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COL, DOL e KOL: Conhece os Vários Tipos de Líderes de Opinião: O que está por trás dos seus Nomes?

COL, DOL e KOL: Conhece os Vários Tipos de Líderes de Opinião: O que está por trás dos seus Nomes?

A maior prioridade dos profissionais de Marketing Farmacêutico é se envolverem com os Líderes de Opinião da sua região de atuação. Mais recentemente surgiram termos como COLsLíderes de Opinião ConectadosDOLs - Líderes de Opinião Digital e KOLs - Key Opinion Leader (Líder de Opinião).


O que é um MSL ? 

O que é um ...

O que é um ...
KOL - Key Opinion Leaders

O que é um ...

O que é um ...
DOL - Digital Opinion Leader

O que é um ...

O que é um ...
DKOL - Digital Key Opinion Leaders
Embora haja muito cruzamento nas estratégias de engajamento, existem diferentes pontos fortes atribuídos a cada tipo de Líderes de Opinião e, é claro, diferentes maneiras de envolvê-los.

Uma introdução aos COLs, DOLs e KOLs

Os KOLs são o tipo mais tradicional de Líderes de Opinião e são especialistas, tipicamente reconhecidos por suas inúmeras contribuições para o campo da saúde, cada um com um longo currículo de palestras e artigos de pesquisa publicados em periódicos revisados ​​por seus pares. Estes são freqüentemente indivíduos muito experientes que provavelmente são famosos nos círculos acadêmicos e clínicos mais relevantes; têm influência, knowhow e prestígio para que suas vozes sejam suficientemente convincentes nas diversas campanhas de de saúde nas quais emitem mensagens.

Os DOLs são inovadores em sua abordagem do Marketing Digital. O conteúdo que trazem para a mesa está longe daquilo que os KOLs oferecem em suas colocações cuidadosamente ponderadas, altamente articuladas e equilibradas. No entanto, os DOLs dão uma mão no que diz respeito a implementação das teorias patrocinadas pelos KOLs. Os DOLs têm um papel importante na atual era das Mídias Sociais: Facilmente navegam nas diferentes Plataformas Digitais e entendem como os vários canais se comunicam para atingir o alcance máximo. Também compreendem as necessidades das mensagens e as preferências de conteúdo que um público digital acha envolvente.

Os COLs preenchem a lacuna entre os KOLs e os DOLs. São chamados Líderes de Opinião Conectados porque fazem exatamente isso - os COLs são geralmente Médicos que estabeleceram alguma forma de influência e respeito entre os provedores. Ao contrário dos KOLs, no entanto, são extremamente habilidosos com as Mídias Sociais e têm um substancial acompanhamento online composto principalmente por Médicos e profissionais do setor. Em outras palavras, os COLs oferecem acesso a um público estabelecido altamente engajado por tópicos de assistência médica nas Plataformas Digitais.

As KOLs inspiram as práticas tradicionais

Os KOLs no cenário farmacêutico são efetivamente engajados usando os canais e as práticas mais tradicionais. Os métodos mais apropriados para os KOLs incluem atividades como convidá-los a participar em painéis durante eventos ao vivo, oferecendo oportunidades de falar ou publicar, ou envolvê-los no planejamento de estudos clínicos. Fazê-los colaborar num artigo ou entrevistá-los para um podcast é uma boa maneira de impulsionar sua influência na esfera digital.

Embora outros Líderes de Opinião dispendam mais influência no que diz respeito a comunicação, na prática os KOLs geralmente são os líderes no âmbito dos pensamentos primários, sempre envolvidos no desenvolvimento real de um composto ou atividade de enriquecimento clínico. Os KOLs são frequentemente incluídos em painéis de especialistas que recomendam práticas clínicas e de prescrição, e estão envolvidos na publicação de diretrizes de tratamento. São seus especialistas em conteúdo de cotação.

Os DOLs são nossos avatares nas Mídias Sociais. Têm mais a contribuir quando são envolvidos no desenvolvimento de estratégias de comunicação específicas nas Mídias Sociais. Por causa de seu alcance desmedido em várias plataformas de Mídia Social (com seguidores geralmente na casa dos milhões), seu valor para as empresas farmacêuticas está em postarem conteúdos frequentes, que sejam relevantes e ressoem em seus respectivos públicos. Os DOLs são definidos por sua presença na Mídia Social e devem ser envolvidos especificamente nesse nível, devido à sua capacidade de amplificar uma mensagem de marketing.

Além de sua capacidade de postar com frequência, os DOLs também entendem a moeda social e podem aconselhar as empresas farmacêuticas sobre os conteúdos mais viáveis, baseados em atividades de envolvimento (curtidas, compartilhamentos, comentários). Portanto, convide DOLs para criar conteúdo digital original, enviar um tweet ao vivo durante um evento ou colaborar com você em sua mensagem de marketing.

COLs, os Líderes Mais Visíveis em Cuidados de Saúde 

Os COLs são clínicos e investigadores experientes que têm uma presença ativa na Web e, como os DOLs, têm um amplo alcance. Embora os COLs sejam de fato Médicos praticantes, também sabem como engajar através dos canais digitais. Ajudam a disseminar informações importantes como os KOLs, sabendo como articular os destaques de uma forma mais atraente nas plataformas online. Isso é especialmente benéfico porque a maioria dos provedores atualmente tem menos tempo para participar de palestras formais ou ler publicações densas de periódicos.

Os COLs têm uma voz mais autoritária do que os DOLs, e devem primeiramente estar envolvidos em canais específicos de Médicos ou através de várias comunidades de saúde online. A rede construída pelos COLs os tornam apropriados para conselhos consultivos online ou oportunidades de consultoria. Preenchem a lacuna deixada pelos KOLs e DOLs ao ajudar o público digital a lidar com novos desafios Médicos, regulatórios ou de marketing, específicos no ciclo de vida de um produto.

Um artigo recente chamado COLs the most visible vectors of innovation today, diz: "Definitivamente contate os COLs ao planejar sua estratégia de Marketing Digital. Convide-os a contribuirem com conteúdo autêntico, essencial para comunicações de qualidade, e busque oportunidades de colaboração com os COLs apropriados que possam chamar a atenção para sua mensagem".

Ao aprender sobre os diferentes tipos de Líderes de Opinião, alavancará sua influência de forma mais eficaz para promover seus produtos farmacêuticos.






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brazilsalesforceeffectiveness@gmail.com

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