Propósito

✔ Brazil SFE® Pharma Produtivity, Effectiveness, CRM, BI, SFE, ♕Data Science Enthusiast, ✰BI, Big Data & Analytics, ✰Market Intelligence, ♕Sales Force Effectiveness, Vendas, Consultores, Comportamento, etc... Aqui é um lugar onde executivos e profissionais da Indústria Farmacêutica atualizam-se, compartilham aspectos, experiências, aplicabilidades e contribuem com artigos e perspectivas, ideias e tendências. Todos os artigos e séries são desenvolvidos por profissionais da indústria. Este Blog faz parte integrante do grupo AL Bernardes®.

Os KOLs - Key Opinion Leader - serão Substituídos pelos DOLs - Digital Opinion Leader?

Os KOLs - Key Opinion Leader - serão Substituídos pelos DOLs - Digital Opinion Leader?
#BrazilSFE #COL #KOL #DOL #IndustriaFarmaceutica #Médico #HCP #Conectar #Reps #Marketing #DigitalOpinionLeaders #DigitalOpinionLeaders #KeyOpinionLeaders #LíderesdeOpinião #MarketingDigital #MídiasSociais #PlataformasDigitais

Apesar de ser a realidade no mercado brasileiro da Indústria Farmacêutica, muitos têm se ressentido contra as Mídias Sociais.

Pacientes e Cuidadores têm mantido conversas honestas e cruas em todas as Mídias Sociais. Descrevem como é viver ou cuidar de alguém com uma doença em particular. Dizem o que precisam, possivelmente pela primeira vez na Indústria Farmacêutica estamos ouvindo o que nossas Marcas realmente significam para o usuário final. Se alavancadas adequadamente, as Marcas têm um grupo de foco virtual atualizando-se diariamente.
 

O que é um ...

O que é um ...
KOL - Key Opinion Leaders

O que é um ...

O que é um ...
DOL - Digital Opinion Leader

O que é um ...

O que é um ...
DKOL - Digital Key Opinion Leaders
Embora haja implicações éticas na Mineração de Dados dos pacientes ou no envolvimento com eles em suas comunidades. Realmente penso como Rob Muller, da Roche, que disse que a chave para o envolvimento deles com os pacientes na Comunidade de Diabetes é serem acima de tudo, transparentes: 'Deixamos todos saberem que estávamos lá; Entramos e dissemos a todos: 'Oi, eu sou Rob, estou com a Roche, estou aqui para responder a qualquer pergunta que você tenha'. Sim, essa transparência rendeu dividendos e a Roche passou a sediar uma série de cúpulas bem-sucedidas para reunir blogueiros sobre Diabetes.

As empresas farmacêuticas sempre investiram recursos no apoio aos KOLs - Key Opinion Leader (Líder de Opinião), especialistas em doenças, terapêuticos ou de marca, que fornecem autoridade e prova social para seus pares.

Agora, as empresas precisam identificar e trabalhar com um novo conjunto de Líderes de Opinião e em seu arsenal de influenciadores encontra-se o 

DOL - Digital Opinion Leader (Líder de Opinião Digital).


O uso habilidoso de ferramentas de monitoramento das Mídias Sociais pode ajudar as empresas a identificarem os DOLs da sua Marca específica ou área de doença.

Curiosamente, para aqueles envolvidos a muito tempo na comercialização de medicamentos patenteados na Indústria Farmacêutica, observam pela primeira, um KOL ou DOL, não sendo um HCP - Health Care, Provider | Practitioner (Profissional da Área da Saúde).



As empresas farmacêuticas precisam estar cientes sobre o que os DOLs, tanto dos Médicos quanto dos Pacientes, e saber o que ambos dizem on-line, mesmo que decidam não se envolver diretamente com eles, ainda podem oferecer informações úteis sobre os gostos, preferências e necessidades não atendidas pelos médicos / pacientes.

As pessoas, inclusive os médicos, costumam ser notavelmente sinceras quando postam on-line sobre questões que têm forte apreensão, e ouvir atentamente só pode levar a uma melhor experiência do paciente.




Comente e compartilhe este artigo!

brazilsalesforceeffectiveness@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião e ponto de vista: