Propósito

✔ Brazil SFE® Pharma Produtivity, Effectiveness, CRM, BI, SFE, ♕Data Science Enthusiast, ✰BI, Big Data & Analytics, ✰Market Intelligence, ♕Sales Force Effectiveness, Vendas, Consultores, Comportamento, etc... Aqui é um lugar onde executivos e profissionais da Indústria Farmacêutica atualizam-se, compartilham aspectos, experiências, aplicabilidades e contribuem com artigos e perspectivas, ideias e tendências. Todos os artigos e séries são desenvolvidos por profissionais da indústria. Este Blog faz parte integrante do grupo AL Bernardes®.

O que é RWD - Real World Data (Dados do Mundo Real)?

O que é RWD - Real World Data (Dados do Mundo Real)?


Os RWD - Real World Data (Dados do Mundo Real) na medicina são dados derivados de uma série de fontes associadas.


Os RWD refere-se aos dados coletados em situações do mundo real, fora dos ambientes controlados dos ensaios clínicos. Esses dados são obtidos a partir de fontes como registros eletrônicos de saúde, registros de seguros de saúde, dados de farmácias, dados de dispositivos médicos, dados de sensores de saúde, entre outros.

Esses dados são gerados durante a rotina de cuidados aos pacientes, refletindo as condições reais em que os tratamentos são aplicados e os resultados são observados. Diferentemente dos ensaios clínicos, que têm critérios de inclusão e exclusão específicos e seguem um protocolo estruturado, os dados do mundo real são mais representativos da população geral e podem fornecer informações mais abrangentes sobre a eficácia, segurança e uso dos medicamentos e tratamentos.

A utilização de RWD tem se tornado cada vez mais importante na pesquisa clínica e na tomada de decisões em saúde, pois permite analisar o desempenho e os resultados reais dos tratamentos em condições reais de uso. Esses dados são fundamentais para a geração de RWE - Real World Evidence (Evidências do Mundo Real) e têm sido cada vez mais valorizados pelas autoridades regulatórias, profissionais de saúde e empresas do setor farmacêutico.


Comente e compartilhe este artigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião e ponto de vista: