As expectativas dos pacientes em relação aos prestadores de cuidados de saúde mudaram drasticamente na última década. A introdução da tecnologia e a adoção generalizada de comunicações digitais em outras indústrias aumentaram a pressão sobre os prestadores de cuidados de saúde da Indústria Farmacêutica para fornecerem uma experiência do paciente comparável.
O relatório 2023 Healthcare Consumer Perspectives on Digital Engagement and AI conduzido pela Dynata Research descobriu que mais pacientes estão adotando ferramentas digitais para gerenciar sua saúde e desejam que seus provedores forneçam uma experiência consistente em todos os canais.
Mas é claro que para melhorar a experiência do paciente, é necessária uma estratégia personalizada de envolvimento do paciente.
O ENVOLVIMENTO PERSONALIZADO DO PACIENTE MELHORA SUA EXPERIÊNCIA
As organizações de saúde gerenciam muitos dados que podem ser usados para melhorar a experiência do paciente. À medida que as técnicas de segmentação e personalização do público se tornam mais comuns em outros setores, como o comércio eletrônico e os cuidados pessoais, os consumidores começam a esperar as mesmas experiências dos seus prestadores de cuidados de saúde.
Por exemplo, os serviços de streaming de mídia fazem recomendações personalizadas para novos programas com base no que você assistiu anteriormente. As pessoas gostam desses recursos porque as ajudam a descobrir novos conteúdos que talvez não conheçam. Da mesma forma, os pacientes estão começando a esperar uma experiência do paciente semelhante de envolvimento personalizado do seu médico. Suponha que um paciente queira controlar seu diagnóstico de diabetes e comunique isso ao seu médico em uma consulta. Posteriormente, ao fazer login no portal do paciente ou receber informações de acompanhamento, eles esperam receber informações relevantes que se alinhem com a conversa daquele provedor.
O envolvimento proativo e personalizado dos pacientes também pode levá-los a fazer as escolhas certas na gestão da sua saúde. Ao enviar aos pacientes as informações corretas no momento certo do contexto da sua jornada de saúde individual, é mais fácil para eles gerirem a sua própria saúde.
A MUDANÇA DE PREFERÊNCIAS PARA FERRAMENTAS DIGITAIS PERMITE O ENVOLVIMENTO PERSONALIZADO DO PACIENTE
À medida que mais pessoas estão abertas a incorporar ferramentas digitais nas suas jornadas de cuidados de saúde, novas oportunidades de envolvimento dos pacientes são reveladas. Vários motivos levaram as organizações de saúde a adotar ferramentas digitais. A pandemia do coronavírus deu início a uma onda necessária de transformação digital devido à rápida transmissão da doença através do contacto próximo. O desejo de utilizar estas ferramentas permaneceu forte mesmo depois das instituições terem reaberto em grande parte em 2021. Os pacientes também não demonstraram qualquer desejo de voltar a ser como as coisas costumavam ser. Canais e ferramentas digitais como portais de pacientes, e-mail, dispositivos médicos e aplicativos móveis facilitam aos pacientes o gerenciamento de sua saúde em trânsito.
À medida que as preferências dos pacientes mudaram para adotar canais e tecnologias digitais, as organizações que conseguem implementar de forma inteligente estratégias de envolvimento do paciente personalizadas e que priorizam o digital têm maior probabilidade de ter pacientes satisfeitos e mais saudáveis. No entanto, as organizações de saúde devem se esforçar para fornecer uma experiência consistente tanto presencialmente quanto digitalmente. De acordo com a pesquisa, o principal motivo pelo qual os consumidores considerariam mudar de médico são “experiências complexas ou confusas”. O envolvimento do paciente mal implementado e executado pode impactar negativamente a experiência e a retenção do paciente, por isso é essencial ser cuidadoso em sua abordagem.
COMO PERSONALIZAR A EXPERIÊNCIA DO PACIENTE
Tradicionalmente, os requisitos de conformidade da HIPAA - Health Insurance Portability and Accountability Act (Lei de Portabilidade e Responsabilidade de Seguros de Saúde) dificultaram aos prestadores de cuidados de saúde a utilização de informações de saúde protegidas (PHI) em esforços personalizados de envolvimento dos pacientes. Usar PHI nas comunicações é vital para criar mensagens relevantes para a jornada de saúde do paciente. No entanto, ao transmitir e armazenar PHI, os regulamentos da HIPAA devem ser seguidos para proteger a privacidade do paciente.
O primeiro passo para executar o envolvimento personalizado do paciente envolve selecionar as ferramentas certas. Muitas ferramentas tradicionais de engajamento digital não foram projetadas para atender a esses rigorosos requisitos de criptografia e segurança. Ao selecionar ferramentas que atendam aos requisitos técnicos da HIPAA (como Secure Marketing e Secure High Volume Email da LuxSci ) e treinar adequadamente os funcionários, as equipes de saúde podem empregar as mesmas técnicas de segmentação e personalização para alcançar os pacientes com comunicações relevantes e consistentes.
Personalizar o envolvimento do paciente é uma forma de melhorar o marketing e a retenção do paciente. Contate-nos hoje para saber mais sobre como criar conteúdos que melhorem a experiência do paciente por meio de comunicações seguras por e-mail.
Referência: https://luxsci.com/blog/personalized-patient-engagement-strategies.html
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