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Apesar de ser a realidade no mercado brasileiro da Indústria Farmacêutica, muitos têm se ressentido contra as Mídias Sociais.
Pacientes e Cuidadores têm mantido conversas honestas e cruas em todas as Mídias Sociais. Descrevem como é viver ou cuidar de alguém com uma doença em particular. Dizem o que precisam, possivelmente pela primeira vez na Indústria Farmacêutica estamos ouvindo o que nossas Marcas realmente significam para o usuário final. Se alavancadas adequadamente, as Marcas têm um grupo de foco virtual atualizando-se diariamente.
Embora haja implicações éticas na Mineração de Dados dos pacientes ou no envolvimento com eles em suas comunidades. Realmente penso como Rob Muller, da Roche, que disse que a chave para o envolvimento deles com os pacientes na Comunidade de Diabetes é serem acima de tudo, transparentes: 'Deixamos todos saberem que estávamos lá; Entramos e dissemos a todos: 'Oi, eu sou Rob, estou com a Roche, estou aqui para responder a qualquer pergunta que você tenha'. Sim, essa transparência rendeu dividendos e a Roche passou a sediar uma série de cúpulas bem-sucedidas para reunir blogueiros sobre Diabetes.
As empresas farmacêuticas sempre investiram recursos no apoio aos KOLs - Key Opinion Leader (Líder de Opinião), especialistas em doenças, terapêuticos ou de marca, que fornecem autoridade e prova social para seus pares.
Agora, as empresas precisam identificar e trabalhar com um novo conjunto de Líderes de Opinião e em seu arsenal de influenciadores encontra-se o
DOL - Digital Opinion Leader (Líder de Opinião Digital).
O uso habilidoso de ferramentas de monitoramento das Mídias Sociais pode ajudar as empresas a identificarem os DOLs da sua Marca específica ou área de doença.
Curiosamente, para aqueles envolvidos a muito tempo na comercialização de medicamentos patenteados na Indústria Farmacêutica, observam pela primeira, um KOL ou DOL, não sendo um HCP - Health Care, Provider | Practitioner (Profissional da Área da Saúde).
As empresas farmacêuticas precisam estar cientes sobre o que os DOLs, tanto dos Médicos quanto dos Pacientes, e saber o que ambos dizem on-line, mesmo que decidam não se envolver diretamente com eles, ainda podem oferecer informações úteis sobre os gostos, preferências e necessidades não atendidas pelos médicos / pacientes.
As pessoas, inclusive os médicos, costumam ser notavelmente sinceras quando postam on-line sobre questões que têm forte apreensão, e ouvir atentamente só pode levar a uma melhor experiência do paciente.
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