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Salesforce | Não Subestime na Corrida pela IA - Monetização, Finanças e Avaliação

Salesforce | Não Subestime na Corrida pela IA - Monetização, Finanças e Avaliação


Como parte dos ganhos do segundo trimestre do ano fiscal de 2024, a Salesforce aumentou sua orientação para o crescimento da receita fiscal de 2024 para 11%, citando o forte crescimento na receita da MuleSoft. Observe que 11% marcariam a taxa de crescimento de receita mais lenta em vários anos, dado que a taxa de crescimento anual composta de 5 anos [CAGR] para a receita da Salesforce é de 24,5%. Esta desaceleração reflecte as terríveis condições macro que restringem as despesas de TI dos clientes, levando a ciclos de vendas mais longos e à compressão de negócios.


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Dito isto, a Nexus espera que o crescimento da receita volte a acelerar à medida que as condições macro melhoram e os clientes avançam para atualizar o seu software que está adequado para a revolução da IA. Na verdade, a Salesforce já está se esforçando para reacelerar o crescimento das receitas com os recentes aumentos de preços.


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Além disso, em Ago|23, a Salesforce aumentou os preços dos seus principais serviços de subscrição de “Vendas” e “Serviços” numa média de 9% em todos os seus níveis. As taxas de assinatura são cobradas por usuário e por mês.


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O preço da 'Edição Profissional' foi aumentado em 7%, para US$ 80/mês, para a 'Enterprise Edition' foi aumentado em 9%, para US$ 165/mês, e para a 'Edição Ilimitada', o preço aumentou 10%, para US$ 330/mês.


O impacto final no crescimento da receita será determinado pela combinação de níveis de assinatura vendidos e variará de 7% a 10% (dependendo do nível).


Embora tenha em mente que os períodos contratuais de assinatura da Salesforce variam de 12 a 36 meses, portanto, o aumento da receita proveniente dos aumentos de preços só se materializará se e quando os clientes renovarem suas assinaturas, como o COO Brian Millham compartilhou na última teleconferência: Veremos o impacto do nosso aumento de preços realmente atingir a base de clientes nos próximos um, dois ou três anos. Portanto, nenhuma grande mudança material neste ano fiscal.


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Um risco importante a ter em conta é que a revolução da IA ​​poderá dar origem a novos concorrentes. Isto pode assumir a forma de novas start-ups de software que ofereçam soluções de CRM mais baratas, ou de empresas de software empresarial existentes que se expandam para oferecer também soluções de CRM, graças à facilidade da IA ​​generativa quebrar barreiras à entrada. Conseqüentemente, os recentes aumentos de preços da Salesforce podem potencialmente encorajar os clientes a explorar alternativas antes que chegue a data de renovação do contrato.


Além disso, com os avanços contínuos na computação em nuvem e nas capacidades de IA generativa, há também o risco de os departamentos de TI dos clientes serem capazes de produzir mais facilmente as suas próprias aplicações de software CRM que são executadas na infra-estrutura de terceiros fornecedores de nuvem, contornando a necessidade para a plataforma Salesforce no futuro. Conseqüentemente, esses riscos podem minar o poder de precificação da Salesforce no futuro, limitando a capacidade da empresa de impulsionar o crescimento das receitas e dos lucros.


Dito isto, a crescente demanda por soluções centradas em dados da Salesforce, como Data Cloud e MuleSoft, é um indicador favorável da fidelidade do cliente à plataforma. Os clientes que agregam seus dados na plataforma Salesforce sinalizam sua intenção de obter o máximo valor possível dos recursos generativos de IA nas nuvens do Salesforce. Conseqüentemente, esses clientes provavelmente renovarão seus contratos de assinatura do Sales Cloud e do Services Cloud a preços mais altos, o que conduzirá ao crescimento da receita e do lucro para o gigante do CRM. Além disso, com estes clientes a investir mais capital e recursos na plataforma Salesforce, também é provável que adotem mais nuvens da Salesforce no futuro para otimizar as suas atividades de CRM, o que conduz a um maior crescimento das receitas e dos lucros.


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Agora, em termos de monetização de suas próprias soluções generativas de IA, a Salesforce ainda não revelou o preço de seu mais recente recurso Einstein Copilot. No entanto, no início deste ano, a Salesforce disponibilizou o Sales GPT e o Service GPT como parte dos complementos Sales Cloud Einstein e Service Cloud Einstein, respectivamente. A gigante do CRM cobra US$ 50/usuário/mês por cada um desses complementos, além das taxas básicas de assinatura listadas acima. Esta taxa de US$ 50 inclui os recursos de IA preditiva pré-existentes do Einstein, bem como os mais recentes recursos de IA generativa.


Observe que os complementos do Einstein estão disponíveis apenas para assinantes dos níveis Enterprise/ Unlimited mais sofisticados. Portanto, agora com a adição de recursos atraentes de IA generativa nesses complementos, isso poderia promover a capacidade da Salesforce de vender mais clientes para planos de assinatura mais elevados, conduzindo a um crescimento mais forte da receita no futuro.


No entanto, essa estratégia pode ser prejudicada pelo fato da Microsoft oferecer o Sales Copilot (um rival do Sales GPT da Salesforce) gratuitamente para assinantes de seus planos Dynamics 365 Sales Enterprise e Premium de nível superior e cobrar apenas US$ 40/usuário/mês para assinantes. de seu nível inferior do Dynamics 365 Sales Professional. À medida que a Microsoft disponibilizar mais recursos do Copilot usando uma estratégia de preços semelhante, isso desafiará os esforços de monetização da Salesforce.


A Microsoft está de fato agindo agressivamente para tentar obter participação da Salesforce no mercado de software de vendas de CRM. Na verdade, a Microsoft também permite que seu Sales Copilot seja integrado ao Salesforce Sales Cloud, o que poderia servir como parte de uma estratégia para atrair os clientes do Salesforce a usarem mais aplicativos de negócios da Microsoft em vez do conjunto de soluções do Salesforce daqui para frente.


Além disso, a taxa de US$ 50 do Salesforce inclui um número limitado de créditos Einstein GPT. Os créditos do Einstein GPT são consumidos sempre que uma saída é gerada a partir de um prompt do usuário. O número de créditos consumidos depende da complexidade do prompt. Por exemplo, usar a GPT para gerar respostas curtas de serviço baseadas em chat pode consumir menos créditos do que solicitar a geração de scripts de propostas de vendas.


Caso os clientes precisem de mais créditos Einstein GPT, a Salesforce se esforça para vendê-los na compra dos pacotes de 'Expansão Empresarial' (preço não divulgado) para equipes de vendas e serviços, o que lhes concederia mais créditos Einstein GPT.


O processamento de consultas/solicitações de usuários a partir de serviços generativos de IA pode ser muito caro. Conseqüentemente, a Salesforce adotou uma estratégia de preços prudente ao emitir um número limitado de créditos Einstein GPT, o que força os usuários a serem mais medidos na forma como usam esses recursos generativos de IA.


Portanto, ao contrário do ChatGPT da OpenAI e do Bard do Google, que permitem aos usuários inserir prompts ilimitados, essa abordagem da Salesforce permite um melhor controle de custos, à medida que os usuários ficam inclinados a inserir apenas prompts bem pensados, mantendo sob controle a quantidade de poder de processamento necessária para gerar respostas.


Esta abordagem permite que os investidores tenham mais confiança de que o crescimento generativo das receitas relacionadas com a IA será provavelmente alcançado de uma forma eficiente em termos de custos, apoiando as margens de lucro.


Embora mais uma vez esta estratégia possa ser prejudicada pela intensificação da invasão da Microsoft no mercado de CRM, uma vez que a gigante tecnológica não parece estar a limitar a utilização das suas funcionalidades generativas de IA através de créditos ou tokens limitados. Em vez disso, os usuários parecem ter permissão para usar um número ilimitado de prompts com o Copilot sem se preocupar em ficar sem créditos/tokens.


Ainda não se sabe como a Salesforce avalia seu mais recente Einstein Copilot e provavelmente terá que seguir a abordagem da Microsoft, segundo a qual os usuários podem inserir um número ilimitado de solicitações. Conseqüentemente, a Salesforce precisará gerenciar com prudência seus custos de processamento de computadores para se manter competitiva.


Agora, em termos de rentabilidade, a Salesforce alcançou uma margem operacional não-GAAP de 31% no último trimestre, graças à sua abordagem disciplinada em termos de custos este ano. A CFO Amy Weaver proclamou na teleconferência que: Quando fizemos a reestruturação, nunca foi apenas pelos resultados financeiros. Também fizemos mudanças para que tivéssemos os recursos para investir nas áreas que acreditamos que impulsionarão o maior crescimento para a empresa. E temos sido muito disciplinados em nossa abordagem de gastos neste trimestre, mas queremos aproveitar essas oportunidades, especialmente em torno da IA, dos dados e de seu núcleo. E, como resultado, você verá que nosso aumento na orientação para 30% implica uma progressão ligeiramente não linear este ano. E em termos de futuro, enquanto olhamos para frente, ressalto tudo o que Marc disse sobre os nossos compromissos. E, como disse da última vez, acredito realmente que 30% ao ano é um piso, não um teto.


Embora a Salesforce se esforce para priorizar o crescimento lucrativo, a intensificação da pressão competitiva pode de fato minar o poder de preços e as estratégias de monetização da Salesforce, desafiando a capacidade da Salesforce de continuar a expandir as margens de lucro no futuro.


Agora, para o ano fiscal de 2025 (que começa em fevereiro de 2024), a rua espera atualmente um crescimento de receita de 10,94%. A taxa composta de crescimento anual [CAGR] de 5 anos para a receita da Salesforce é de 24,5%. Isso significa que, apesar das oportunidades impulsionadas pela IA da Salesforce e dos aumentos nas taxas de assinatura, as expectativas de crescimento da receita para o próximo ano são fracas em relação às tendências históricas de crescimento.


Em termos de EPS, a rua espera um crescimento de 16,84% no ano fiscal de 2025, consideravelmente inferior ao CAGR de 5 anos de 24,5%. Tenha também em mente que a Salesforce começou a recomprar ações em agosto de 2022, expandindo o seu programa de recompra para 20 mil milhões de dólares em março de 2023. Portanto, o crescimento esperado do EPS é parcialmente impulsionado pela contagem mais baixa de ações, refletindo expectativas de crescimento de lucros reais ainda mais lentas.


Parece que as perspectivas de crescimento impulsionadas pela IA da Salesforce são bastante promissoras, dada a vantagem de dados de CRM e o crescimento de seus produtos centrados em dados, como Data Cloud e MuleSoft, pois é um indicador da fidelidade do cliente à plataforma Salesforce na era de IA. No entanto, a intensificação da concorrência no mercado de CRM, nomeadamente por parte da titã tecnológica Microsoft, dá motivos para os investidores moderarem as suas expectativas de crescimento. Portanto, as expectativas conservadoras de crescimento de receitas/lucro das ruas são justas.


As expectativas mais baixas de crescimento dos lucros são, na verdade, mais ideais do que ter expectativas de crescimento demasiado elevadas no meio do hype da IA. A barra inferior deixa espaço para surpresas positivas nos lucros que podem apoiar o desempenho do preço das ações no futuro.


As ações da Salesforce estão sendo negociadas atualmente a 21,5x os lucros fiscais de 2025.


Tenha em mente que os concorrentes listados acima oferecem mais serviços do que CRM, o que também impacta suas expectativas de crescimento de lucros e múltiplos de avaliação. No entanto, em relação aos seus concorrentes de CRM, a avaliação da Salesforce não é tão rica.


As ações da Salesforce são negociadas a 25,30x os lucros fiscais atuais de 2024. Ao entrarmos no ano fiscal de 2025 em alguns meses, acredita-se que o múltiplo de ganhos futuros do ano fiscal de 2025 da Salesforce possa se expandir de 21,5x para 25x, à medida que o mercado ganha uma melhor avaliação de como a Salesforce pode implantar seu enorme tesouro de dados de CRM e o crescimento relacionado à IA. clientes em potencial, dada a popularidade de seus produtos centrados em dados, como Data Cloud e MuleSoft.


Portanto, com base nos lucros futuros (não-GAAP), as ações são avaliadas de forma atraente para investidores que procuram exposição ao crescimento generativo de software impulsionado pela IA.


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Referência: https://seekingalpha.com/article/4643552-dont-underestimate-the-mighty-salesforce-in-the-ai-race




 
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