Propósito

✔ Brazil SFE® Pharma Produtivity, Effectiveness, CRM, BI, SFE, ♕Data Science Enthusiast, ✰BI, Big Data & Analytics, ✰Market Intelligence, ♕Sales Force Effectiveness, Vendas, Consultores, Comportamento, etc... Aqui é um lugar onde executivos e profissionais da Indústria Farmacêutica atualizam-se, compartilham aspectos, experiências, aplicabilidades e contribuem com artigos e perspectivas, ideias e tendências. Todos os artigos e séries são desenvolvidos por profissionais da indústria. Este Blog faz parte integrante do grupo AL Bernardes®.

Introdução | Aproveitando a IA - Inteligência Artificial - nas Vendas da Indústria Farmacêutica

Introdução | Aproveitando a IA - Inteligência Artificial - nas Vendas da Indústria Farmacêutica

A IA - Inteligência Artificial - vem tornando-se cada vez mais um fator de mudança para a Indústria Farmacêutica, especialmente em atividades de comercialização, como vendas e marketing – e nos esforços para ajudar os tratamentos mais procurados, para que cheguem até os pacientes certos.



Há seis meses, o ChatGPT impressionou o mundo como uma ferramenta poderosa com a capacidade de transformar a forma como vivemos e trabalhamos. As suas capacidades crescentes mostram como a IA está a remodelar todas as indústrias, desde o jornalismo, às finanças e à saúde. Na Indústria Farmacêutica, a IA e a Aprendizagem Automática estão gerando conhecimentos e avanços importantes, incluindo a identificação de potenciais alvos de medicamentos e biomarcadores, a aceleração do processo de descoberta de medicamentos e a garantia de que os medicamentos certos cheguem aos pacientes corretos.


Introdução | Aproveitando a IA - Inteligência Artificial - nas Vendas da Indústria Farmacêutica

IA e as RWEs - Real World Evidence (Evidências do Mundo Real) | Aproveitando a IA - Inteligência Artificial - nas Vendas da Indústria Farmacêutica

Personalização e Velocidade | Aproveitando a IA - Inteligência Artificial - nas Vendas da Indústria Farmacêutica


Como resultado, o interesse por IA da parte das organizações farmacêuticas está crescendo mais rápido do que nunca. Gigantes da indústria como Pfizer, Merck & Co. e GSK já adquiriram ou colaboraram com empresas que desenvolvem tecnologias de IA. De acordo com estimativas da indústria, espera-se que os gastos da Indústria Farmacêutica em IA atinjam 3 mil milhões de dólares até 2025.


A parceria de empresas farmacêuticas com empresas de IA para desenvolver plataformas adaptadas para otimizar o processo de comercialização de medicamentos é uma das áreas de colaboração que mais cresce – além das organizações biofarmacêuticas que lançam projetos de IA para descoberta de medicamentos. Em ambos os casos, como relataram empresas de consultoria como a McKinsey & Company, os desafios são abundantes, incluindo a integração da IA ​​em processos de rotina de uma forma repetível e escalável.


Atualmente, a IA é frequentemente vista como um projeto separado e não como parte do fluxo de trabalho geral, de acordo com um artigo da McKinsey & Company de 2022, o que prejudica a sua eficácia.


À medida que as empresas farmacêuticas fazem parcerias com fornecedores especializados de IA ou adotam serviços para usar IA em várias partes do negócio – desde processos científicos até marketing, vendas e desenvolvimento de negócios – os gastos em análise de dados pelas empresas farmacêuticas estão crescendo 27% a cada ano, de acordo com Pesquisa ABI. Os reguladores estão atentos ao uso crescente de IA e à análise avançada de dados na indústria, com o FDA, nos EUA, apelando a uma maior supervisão dos sistemas de IA, especialmente quando se trata de privacidade de dados e segurança cibernética, o que aumenta os desafios de aproveitar dados sem violar regulamentos em uma indústria altamente regulamentada.


Não há dúvida de que durante a próxima década a IA continuará a ser uma parte crescente da Indústria Farmacêutica, ajudando a enfrentar os desafios na investigação e desenvolvimento, no fabricação e na comercialização. Na comercialização, especialmente nas atividades de vendas e marketing, a IA desempenhará um papel transformador ao levar o que há de mais recente em inovação farmacêutica aos pacientes.


Embora um medicamento totalmente concebido por IA ainda não tenha chegado ao mercado, esta é provavelmente a direção que a indústria está a tomar. Vários medicamentos concebidos por IA, incluindo os para a esclerose lateral amiotrófica e o cÇancer, estão agora em fase de testes em humanos, com investigadores e reguladores aguardando dados sobre a sua eficácia. A crescente disponibilidade de dados médicos e de pacientes (anonimizados), fundamental para o funcionamento destas plataformas de descoberta e desenvolvimento alimentadas por IA, apenas acelerará o processo de desenvolvimento de medicamentos alimentado por IA.


Nos últimos anos, a IA e a Análise Preditiva já desempenharam um papel importante na colocação mais rápida de medicamentos no mercado, bem como na melhoria do processo de descoberta de medicamentos. Algoritmos alimentados por IA estão ajudando a identificar quais genes, proteínas e moléculas devem ser alvo, permitindo que simulações de computador substituam alguns testes de laboratório demorados e prevejam efeitos colaterais. Em alguns casos, a IA está ajudando as empresas farmacêuticas a contornar a fase de testes em animais, permitindo-lhes utilizar modelos computacionais de seres humanos. Isto não só economiza tempo e dinheiro, mas os pesquisadores dizem que os resultados são potencialmente mais precisos e relevantes. Os testes concentram-se em modelos humanos, que são o público final, e não em animais, cujos sistemas e reações podem diferir significativamente daqueles das pessoas.


A IA também ajuda a reaproveitar medicamentos existentes para tratar outras ou novas doenças, utilizando análises avançadas de dados para identificar outros agentes patogénicos que possam responder ao tratamento.


Referência https://www.pharmexec.com/view/harnessing-ai-pharma-sales

O Representante Farmacêutico e a Solidão: Superando pelo Exemplo (Série O Representante Farmacêutico Livro 1) Visita Médica Produtiva: Conexão Emocional A EXPERIÊNCIA (ARTIGOS ESCRITOS COM FOCO NO MERCADO FARMACÊUTICO BRASILEIRO Livro 2) 

 Visita Médica Produtiva: Criando uma Conexão Emocional (ARTIGOS ESCRITOS COM FOCO NO MERCADO FARMACÊUTICO BRASILEIRO Livro 1) Liderança: Desenvolvendo equipes na Indústria Farmacêutica - Estruturação da Força de VendasPainel Médico: Mantenha o Controle

Colocando o Painel Médico na Academia: Série Painel Médico Livro 1    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião e ponto de vista: