Propósito

✔ Brazil SFE® Pharma Produtivity, Effectiveness, CRM, BI, SFE, ♕Data Science Enthusiast, ✰BI, Big Data & Analytics, ✰Market Intelligence, ♕Sales Force Effectiveness, Vendas, Consultores, Comportamento, etc... Aqui é um lugar onde executivos e profissionais da Indústria Farmacêutica atualizam-se, compartilham aspectos, experiências, aplicabilidades e contribuem com artigos e perspectivas, ideias e tendências. Todos os artigos e séries são desenvolvidos por profissionais da indústria. Este Blog faz parte integrante do grupo AL Bernardes®.

Patient & Consumer Health | POR QUE O E-MAIL É UM CANAL ESSENCIAL

Patient & Consumer Health | POR QUE O E-MAIL É UM CANAL ESSENCIAL

No mundo cada vez mais digital de hoje, o e-mail é muitas vezes esquecido como um canal para o envolvimento do paciente. O e-mail pode não parecer tão inovador ou empolgante quanto mensagens de texto, mídias sociais ou aplicativos móveis. No entanto, o e-mail é uma ferramenta poderosa que continua a ser amplamente popular e acessível à maioria da população, tornando-se um canal essencial para o envolvimento dos pacientes.


TAXAS DE ADOÇÃO DE E-MAIL


Segundo dados do MediaPost.com.br, estima-se que 92% das pessoas no Brasil usem o e-mail como recurso de comunicação, 61% delas diariamente. Além disso, 72% dos consumidores preferem o e-mail como canal de comunicação para empresas. Esses números mostram o quanto o e-mail permanece um canal forte em uma época com tantas alternativas. Devido à sua onipresença, o e-mail deve ser priorizado como parte dos esforços de envolvimento do paciente. Outro exemplo é o de que 92% dos americanos têm contas de e-mail e 49% as verificam várias vezes ao dia. Comparado com 80% que enviam mensagens de texto, 72% são usuários de redes sociais e 85% possuem um smartphone, o e-mail tem uma das maiores taxas de adoção entre as tecnologias digitais. Mesmo entre as populações mais idosas e as comunidades desfavorecidas, o email tem sido amplamente adotado.


O melhor de tudo é que o e-mail pode ser protegido para atender aos requisitos da HIPAA - Health Insurance Portability and Accountability Act (Lei de Portabilidade e Responsabilidade de Seguros de Saúde) americano e proteger a privacidade do paciente, proporcionando ao mesmo tempo uma experiência centrada no paciente.


O que é HIPAA - Health Insurance Portability and Accountability Act?


PREFERÊNCIAS DO PACIENTE


A comunicação de acordo com as preferências do paciente é uma das formas mais importantes de melhorar o envolvimento. Muitas pessoas preferem a comunicação por email porque é menos intrusiva em suas vidas diárias. A pandemia acelerou rapidamente a procura de serviços digitais e os cuidados de saúde não ficaram isentos destas mudanças de preferências. Uma pesquisa realizada pela Redpoint Global descobriu que 80% dos pacientes disseram preferir usar canais digitais para se comunicar com prestadores de cuidados de saúde pelo menos algumas vezes.


Na sociedade digital de hoje, não comunicar de acordo com as preferências pode ter consequências significativas. A Accenture descobriu que 34% das pessoas disseram que mudariam de fornecedor médico ou teriam menos probabilidade de ter acesso a cuidados no futuro devido a uma experiência ruim.


Proteger os dados para cumprir os regulamentos da HIPAA e obter o consentimento dos pacientes para comunicações de marketing é essencial para envolver os pacientes com e-mails personalizados. As comunicações por e-mail são fáceis de aceitar e cancelar, proporcionando aos pacientes controle total sobre como seus dados de saúde são usados.


AS VANTAGENS DO E-MAIL PARA O ENVOLVIMENTO DO PACIENTE


O email tem várias vantagens, mas as duas mais importantes incluem a capacidade de personalizar e dimensionar as comunicações. Os pacientes não querem receber os mesmos boletins informativos ou mensagens com informações genéricas. Esperam que seus prestadores de cuidados de saúde forneçam informações relevantes para sua jornada de saúde no momento certo. O poder do e-mail reside em sua capacidade de ser customizado e personalizado em grande escala. As APIs de e-mail podem extrair dados do seu CDP, EHR - Electronic Health Records (Prontuário Eletrônico de Saúde) ou CRM para modelos dinâmicos. As mensagens podem ser acionadas e personalizadas com base em ações ou critérios pré-determinados. As organizações podem criar fluxos de trabalho de e-mail totalmente automatizados para agilizar as operações e atender às necessidades dos pacientes.


O que é EHR - Electronic Health Records (Prontuários Eletrônicos de Saúde)?


Ao usar personalização e automação dinâmicas, sua equipe pode gastar menos tempo com os dedos nos teclados e mais tempo auxiliando os pacientes. Os fluxos de e-mail baseados em gatilhos podem lembrar os pacientes de consultas, coletar informações de seguros, garantir a adesão adequada à medicação e enviar outras comunicações relevantes de saúde. Isso libera tempo para a equipe se concentrar em outras tarefas e alivia algumas despesas administrativas.



OS RESULTADOS: MAIOR ENVOLVIMENTO DO PACIENTE


O e-mail é um dos canais mais eficazes para impulsionar o comportamento do cliente. Nos EUA, para cada US$ 1 gasto em email marketing, o ROI médio é de US$ 36. O e-mail também pode fornecer análises de desempenho quase instantâneas, de modo que é possível saber quais mensagens estão repercutindo e quais não estão. Além disso, o teste A/B simplifica o teste de componentes da sua mensagem em pequena escala e, em seguida, o envio dos formatos vencedores. É fácil experimentar diferentes linhas de assunto de e-mail, frases de chamariz, imagens e outras mensagens. Devido a esses recursos, as mensagens de e-mail personalizadas podem fornecer melhores taxas de conversão, envolvimento do paciente e retorno do investimento do que outros canais digitais.


O e-mail é um canal poderoso que pode beneficiar sua prática médica. Muitas vezes é preferido para comunicação individual e também pode ser um canal de marketing eficaz.


Referência: https://luxsci.com/blog/patient-engagement-email.html



 
O Representante Farmacêutico e a Solidão: Superando pelo Exemplo (Série O Representante Farmacêutico Livro 1) Visita Médica Produtiva: Conexão Emocional A EXPERIÊNCIA (ARTIGOS ESCRITOS COM FOCO NO MERCADO FARMACÊUTICO BRASILEIRO Livro 2) 
 
 Visita Médica Produtiva: Criando uma Conexão Emocional (ARTIGOS ESCRITOS COM FOCO NO MERCADO FARMACÊUTICO BRASILEIRO Livro 1) Liderança: Desenvolvendo equipes na Indústria Farmacêutica - Estruturação da Força de VendasPainel Médico: Mantenha o Controle
 
Colocando o Painel Médico na Academia: Série Painel Médico Livro 1    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião e ponto de vista: