade que ocupa o tempo dos MSLs (Medical Science Liaisons) é a gestão de KOLs - Key Opinion Leader (Líder de Opinião).
Série Os 7 Principais Canais de Marketing Farmacêutico
Além da gestão de KOLs, as outras duas atividades que mais demandam tempo dos MSLs - Medical Science Liaison são:
- KOL education: Compartilhar informações científicas e atualizações sobre os produtos da empresa com os KOLs.
- Gerenciamento de Investigator Initiated Study: Auxiliar na condução de estudos de pesquisa iniciados por investigadores, que são frequentemente KOLs.
Essas três atividades, juntas, ocupam mais da metade do tempo de trabalho dos MSLs.
Vale ressaltar que o contato pessoal com os KOLs ainda é considerado crucial, mesmo com o avanço dos canais digitais. As visitas presenciais são uma das poucas maneiras de construir um relacionamento sólido e duradouro com esses líderes de opinião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião e ponto de vista: