Propósito

✔ Brazil SFE® Pharma Produtivity, Effectiveness, CRM, BI, SFE, ♕Data Science Enthusiast, ✰BI, Big Data & Analytics, ✰Market Intelligence, ♕Sales Force Effectiveness, Vendas, Consultores, Comportamento, etc... Aqui é um lugar onde executivos e profissionais da Indústria Farmacêutica atualizam-se, compartilham aspectos, experiências, aplicabilidades e contribuem com artigos e perspectivas, ideias e tendências. Todos os artigos e séries são desenvolvidos por profissionais da indústria. Este Blog faz parte integrante do grupo AL Bernardes®.

As Interações entre os HCPs - Health Care, Provider | Practitioner - e a Indústria Farmacêutica

As Interações entre os HCPs - Health Care, Provider | Practitioner - e a Indústria Farmacêutica
 

O estudo 'Interactions between physicians and the pharmaceutical industry generally and sales representatives specifically and their association with physicians' attitudes and prescribing habits: a systematic review', de Freek Fickweiler, Ward Fickweiler, e Ewout Urbach, explorou as interações entre os HCPs - Health Care, Provider | Practitioner (Profissional da Área da Saúde) e a Indústria Farmacêutica, incluindo Representantes de Vendas, e seu impacto na atitude e nos Hábitos Prescritivos dos HCPs.


Descobriu-se que as interações entre os HCPs, os Representantes de Vendas e a Indústria Farmacêutica e a respectiva aceitação de presentes dos Reps afetam o comportamento de prescrição de Receitas Médicas dos HCPs e provavelmente contribuem para a prescrição irracional do medicamento da empresa. Portanto, é necessária intervenção na forma de implementação de políticas e educação sobre as implicações destas interações.


Veja também

As interações entre a Indústria Farmacêutica e os Representantes influenciam as atitudes dos Médicos e seu comportamento prescritivo, aumentaando o número de solicitações de adição ao formulário do medicamento da empresa.


A Carreira de Vendas na Indústria Farmacêutica


O PODER do Envolvimento Digital Autônomo Desencadeado pelo Representantes de Vendas Farmacêuticas


O Treinamento no Centro da Construção de Equipes de Representantes de Vendas Farmacêuticas Dinâmicos e Adaptáveis


10 Segredos Sobre Como Atrair Representantes Dinâmicos e Entusiasmados para Adotar Novas Abordagens


O que é detalhamento híbrido? Como isso pode impulsionar as vendas farmacêuticas?


Aumente a Eficiência dos Contatos de Vendas na Indústria Farmacêutica


Segundo um Estudo Atual: Os Médicos Começam a Mudar os Modelos de Representantes de Vendas Farmacêuticas de PUSH para PULL


Os estudos incluíram estudos transversais, estudos de coorte, ensaios randomizados e desenhos de pesquisas. Foram excluídos da síntese dos dados estudos com revisões narrativas, relatos de casos, pesquisas de opinião e cartas ao editor. As bases de dados eletrônicas PubMed, Embase, Cochrane Library e Google Scholar foram pesquisadas de 1992 a agosto de 2016 usando palavras de texto livre e títulos de assuntos Médicos relevantes para o tópico.


Referências:

Steinman MA, Shlipak MG, McPhee SJ. De princípios e canetas: atitudes e práticas de funcionários da medicina em relação às promoções da Indústria Farmacêutica. Am J Med 2001;110:551–7. 10.1016/S0002-9343(01)00660-X

Wazana A. Médicos e a Indústria Farmacêutica. JAMA 2000;283:373 10.1001/jama.283.3.373

Wolfe SM. Por que as empresasFarmacêuticas americanas gastam mais de US$ 12 bilhões por ano promovendo drogas? É educação ou promoção? J Gen Intern Med 1996;11:637–9. 10.1007/BF02599033

Wall LL, Brown D. O alto custo do almoço grátis. Obstet Gynecol 2007;110:169–73. 10.1097/01.AOG.0000268800.46677.14

Chressanthis GA, Sfekas A, Khedkar P, et al. Determinantes dos limites de acesso dos Representantes comerciais farmacêuticos aos Médicos. J Med Mercado 2014;14:220–43. 10.1177/1745790415583866 - DOI

Internacional, K. Aumento dos custos de litígio na Indústria Farmacêutica. Issues Monitor-Pharmaceuticals 2011;9:1–3.

MedAdNews. Inserção de tabela sobre as 50 maiores empresasFarmacêuticas. Dados fornecidos pela Cegedim Strategic Data 2010.

Mack J. Gastos promocionais da Pharma em 2013. Notícias de marketing farmacêutico. 2014;13.

De Ferrari A, Gentille C, Davalos L, et al. Atitudes e relações entre Médicos e a Indústria Farmacêutica em um hospital geral público de Lima, Peru. PLoS One 2014;9:e100114 10.1371/journal.pone.0100114 - DOI - PMC - PubMed

Hodges B. Interações com a Indústria Farmacêutica: experiências e atitudes de residentes, estagiários e escriturários de psiquiatria. CMAJ: Jornal da Associação Canadense de Mídia, 1995;153:553. -PMC - PubMed _

Riese F, Guloksuz S, Roventa C, et al. Interações da Indústria Farmacêutica entre estagiários de psiquiatria de 20 países europeus. Eur Psiquiatria 2015;30:284–90. 10.1016/j.eurpsy.2014.09.417

Lee D, Begley CE. Relatório Médico sobre presentes da indústria e qualidade do atendimento. Health Care Manage Rev 2016;41:275–83. 10.1097/HMR.0000000000000042

Montastruc F, Moulis G, Palmaro A, et al. Interações entre Médicos residentes e empresasFarmacêuticas: uma pesquisa nacional após o caso Mediator®. PLoS One 2014;9:e104828 10.1371/journal.pone.0104828 - DOI - PMC - PubMed

Fugh-Berman A, Ahari S. Seguindo o roteiro: como os Representantes de drogas fazem amigos e influenciam os Médicos. PLoS Med 2007;4:e150 10.1371/journal.pmed.0040150 - DOI - PMC - PubMed

Kesselheim AS, Mello MM, Studdert DM. Estratégias e práticas em marketing off-label de produtos farmacêuticos: uma análise retrospectiva de denúncias de denunciantes. PLoS Med 2011;8:e1000431 10.1371/journal.pmed.1000431 - DOI - PMC - PubMed

Mulinari S. Marketing insalubre de produtos farmacêuticos: Uma preocupação internacional de saúde pública. J Política de Saúde Pública 2016;37:149–59. 10.1057/jphp.2016.6

Othman N, Vitry AI, Roughead EE, et al. Informações sobre medicamentos fornecidas por Representantes farmacêuticos: um estudo comparativo na Austrália e na Malásia. BMC Saúde Pública 2010;10:743 10.1186/1471-2458-10-743 - DOI - PMC - PubMed

Ziegler MG. A precisão das informações sobre medicamentos dos Representantes de VendasFarmacêuticas. JAMA: Jornal da Associação Médica Americana, 1995;273:1296. -PubMed _

Alosaimi FD AKA, Qadi M, Albahlal A, et al. Atitudes dos Médicos em relação à interação com a Indústria Farmacêutica/Attitudes des médecins par rapport á l'interaction avec l'industrie pharmaceutique. East Mediterr Health J 2014;20:812. -PubMed _

Andaleeb SS, Tallman RF. Atitudes dos Médicos em relação aos Representantes de VendasFarmacêuticas. Health Care Manage Rev 1995;20:68–76. 10.1097/00004010-199522000-00012

Lieb K, Brandtönies S. Uma pesquisa com Médicos alemães em consultório particular sobre contatos com Representantes de VendasFarmacêuticas. Dtsch Arztebl Int 2010;107:392–8. 10.3238/arztebl.2010.0392 - DOI - PMC - PubMed

Lieb K, Scheurich A. Contato entre Médicos e a Indústria Farmacêutica, suas percepções e efeitos nos hábitos de prescrição. PLoS One 2014;9:e110130 10.1371/journal.pone.0110130 - DOI - PMC - PubMed

Francer J, Izquierdo JZ, Música T, et al. Promoção e comunicaçãoFarmacêutica ética em todo o mundo: códigos e regulamentos. Philos Ethics Humanit Mede, 2014;9:7 10.1186/1747-5341-9-7 - DOI - PMC - PubMed

Canadá., Guia CofpoCRcopaso para aprimorar encaminhamentos e consultas entre Médicos. Faculdade de Médicos de Família do Canadá 2009.

Grande D. Limitando a influência das dádivas da Indústria Farmacêutica sobre os Médicos: autorregulação ou intervenção governamental? J Gen Intern Med 2010;25:79–83. 10.1007/s11606-009-1016-7 - DOI - PMC - PubMed

Brennan TA, Rothman DJ, Blank L, et al. Práticas da indústria da saúde que criam conflitos de interesse. JAMA 2006;295:429 10.1001/jama.295.4.429

Spurling GK, Mansfield PR, Montgomery BD, et al. Informações de empresasFarmacêuticas e qualidade, quantidade e custo da prescrição médica: uma revisão sistemática. PLoS Med 2010;7:e1000352 10.1371/journal.pmed.1000352 - DOI - PMC - PubMed

Lexchin J. Interações entre Médicos e a Indústria Farmacêutica: o que diz a literatura? CMAJ: Jornal da Associação Canadense de Mídia, 1993:14;1407–7. -PMC - PubMed _

Wazana A, Granich A, Primeau F, et al. Utilizar a literatura no desenvolvimento das diretrizes da McGill para interações entre residentes e a Indústria Farmacêutica. Acad Med 2004;79:1033–40. 10.1097/00001888-200411000-00004

Guyatt G, Oxman AD, Akl EA, et al. Diretrizes GRADE: 1. Introdução - Perfis de evidências GRADE e tabelas de resumo de descobertas. 64:383–94. 10.1016/j.jclinepi.2010.04.026

Thomson AN, Craig BJ, Barham PM. Atitudes dos clínicos gerais na Nova Zelândia em relação aos Representantes farmacêuticos. Ir. J Gen Pract 1994;44:220–3. -PMC - PubMed _

Kamal S, Holmberg C, Russell J, e outros. Percepções e atitudes dos profissionais de saúde e legisladores egípcios em relação aos Representantes de VendasFarmacêuticas e outras atividades promocionais. PLoS One 2015;10:e0140457 10.1371/journal.pone.0140457 - DOI - PMC - PubMed

Gibbons RV, Landry FJ, Blouch DL, et al. Uma comparação entre as atitudes de Médicos e pacientes em relação aos presentes da Indústria Farmacêutica. J Gen Intern Med 1998;13:151–4. 10.1046/j.1525-1497.1998.00048.x - DOI - PMC - PubMed

Scheffer MC. Interação entre empresasFarmacêuticas e Médicos que prescrevem medicamentos antirretrovirais para o tratamento da AIDS. São Paulo Med J 2014;132:55–60. 10.1590/1516-3180.2014.1321609

Brett AS, Burr W, Moloo J. Os presentes de empresasFarmacêuticas são eticamente problemáticos? Arch Intern Med 2003;163:2213 10.1001/archinte.163.18.2213

Gupta SK, Nayak RP, Sivaranjani R. Um estudo sobre as interações de Médicos com Representantes Médicos de empresasFarmacêuticas em um Hospital Universitário de Cuidados Terciários do Sul da Índia. J Pharm Bioallied Sci 2016;8:47 10.4103/0975-7406.171695 - DOI - PMC - PubMed

Morgan MA, Dana J, Loewenstein G, et al. Interações dos Médicos com a Indústria Farmacêutica. J Med Ética 2006;32:559–63. 10.1136/jme.2005.014480 - DOI - PMC - PubMed

Caudill TS, Johnson MS, Rich EC, et al. Médicos, Representantes de VendasFarmacêuticas e o custo da prescrição. Arch Fam Med 1996;5:201–6. 10.1001/archfami.5.4.201

Reeder M, Dougherty J, Branco LJ. Representantes farmacêuticos e residentes em medicina de emergência: um inquérito nacional. Ann Emerg Med 1993;22:1593–6. 10.1016/S0196-0644(05)81266-1

Lichstein PR, Turner RC, O'Brien K. Impacto dos Representantes das empresasFarmacêuticas nos programas de residência em medicina interna. Uma pesquisa com diretores de programas de residência. Arch Intern Med 1992;152:1009–13. -PubMed _

Brotzman GL, Mark DH. Políticas que regulam a atuação dos Representantes farmacêuticos nos programas de residência. 34:54–8. -PubMed _

Alssageer MA, Kowalski SR. Uma pesquisa sobre as interações de Representantes de empresasFarmacêuticas com Médicos na Líbia. Líbia J Med 2012;7:18556 10.3402/ljm.v7i0.18556 - DOI - PMC - PubMed

Lieb K, Koch C. Atitudes e contato dos estudantes de medicina com a Indústria Farmacêutica: uma pesquisa em oito hospitais universitários alemães. Dtsch Arztebl Int 2013;110:584–90. 10.3238/arztebl.2013.0584 - DOI - PMC - PubMed

Brown SR, Evans DV, Fugh-Berman A. As interações da Indústria Farmacêutica em residências de medicina familiar diminuíram entre 2008 e 2013: um estudo CERA. Fam Med 2015;47:279–82. -PubMed _

Rahman MH, Agarwal S, Tuddenham S, et al. O que eles fazem? Interações entre Médicos de vilarejos e Representantes Médicos em Chakaria, Bangladesh. Saúde Internacional 2015;7:266–71. 10.1093/inthealth/ihu077

Klemenc-Ketis Z, Kersnik J. Quais características dos Representantes de VendasFarmacêuticas os Médicos de família eslovenos valorizam? Acta Inform Med 2013;21:257 10.5455/aim.2013.21.257-260 - DOI - PMC - PubMed

Hurley MP, Stafford RS, Lane AT. Caracterizar a relação entre amostras gratuitas de medicamentos e padrões de prescrição para acne vulgar e rosácea. JAMA Dermatol 2014;150:487 10.1001/jamadermatol.2013.9715 - DOI - PMC - PubMed

Makowska M. Interações entre Médicos e Representantes de VendasFarmacêuticas em um antigo país comunista. As questões éticas. Camb Q Health Ética 2014;23:349–55. 10.1017/S0963180113000960

Siddiqui UT, Shakoor A, Kiani S, et al. Atitudes de estudantes de medicina em relação aos incentivos oferecidos pelas empresasFarmacêuticas – perspectiva de uma nação em desenvolvimento – um estudo transversal. BMC Med Ética 2014;15:36 10.1186/1472-6939-15-36 - DOI - PMC - PubMed

Workneh BD, Gebrehiwot MG, Bayo TA, et al. Influência dos Representantes Médicos nas práticas de prescrição em Mekelle, norte da Etiópia. PLoS One 2016;11:e0156795 10.1371/journal.pone.0156795 - DOI - PMC - PubMed

Khan N, Abbas Naqvi A, Ahmad R, et al. Percepções e atitudes de Representantes de Vendas médicas (MSRs) e prescritores em relação à promoção de vendasFarmacêuticas e práticas de prescrição no Paquistão. 8:244–50. 10.5530/jyp.2016.3.13 - DOI

DeJong C, Aguilar T, Tseng CW, et al. Refeições patrocinadas pela Indústria Farmacêutica e padrões de prescrição médica para beneficiários do Medicare. JAMA Intern Med 2016;176:1114 10.1001/jamainternmed.2016.2765

Sim JS, Franklin JM, Avorn J, et al. Associação de Pagamentos da Indústria a Médicos com a Prescrição de Estatinas de Marca em Massachusetts. JAMA Intern Med 2016;176:763 10.1001/jamainternmed.2016.1709

Sim JS, Austad KE, Franklin JM, et al. Associação de relatos de estudantes de medicina sobre interações com as indústriasFarmacêutica e de dispositivos Médicos e políticas e características das escolas médicas: um estudo transversal. PLoS Med 2014;11:e1001743 10.1371/journal.pmed.1001743 - DOI - PMC - PubMed

Parikh K, Fleischman W, Agrawal S. Relacionamentos da indústria com pediatras: descobertas da lei de pagamentos abertos. Pediatria 2016;137:e20154440 10.1542/peds.2015-4440

Spingarn RW, Berlim JA, Strom BL. Quando os funcionários dos fabricantes farmacêuticos apresentam grandes rodadas. do que os moradores se lembram? Acad Med 1996;71:86–8. -PubMed _

Orlowski JP, Wateska L. Os efeitos das tentações das empresasFarmacêuticas nos padrões de prescrição médica. Não existe almoço grátis. Baú 1992;102:270–3. -PubMed _

Zaki NM. Percepção e exposição de farmacêuticos e Médicos à promoção de medicamentos: um estudo saudita. Saudi Pharm J 2014;22:528–36. 10.1016/j.jsps.2014.02.008 - DOI - PMC - PubMed

Randall ML, Rosenbaum JR, Rohrbaugh RM, et al. Atitudes e comportamentos dos residentes de psiquiatria em relação aos Representantes farmacêuticos antes e depois de uma intervenção educativa. Acad Psiquiatria 2005;29:33–9. 10.1176/appi.ap.29.1.33

Esmaily HM, Silver I, Shiva S, et al. A prescrição racional pode ser melhorada através de uma abordagem educacional baseada em resultados? Um ensaio randomizado concluído no Irã. J Contin Educ Saúde Prof 2010;30:11–18. 10.1002/chp.20051

Chren MM, Landefeld CS. Comportamento dos Médicos e suas interações com as empresasFarmacêuticas. Um estudo controlado de Médicos que solicitaram acréscimos a um formulário de medicamentos hospitalares. 271:684. -PubMed _

Zipkin DA, Steinman MA. Interações entre Representantes farmacêuticos e Médicos em formação. Uma revisão temática. J Gen Intern Med 2005;20:777–86. 10.1111/j.1525-1497.2005.0134.x - DOI - PMC - PubMed

MacMurray RJ. Presentes para Médicos da indústria. JAMA: Jornal da Associação Médica Americana, 1991;265:501.

Lotfi T, Morsi RZ, Rajabbik MH, et al. Conhecimento, crenças e atitudes de Médicos em países de baixa e média renda em relação à interação com empresasFarmacêuticas: uma revisão sistemática. BMC Health Serv Res 2016;16:57 10.1186/s12913-016-1299-4 - DOI - PMC - PubMed

Fischer MA, Keough ME, Baril JL, et al. Prescritores e Representantes farmacêuticos: porque é que ainda nos reunimos? J Gen Intern Med 2009;24:795–801. 10.1007/s11606-009-0989-6 - DOI - PMC - PubMed

Chimonas S, Brennan TA, Rothman DJ. Médicos e Representantes de medicamentos: explorando a dinâmica da relação. J Gen Intern Med 2007;22:184–90. 10.1007/s11606-006-0041-z - DOI - PMC - PubMed

Saito S, Mukohara K, Bito S. Relações de Médicos japoneses com Representantes farmacêuticos: uma pesquisa nacional. PLoS One 2010;5:e12193 10.1371/journal.pone.0012193 - DOI - PMC - PubMed

Lurie N, Rich EC, Simpson DE, et al. Representantes farmacêuticos em centros Médicos acadêmicos. J Gen Intern Med 1990;5:240–3. 10.1007/BF02600542

Bowman MA, Pearle DL. Mudanças nos padrões de prescrição de medicamentos relacionadas ao financiamento de empresas comerciais para educação médica continuada. J Contin Educ Health Prof 1988;8:13–20. 10.1002/chp.4750080104

Grundy Q, Bero L, Malone R. Interações entre Médicos não Médicos e a indústria: uma revisão sistemática. PLoS Med 2013. 2013;10:e1001561 10.1371/journal.pmed.1001561 - DOI - PMC - PubMed

Dixon D, Takhar J, Macnab J, et al. Controlar a qualidade em CME/CPD medindo e esclarecendo vieses. J Contin Educ Saúde Prof 2011;31:109–16. 10.1002/chp.20114

Steinbrook R. Pagamentos da indústria a Médicos e prescrição de medicamentos de marca. JAMA Intern Med 2016;176:1123 10.1001/jamainternmed.2016.2959

Larkin I, Ang D, Avorn J, et al. As restrições ao detalhamento farmacêutico reduziram a prescrição off-label de antidepressivos e antipsicóticos em crianças. Saúde Aff 2014;33:1014–23. 10.1377/hlthaff.2013.0939

Chressanthis GA, Khedkar P, Jain N, et al. Os limites de acesso dos Representantes de Vendas aos Médicos podem afetar as decisões de prescrição clínica? Um estudo de eventos recentes com diabetes e medicamentos lipídicos. J Clin Hipertens 2012;14:435–46. 10.1111/j.1751-7176.2012.00651.x

Silverman E. Tudo o que você precisa saber sobre o Sunshine Act. BMJ 2013;347:f4704 10.1136/bmj.f4704

Shalowitz DI, Spillman MA, Morgan MA. Interações com a indústria sob o Sunshine Act: um exemplo da oncologia ginecológica. Am J Obstet Gynecol 2016;214:703–7. 10.1016/j.ajog.2016.02.035

Norris P HA, Lexchin J, et al. Promoção de medicamentos – o que sabemos, o que ainda temos de aprender – revisões de materiais na base de dados da OMS/HAI sobre promoção de medicamentos. Série de Pesquisa EDM 2005.

Carroll AE, Vreeman RC, Buddenbaum J, et al. Até que ponto as intervenções educacionais impactam as atitudes e comportamentos dos formandos Médicos em relação às relações indústria-estagiário e indústria-Médico? Pediatria 2007;120:e1528–35. 10.1542/peds.2007-0363

Birkhahn RH, Jauch E, Kramer DA, et al. Uma revisão das diretrizes federais que informam e influenciam as relações entre Médicos e a indústria. Acad Emerg Med 2009;16:776–81. 10.1111/j.1553-2712.2009.00460.x

Sargento MD HP, Godwin M, Walker DM, et al. ; Interações com a Indústria Farmacêutica: uma pesquisa com residentes de medicina familiar em Ontário. CMAJ: Jornal da Associação Canadense de Mídia, 1996;155:1243. -PMC - PubMed _

T Montague B, Fortin VI AH, Rosenbaum J. Uma revisão sistemática de currículos sobre as relações entre residentes e a Indústria Farmacêutica. Med Educ 2008;42:301–8. 10.1111/j.1365-2923.2007.02998.x

RP, Diretrizes para o envolvimento do corpo docente na educação médica continuada com apoio comercial. Acad Med 1992. -PubMed

Groenlândia P. É hora da profissão médica agir. Arch Intern Med 2009;169:829 10.1001/archinternmed.2009.72

Referência https://www.linkedin.com/pulse/intera%25C3%25A7%25C3%25B5es-entre-os-m%25C3%25A9dicos-e-ind%25C3%25BAstria-farmac%25C3%25AAutica-bernardes-ofekf/?trackingId=uyj7e8wyQVKqETBkkVyO7g%3D%3D




Brazil SFE® Conheça o seu Público-Alvo - eBook - Visita Médica Produtiva do Propagandista Farmacêutico: Criando uma Conexão Emocional - Brazil SFE®


Preparando-se para a Visita Médica - eBook - Visita Médica Produtiva do Propagandista Farmacêutico: Criando uma Conexão Emocional - Brazil SFE® Abertura da Visita Médica - eBook - Visita Médica Produtiva do Propagandista Farmacêutico: Criando uma Conexão Emocional - Brazil SFE®


Comunicação Efetiva - eBook - Visita Médica Produtiva do Propagandista Farmacêutico: Criando uma Conexão Emocional - Brazil SFE® Comunicação Efetiva: Habilidades de Comunicação Não Verbal - eBook - Visita Médica Produtiva do Propagandista Farmacêutico: Criando uma Conexão Emocional - Brazil SFE®


Comunicação Efetiva: Habilidades de Comunicação Verbal - eBook - Visita Médica Produtiva do Propagandista Farmacêutico: Criando uma Conexão Emocional - Brazil SFE® Demonstrando Conhecimento do Produto - eBook - Visita Médica Produtiva do Propagandista Farmacêutico: Criando uma Conexão Emocional - Brazil SFE®


Enfatizando os Benefícios para o Paciente - eBook - Visita Médica Produtiva do Propagandista Farmacêutico: Criando uma Conexão Emocional - Brazil SFE® Representantes e Propagandistas - Qual o Melhor Modelo de Visitação: Shotgun ou Target Segmentation? O que é melhor para os Pacientes? - Brazil SFE®


Representantes e Propagandistas - O que Pensam sobre Mudanças na Indústria Farmacêutica, e o que estas Significam? - Brazil SFE®


Representantes Farmacêuticos Tradicionais - A possível Extinção dos Representantes Tradicionais - Brazil SFE®


Representante de Vendas Farmacêuticas - Lista de Etapas para se tornar um Rep - Brazil SFE®


Representante de Vendas Farmacêuticas - O que Faz e Dicas de como Ser um Rep - Brazil SFE®


As 7 Melhores Práticas e Estratégias para Maximizar a Retenção dos Representantes de Vendas Farmacêuticos - Brazil SFE®


COMO ENCONTRAR UM PROPAGANDISTA FARMACÊUTICO DE ALTA PERFORMANCE? - Brazil SFE®


2023 | Representante e Propagandista da Indústria Farmacêutica - Quanto Ganham? - Brazil SFE®


Retenha os Representantes de Vendas de Ciências Biológicas e Enfrente os Desafios da Rotatividade - Brazil SFE®




 
O Representante Farmacêutico e a Solidão: Superando pelo Exemplo (Série O Representante Farmacêutico Livro 1) Visita Médica Produtiva: Conexão Emocional A EXPERIÊNCIA (ARTIGOS ESCRITOS COM FOCO NO MERCADO FARMACÊUTICO BRASILEIRO Livro 2) 
 
 Visita Médica Produtiva: Criando uma Conexão Emocional (ARTIGOS ESCRITOS COM FOCO NO MERCADO FARMACÊUTICO BRASILEIRO Livro 1) Liderança: Desenvolvendo equipes na Indústria Farmacêutica - Estruturação da Força de VendasPainel Médico: Mantenha o Controle
 
Colocando o Painel Médico na Academia: Série Painel Médico Livro 1    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião e ponto de vista: