O estudo 'Factors associated with physicians' reliance on pharmaceutical sales representatives' realizado por: Britta Anderson, Gabriel K Silverman, George F. Loewenstein, Stanley Zinberg, Jay Schulkin. Examinou as relações entre Representantes de Vendas Farmacêuticos e ginecologistas-obstetras para identificar os fatores associados à confiança auto-relatada em Representantes, quando os HCPs - Health Care, Provider | Practitioner (Profissional da Área da Saúde) decidem tomar suas decisões de prescrição.
As interações dos HCPs com a Indústria Farmacêutica e a sua familiaridade com as diretrizes variam de acordo com o ambiente de prática, talvez devido a políticas mais restritivas em ambientes universitários, ao isolamento profissional da prática privada ou a diferenças nas normas sociais. A prescrição de amostras pode estar associada ao uso de informações dos Representantes de Vendas Farmacêuticos pelos HCPs, mais do que o merecido pelas próprias crenças dos HCPs sobre o valor dos Representantes.
Em 2006-2007, questionários foram enviados a 515 HCPs selecionados aleatoriamente na Rede Colaborativa de Pesquisa Ambulatorial do Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas. Os participantes foram questionados sobre as fontes de informação utilizadas ao decidir prescrever um novo medicamento, interações com Representantes de Vendas Farmacêuticos, opiniões sobre o valor dos Representantes e diretrizes que leram sobre interações apropriadas na Indústria Farmacêutica.
Duzentos e cinquenta e um questionários preenchidos (49%) foram devolvidos. Setenta e seis por cento dos participantes consideram as informações dos Representantes de Vendas Farmacêuticos pelo menos algo valiosas. Vinte e nove por cento recorrem frequentemente ou quase sempre aos Representantes quando decidem prescrever um novo medicamento; 44% os usam às vezes. Os HCPs que trabalham em consultórios privados têm maior probabilidade do que os que trabalham em hospitais universitários de interagir, valorizar e confiar nos Representantes, os HCPs dos hospitais comunitários tendem a ficar no meio. Gênero e idade não estão associados à interação da Indústria Farmacêutica. A distribuição de amostras está associada a uma maior confiança nos Reps ao tomar decisões de prescrição, além do que é previsto pelas próprias crenças do médico sobre o valor das informações dos Representantes de Vendas.
A leitura de diretrizes sobre a interação médico-indústria não está associada a uma menor dependência dos Representantes de Vendas Farmacêuticos após o controle do ambiente de prática.
Referência https://www.linkedin.com/pulse/os-fatores-associados-%25C3%25A0-confian%25C3%25A7a-dos-m%25C3%25A9dicos-nos-de-vendas-sruqf/?trackingId=uyj7e8wyQVKqETBkkVyO7g%3D%3D
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