Em resposta à natureza mais fragmentada dos cuidados de saúde nos dias de hoje, em que os pacientes, empregadores, o governo, médicos e seguradoras exercem influência, os gerentes precisam expandir suas redes na busca pelos KOLs - Key Opinion Leader (Líder de Opinião). Garantir-se apenas numa pequena lista é quase impossível.
Por exemplo, há tempos atrás, montávamos uma lista de KOLs para um novo produto para próstata, e essa lista aumentou para mais de 50 médicos, ao passo que uma dúzia teria sido suficiente uma década antes. É sumamente importante considerar várias abordagens ao determinar quais Médicos devem compor uma lista inicial.
Pesquisas simples na Internet, através do Google, podem revelar como contatar membros do comitê de um conselho científico ou membros consultivos de diversas instituições acadêmicas. Da mesma forma, pode pesquisar diferentes reuniões profissionais, comitês e conferências. Claro, precisará passar um pente fino em todo o conjunto de tipo de dados até descobrir quem é quem.
SINERGIA: Lembre-se de usar a força interna da sua empresa. Equipes que trabalham em torna de suas Marcas podem usar colegas internos ou externos com experiência em determinada classe terapêutica para efetuarem recomendações, desde que sua equipe faça sua própria lição de casa, além de contar com as experiências dos outros.
CONSIDERE: Setenta por cento do tempo é preciso, mas 30 por cento não é. E 30 por cento do tempo pode ser muito prejudicial.