Quando pensamos em melhorar nossa saúde, talvez pensemos em ir à academia ou beber muitos smoothies de couve – mas essa não é a única coisa em que pode mos nos concentrar.
Nossa função cerebral é um marcador importante do nosso bem-estar, e permanecer atento é vital para nossa capacidade geral de aproveitar a vida.
Aqui está um bom motivo para sair para comer sushi esta noite. Uma pesquisa da Universidade de Tohoku, no Japão, concluiu que o wasabi melhorou tanto a memória de trabalho , o tipo de memória que permite realizar tarefas no momento, quanto a memória episódica, que permite relembrar eventos do passado.
O componente ativo principal do wasabi japonês é o 6-MSITC, um conhecido antioxidante e anti-inflamatório que está presente em quantidades reduzidas em outras partes do reino vegetal. No âmbito de um estudo cego e randomizado que envolveu 72 indivíduos saudáveis com idades entre 60 e 80 anos, metade desses participantes recebeu 100 miligramas de extrato de wasabi antes de dormir, enquanto a outra metade recebeu um placebo.
Após um período de três meses, o grupo que recebeu tratamento apresentou aumentos "significativos" em dois aspectos da cognição: memória de trabalho (de curto prazo) e memória episódica de longa duração. Esses resultados foram baseados em avaliações padronizadas relacionadas às habilidades linguísticas, concentração e capacidade de realizar tarefas simples. Não foram observadas melhorias em outras áreas da cognição, como controle inibitório (capacidade de manter o foco), função executiva ou velocidade de processamento.
Os pesquisadores entenderam que o 6-MSITC atua na redução da inflamação e nos níveis de oxidantes no hipocampo — a região cerebral responsável pela função da memória, promovendo ao mesmo tempo a plasticidade neural.
Mas o wasabi não é o único condimento de restaurante de sushi que pode melhorar sua memória. Estudos anteriores descobriram que o gengibre também pode trazer alguns benefícios para a memória.
SÉRIE: Cinco Coisas que Podem Melhorar a Saúde do seu Cérebro:
Referência: https://www.yahoo.com/lifestyle/brain-health-tips-213656538.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião e ponto de vista: