Quando pensamos em melhorar nossa saúde, talvez pensemos em ir à academia ou beber muitos smoothies de couve – mas essa não é a única coisa em que pode mos nos concentrar.
Nossa função cerebral é um marcador importante do nosso bem-estar, e permanecer atento é vital para nossa capacidade geral de aproveitar a vida.
Dia de trabalho estressante? Nem pense em comer um croissant. Alimentos ricos em gordura podem impactar negativamente o cérebro, de acordo com um estudo publicado na Frontiers in Nutrition and Nutrients.
Pesquisadores da Universidade de Birmingham fizeram com que adultos saudáveis comessem dois croissants de manteiga no café da manhã e depois se envolvessem em tarefas desafiadoras de matemática mental. Eles descobriram que aqueles que comeram croissants de manteiga tiveram menos fluxo de oxigênio para o córtex pré-frontal, que é a parte do cérebro envolvida na tomada de decisões e nas emoções.
A conclusão? Comer alimentos ricos em gordura pode afetar o humor, a saúde mental e a função cerebral – e esse efeito é ainda mais significativo em condições de alto estresse. Este não é o único estudo a encontrar uma conexão entre comer alimentos gordurosos e função cognitiva abaixo do ideal: um estudo de 2020 da Ohio State University, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, descobriu que mulheres que comeram alimentos gordurosos refeições no café da manhã acharam mais difícil se concentrar em uma tarefa .
Por mais tentador que seja aquele donut Krispy Kreme, talvez seja melhor você tomar um café da manhã mais balanceado - especialmente se tiver que tomar decisões no trabalho ou fazer algo estressante. Os especialistas dizem para se concentrar em um equilíbrio entre proteínas e carboidratos para que você possa manter o foco e abastecido.
SÉRIE: Cinco Coisas que Podem Melhorar a Saúde do seu Cérebro:
Referência: https://www.yahoo.com/lifestyle/brain-health-tips-213656538.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião e ponto de vista: