Uma estratégia fundamental para manter os clientes envolvidos no ecossistema Salesforce é permitir-lhes implementar os seus próprios modelos de IA para construir aplicações e processos de negócios personalizados.
Em 2023 a Salesforce introduziu a capacidade dos clientes trazerem seus próprios modelos de IA de plataformas externas por meio do Einstein Studio (parte do Data Cloud).
Essencialmente, a Salesforce está permitindo que os clientes do Data Cloud importem os modelos de IA que construíram/treinaram externamente com outros provedores de nuvem (por exemplo, AWS da Amazon) e os implantem na plataforma Salesforce para automatizar fluxos de trabalho de CRM e construir assistentes personalizados.
Em 2023 Salesforce apresentou o Einstein 1, uma plataforma de IA que aprimora a capacidade dos clientes de reunir dados de diversas fontes e usar o Einstein Copilot Studio integrado para criar aplicativos generativos de IA que podem ser adaptados às necessidades específicas do cliente.
Se a Salesforce conseguir induzir os clientes a trazerem seus próprios modelos de IA e usá-los para construir novos aplicativos e fluxos de trabalho generativos alimentados por IA dentro da plataforma Salesforce, isso aumentaria significativamente a capacidade do gigante do CRM de reter clientes e manter uma participação de mercado dominante em meio à revolução da IA. De acordo com um relatório de 2022, a Salesforce detinha 23% do mercado de CRM.
A capacidade da Salesforce de aumentar a participação de mercado a partir daqui dependerá do valor que sua plataforma e soluções centradas em IA se revelarem para permitir que os clientes criem aplicativos de IA generativos que impulsionem o crescimento das vendas e a eficiência do fluxo de trabalho, pois é isso que impulsionará o crescimento da receita no forma de crescimento orgânico de clientes e poder de precificação. Embora a Salesforce possa enfrentar alguns desafios competitivos aqui, já que os provedores de nuvem provavelmente se esforçarão para incentivar os clientes a implantar seus modelos de IA (que foram treinados em sua própria infraestrutura de nuvem) em suas próprias plataformas. Por exemplo, a Microsoft induzirá os clientes a treinar os seus modelos no Azure e, em seguida, implementá-los através do seu próprio conjunto de CRM 'Dynamics 365'.
No entanto, o forte crescimento da receita da MuleSoft em 2022, bem como a receita futura da MuleSoft sob contrato (de acordo com o crescimento do CPRO discutido anteriormente) podem ser considerados como um forte indicador importante para as ambições de IA dos clientes através da plataforma Salesforce.
Dado o fato de que os clientes estão integrando cada vez mais seus dados externos ao Salesforce por meio da MuleSoft, isso indica que os clientes também podem estar cada vez mais dispostos a implantar vários modelos de IA na plataforma Salesforce para construir seus próprios aplicativos e fluxos de trabalho de IA generativos personalizados.
Embora, apesar das proclamações dos executivos da Salesforce na última teleconferência de resultados de que os investidores possam esperar um forte crescimento da receita da MuleSoft no futuro com base nas tendências do CPRO, não se pode deixar de notar a desaceleração na taxa de crescimento da receita nos últimos dois trimestres. Agora, é provável que o crescimento das receitas da MuleSoft se mantenha saudável no futuro, dada a visibilidade da equipe executiva, mas, como investidores, é prudente considerar também as pressões competitivas, uma vez que as plataformas rivais também procuram atrair cada vez mais dados de clientes para sustentar o crescimento dos serviços de IA.
Referência: https://seekingalpha.com/article/4643552-dont-underestimate-the-mighty-salesforce-in-the-ai-race
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