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2010 | Pharm Exec’s Top 50: The Titans Shaping the Future of Pharma - As Top 50 Principais Empresas da Pharm Exec

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2010 | Pharm Exec Top 50 Companies:

@ Pfizer

@ Sanofi-Aventis

@ Novartis

@ GlaxoSmithKline

@ Roche

@ AstraZeneca

@ Merck

@ Johnson & Johnson

@ Eli Lilly

@ Bristol-Myers Squibb


Aqui analisaremos o ranking das 10 maiores empresas farmacêuticas do mundo referente ao ano de 2009, com dados específicos sobre vendas de medicamentos prescritos (2009Rx), gastos em Pesquisa & Desenvolvimento (R&D) e os principais medicamentos comercializados por cada companhia. Este período foi marcado por importantes transformações no setor farmacêutico global, incluindo grandes fusões e aquisições, além de desafios relacionados ao vencimento de patentes de medicamentos blockbusters.


Abaixo encontrará reunidos TODOS os artigos com referência aos respectivos ano de seus títulos.




Contexto do Mercado Farmacêutico em 2009

O ano de 2009 foi particularmente significativo para a indústria farmacêutica global. As vendas de medicamentos nos Estados Unidos cresceram 5,1%, alcançando US$ 300,3 bilhões, representando uma melhora em relação aos anos anteriores. Este crescimento foi impulsionado por diversos fatores, incluindo maior demanda dos consumidores, uso crescente de medicamentos especializados e ausência de grandes questões de segurança de produtos.​


A Pfizer emergiu como líder incontestável após completar a aquisição da Wyeth, consolidando sua posição como a maior empresa farmacêutica do mundo. Outras fusões importantes incluíram a combinação da Merck com Schering-Plough.​


Análise Detalhada das Empresas Listadas

1. Pfizer (Nova York, EUA)

Vendas 2009Rx: US$ 45,4 bilhões (2,7% de variação)​

Investimento em R&D: US$ 7,845 bilhões

Produtos principais: Lipitor (US$ 11,4 bilhões), Lyrica (US$ 2,8 bilhões), Celebrex (US$ 2,4 bilhões)


A Pfizer manteve sua posição dominante com o Lipitor sendo o medicamento mais vendido globalmente, gerando mais de US$ 7,5 bilhões somente nos EUA. A empresa reportou receitas totais de US$ 16,5 bilhões no quarto trimestre de 2009, um aumento de 34% em relação ao ano anterior, principalmente devido à aquisição da Wyeth. Os gastos ajustados em R&D para o ano completo de 2009 foram de US$ 7,7 bilhões.​


2. Sanofi-Aventis (Paris, França)


Vendas 2009Rx: US$ 42,0 bilhões (8,5% de crescimento)​


Investimento em R&D: US$ 6,567 bilhões


Produtos principais: Plavix (US$ 6,4 bilhões), Lovenox (US$ 4,4 bilhões), Lantus (US$ 3,8 bilhões)


A Sanofi-Aventis alcançou vendas totais de €29,3 bilhões (aproximadamente US$ 40,4 bilhões) em 2009, com crescimento de 6,3% em relação ao ano anterior. O destaque foi o Lantus, que se tornou o produto mais vendido da empresa com crescimento de 25,7% nas vendas. Os gastos em R&D foram de €4,6 bilhões (cerca de US$ 6,3 bilhões), representando um aumento de apenas 0,2% em relação a 2008.​


3. Novartis (Basileia, Suíça)


Vendas 2009Rx: US$ 38,4 bilhões (6,7% de crescimento)​


Investimento em R&D: US$ 6,308 bilhões


Produtos principais: Diovan (US$ 6,0 bilhões), Glivec/Gleevec (US$ 3,9 bilhões), Zometa (US$ 1,5 bilhões)


A Novartis reportou crescimento recorde em 2009, com vendas líquidas totais de US$ 44,3 bilhões, representando aumento de 7% (11% em moedas locais). A divisão farmacêutica cresceu 7% em base reportada e 12% em moedas locais. O investimento em R&D representou 20,0% das vendas líquidas. A empresa também se beneficiou significativamente das vendas de vacinas contra a influenza A/H1N1, com mais de 100 milhões de doses vendidas.​


4. GlaxoSmithKline (Brentford, Inglaterra)


Vendas 2009Rx: US$ 37,8 bilhões (26,1% de crescimento)​


Investimento em R&D: US$ 6,286 bilhões


Produtos principais: Seretide/Advair (US$ 7,9 bilhões), Valtrex (US$ 2,1 bilhões), Avandia (US$ 1,4 bilhões)


A GSK reportou faturamento total de £28,368 bilhões (aproximadamente US$ 44,75 bilhões) em 2009, representando crescimento de 3% em taxas de câmbio constantes e 16% em libras esterlinas. O negócio principal de farmacêuticos e vacinas entregou vendas de £19,1 bilhões, crescendo 5% no ano. Os gastos em R&D aumentaram 12%, totalizando £4,106 bilhões. A empresa obteve 12 aprovações de produtos e completou 11 novos registros em 2009.​


5. Roche (Basileia, Suíça)


Vendas 2009Rx: US$ 37,6 bilhões (78,9% de crescimento)​


Investimento em R&D: US$ 8,570 bilhões


Produtos principais: Avastin (US$ 6,0 bilhões), MabThera/Rituxan (US$ 5,9 bilhões), Herceptin (US$ 5,1 bilhões)


A Roche reportou crescimento de 10% nas vendas totais, alcançando 49,4 bilhões de francos suíços (aproximadamente US$ 46,87 bilhões). As vendas farmacêuticas cresceram 8% em moeda reportada para quase 39 bilhões de francos suíços. O destaque foi o portfólio oncológico, liderado por Avastin (6,2 bilhões de francos, +21%), MabThera/Rituxan (6 bilhões de francos, +6%) e Herceptin (5,3 bilhões de francos, +8%). As vendas do Tamiflu dispararam para 3,2 bilhões de francos devido à pandemia de influenza H1N1. O lucro líquido, no entanto, caiu 22% devido aos custos de aquisição e integração da Genentech.​


6. AstraZeneca (Londres, Inglaterra)


Vendas 2009Rx: US$ 32,8 bilhões (3,8% de crescimento)​


Investimento em R&D: US$ 4,409 bilhões


Produtos principais: Seroquel (US$ 4,9 bilhões), Crestor (US$ 4,5 bilhões), Nexium (US$ 5,0 bilhões)


A AstraZeneca reportou crescimento constante de 3,8% nas receitas anuais, totalizando US$ 32,804 bilhões, enquanto o lucro líquido aumentou impressionantes 23,3%. O Crestor continuou demonstrando crescimento excepcional de 25% em vendas reais e 29% em taxas de câmbio constantes, alcançando US$ 4,502 bilhões. O Seroquel também apresentou forte desempenho com crescimento de 9% em termos reais e 12% em taxas constantes, atingindo US$ 4,866 bilhões. Reduções consideráveis nos investimentos em R&D (queda de 12,5%) e custos de vendas (queda de 14,9%) contribuíram para o aumento da margem operacional.​


7. Merck (Whitehouse Station, Nova Jersey)


Vendas 2009Rx: US$ 25,2 bilhões (6,9% de crescimento)


Investimento em R&D: US$ 5,845 bilhões


Produtos principais: Singulair (US$ 4,7 bilhões), Cozaar/Hyzaar (US$ 3,6 bilhões), Januvia (US$ 1,9 bilhões)


A Merck reportou seus primeiros resultados após a fusão com a Schering-Plough, refletindo forte crescimento de vendas de produtos-chave. O Singulair alcançou vendas de US$ 4,659 bilhões em 2009. O Januvia, inibidor de DPP-4 para tratamento de diabetes tipo 2, registrou vendas mundiais de US$ 558 milhões durante o quarto trimestre de 2009, representando aumento de 35% em relação ao mesmo trimestre de 2008. Para o ano completo, o Januvia atingiu US$ 1,9 bilhão em vendas mundiais.​


8. Johnson & Johnson (New Brunswick, Nova Jersey)


Vendas 2009Rx: US$ 22,5 bilhões (8,2% de declínio)​


Investimento em R&D: US$ 4,591 bilhões


Produtos principais: Remicade (US$ 4,3 bilhões), Procrit/Eprex (US$ 2,2 bilhões), Risperdal/Consta (US$ 1,6 bilhões)


A Johnson & Johnson registrou queda nas vendas farmacêuticas de 8,3% em relação ao ano anterior, totalizando US$ 22,5 bilhões. As vendas totais de produtos caíram 2,9% para US$ 61,9 bilhões. A queda foi principalmente atribuída à forte competição genérica enfrentada por produtos como Topamax e Risperdal, cujas vendas declinaram 57,9% e 57,7%, respectivamente. O Remicade liderou o portfólio com crescimento de 14,8%, gerando receita de US$ 4,3 bilhões em 2009.​


9. Eli Lilly (Indianápolis, Indiana)


Vendas 2009Rx: US$ 21,2 bilhões (9,7% de crescimento)​


Investimento em R&D: US$ 4,300 bilhões


Produtos principais: Zyprexa (US$ 4,9 bilhões), Cymbalta (US$ 3,1 bilhões), Humalog (US$ 2,0 bilhões)


A Eli Lilly registrou receita total de aproximadamente US$ 21,83 bilhões em 2009, com crescimento de 7,15%. Segundo dados da IMS Health, nos 12 meses encerrados em setembro de 2009, a Lilly apresentou as vendas de crescimento mais rápido entre as 10 principais empresas farmacêuticas globais. O crescimento foi impulsionado principalmente por produtos lançados desde 2000, que geraram US$ 14,4 bilhões em receita durante 2009. O Zyprexa registrou vendas de US$ 4,9 bilhões com crescimento de 5%, enquanto o Cymbalta apresentou forte expansão.​


10. Bristol-Myers Squibb (Nova York, EUA)


Vendas 2009Rx: US$ 18,8 bilhões (6,3% de crescimento)​


Investimento em R&D: US$ 3,647 bilhões


Produtos principais: Plavix (US$ 6,1 bilhões), Abilify (US$ 2,6 bilhões), Reyataz (US$ 1,4 bilhões)


A Bristol-Myers Squibb reportou vendas líquidas de operações continuadas de US$ 18,8 bilhões em 2009, comparado com US$ 17,7 bilhões em 2008. O crescimento de 6% (8% excluindo impacto cambial desfavorável) foi liderado pelo aumento contínuo nas vendas do Plavix (10%) e Abilify (20%). O portfólio de virologia continuou demonstrando forte crescimento de vendas em 2009, liderado por Baraclude (36%), franquia Sustiva (11%) e Reyataz (8%). A empresa encerrou o ano com quase US$ 10 bilhões em caixa, equivalentes de caixa e títulos negociáveis.​


Tendências e Insights do Setor em 2009


Investimentos em P&D: Os gastos em pesquisa e desenvolvimento variaram significativamente entre as empresas, com a Roche liderando com US$ 8,570 bilhões, seguida pela Pfizer com US$ 7,845 bilhões. Este período foi marcado por intensos investimentos em bioterapias e medicamentos especializados, particularmente em oncologia.​


Classes Terapêuticas Dominantes: Os antipsicóticos foram a classe de medicamentos com maior faturamento, gerando US$ 14,6 bilhões em vendas, seguidos pelos reguladores lipídicos com US$ 14,3 bilhões. Os medicamentos para diabetes também apresentaram crescimento robusto, com produtos como Januvia e Lantus liderando suas respectivas categorias.​


Impacto de Genéricos: A competição genérica teve impacto significativo em várias empresas, particularmente na Johnson & Johnson, que viu quedas acentuadas nas vendas de Risperdal e Topamax devido à entrada de versões genéricas. A Sanofi-Aventis também enfrentou perdas com o Eloxatin nos Estados Unidos e o Plavix na Europa.​


Pandemia de H1N1: A pandemia de influenza H1N1 proporcionou vendas significativas de vacinas e antivirais para diversas empresas, incluindo Roche (Tamiflu), Novartis, GSK e AstraZeneca, contribuindo substancialmente para seus resultados financeiros de 2009.​


Fusões e Aquisições: 2009 foi caracterizado por grandes consolidações, incluindo a aquisição da Wyeth pela Pfizer (US$ 68 bilhões) e a fusão Merck-Schering Plough, marcando uma tendência de consolidação na indústria farmacêutica.​




 Principais Empresas Farmacêuticas em 17 Países: 

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