O papel do CFO na crise do Covid-19 é duplo. Por um lado, estabilizar no curto prazo e, por outro, preparar a empresa para a recuperação a longo prazo. A IA - Inteligência Artificial ajuda o CFO nesse importante papel.
- 1 - A Captação de Valor será Limitado ao Setor de Consumo - IA
- 2 - Concentrar-se em Setores Micro Verticais Promissores- IA
- 3 - Para as Empresas Ganharem, Precisam ter Soluções End-to-end - IA
- 4 - Os Maiores Lucros ou Valores Virão de Hardware ou Serviços - IA
- 5 - Arquiteturas de Hardware Específicos para a Computação em Nuvem e a de Borda - IA
- 6 - O Mercado já Decolou e as Empresas Precisam Reavaliar suas Estratégias - IA
- IA do Google Prevê Doenças Cardíacas Através dos Olhos
- IA do Google Prevê Doenças Cardíacas Através dos Olhos
- IA pode detectar Câncer de Pele
- Tarefas de Raciocínio em Alta Velocidade - IA - Tendência de Tecnologia em 2018
- Incorporação em IoT - IA - Tendência de Tecnologia em 2018
- Realidade Aumentada - IA - Tendência de Tecnologia em 2018
- Agentes Virtuais Inteligentes - IA - Tendência de Tecnologia em 2018
- Imparcialidade - IA - Tendência de Tecnologia em 2018
- eSports, Mídia e Entretenimento - IA - Tendência de Tecnologia em 2018
- Meganuvem - IA - Tendência de Tecnologia em 2018
- Desafios de Segurança - IA - Tendência de Tecnologia em 2018
- Google lidera a corrida para dominar a IA
- As mais novas ferramentas de IA para o seu Negócio
- Vendas - As mais novas ferramentas de IA para o seu Negócio
- Assistente Pessoal - As mais novas ferramentas de IA para o seu Negócio
- Mídia Social - As mais novas ferramentas de IA para o seu Negócio
- Jurídico - As mais novas ferramentas de IA para o seu Negócio
- Networking - As mais novas ferramentas de IA para o seu Negócio
O Coronavírus está causou uma crise humana e econômica sem precedentes. Foram, principalmente, o setor médico e de saúde que desempenharam um papel heroico. Com expertise, comprometimento, criatividade e flexibilidade, milhares de profissionais de saúde e cientistas assumiam as luvas todos os dias.
O que também impressiona é como a ciência médica tem implementado cada vez mais aplicações de IA na luta contra o vírus. Em hospitais universitários, por exemplo, médicos, matemáticos e engenheiros trabalham juntos para usar algoritmos de aprendizagem profunda para reconhecer padrões nos pulmões afetados. Isso nos ajuda a detectar infecções melhor e nos prepara para a próxima epidemia.
Robovision em Ghent e Icometrix em Leuven estão ajudando radiologistas e pneumologistas a desenvolver um algoritmo de IA que os informa sobre a porcentagem de tecido pulmonar afetado. Dessa forma, a IA pode ajudar hospitais sobrecarregados com triagem.
Na corrida por uma vacina, a IA também desempenha um papel fundamental. A IA permite que os cientistas obtenham uma melhor compreensão das estruturas de proteínas virais. Isso os ajuda na composição e desenvolvimento de uma vacina. A IA também ajuda pesquisadores na triagem imediata de dezenas de milhares de publicações científicas e bancos de dados médicos em busca de insights e soluções relevantes.
CFO NO LEME
Muitas empresas também tomam medidas para proteger seus funcionários, clientes, fornecedores e os resultados financeiros. O CFO desempenha um papel importante nisso. Duas tarefas são centrais para isso. Por um lado, o CFO navega pela organização como um navio através de águas turbulentas e toma medidas para que o navio não desapareça. Por outro lado, e uma vez que a força da tempestade diminui, o CFO está ocupado com o planejamento do curso adicional para que o navio recupere a velocidade após a tempestade e chegue ao porto com segurança. Crises anteriores mostraram que os CFOs que conseguem encontrar um equilíbrio entre esses dois desafios são mais capazes de guiar sua organização em tempos difíceis e se preparar para uma recuperação rápida. Mais do que nunca, a IA pode apoiar o CFO neste desafio.
Com algumas empresas em risco de perder mais de 75% de sua receita num trimestre, manter liquidez suficiente é fundamental para a sobrevivência. Os CFOs precisam ser capazes de determinar com rapidez e precisão a posição de caixa de sua empresa e prever como ela evoluirá com base em diferentes cenários. Tais modelos de predição podem rapidamente se tornar complexos, levando em conta vários parâmetros específicos e macroeconômicos da empresa e muitas vezes são baseados em certas suposições e cálculos de probabilidades.
- Quais são as chances de certos clientes e/ou fornecedores terem problemas de pagamento?
- Quais regiões serão capazes de se recuperar do vírus mais cedo?
- Quais de nossos produtos e/ou serviços poderemos oferecer digitalmente e como nossos clientes responderão a eles?
- Existem certas indústrias que são mais ou menos propensas a crises?
- Quanto tempo as medidas de bloqueio continuarão a ser aplicadas?
O insight sobre esses cenários é necessário e, por sua vez, permite que tenha o controle dos custos e identifique rapidamente as necessidades e possibilidades de financiamento.
APRENDENDO COM OS DADOS
Os CFOs que podem contar hoje com aplicações de IA para essas simulações, têm uma vantagem competitiva. Uma forma importante de IA é o aprendizado de máquina. Aprendizado de máquina significa que o computador aprende e faz previsões com base em dados. Esses modelos de previsão podem ser automatizados. Eles permitem que informações em tempo real sejam coletadas e monitoradas, não têm limitação na leitura de grandes volumes e diferentes tipos de dados (figuras, texto, imagens, áudio, ...), e também podemos usá-las para reconhecer padrões em situações sem precedentes que, por sua vez, permitem mais interpretação. Uma ferramenta poderosa e indispensável para o CFO na gestão da organização durante esta crise. Os CFOs que ainda dependem do Excel para determinar e prever sua posição de liquidez estão, infelizmente, pescando atrás da rede.
A IA também desempenha um papel importante na preparação da organização para a era Pós-Covid. Não há dúvida de que essa crise mudará o comportamento de compra de muitos clientes. A IA pode ajudar o CFOs a prever melhor o que uma mudança para mais e-commerce significaria em termos de receita, mix de produtos, custos e investimentos necessários. Por meio de algoritmos de detecção de IA, o CFO também pode pesquisar no mercado empresas de conhecimento interessantes que são um possível alvo de aquisição devido a problemas de liquidez.
E a IA também se junta ao CFO em gestão de desempenho e riscos. Considere, por exemplo, as relações com fornecedores que são tradicionalmente avaliados com base na margem e eficiência. Sem dúvida, após essa crise, localização, dependência estratégica e resiliência também serão importantes indicadores de desempenho. As técnicas de aprendizado de máquina permitem ao CFO muito mais facilmente coletar e editar dados de desempenho financeiro e não financeiro, colocá-los em um modelo preditivo, visualizá-los e segui-los.
A crise do Covid-19 leva a uma percepção: Embora já tenha sido diferente, acho que poucos CFOs hoje ainda duvidam da utilidade da digitalização adicional do departamento financeiro com ampla automação do tráfego de pagamentos e pedidos, o uso de bots para aconselhamento e relatórios padrão e o desenvolvimento de modelos de previsão orientados por IA. No entanto, isso requer uma visão estratégica da organização do departamento financeiro e investimentos de longo prazo nas pessoas certas, treinamento e infraestrutura. CFOs que (infelizmente) só agora estão chegando a esse insight terão que parar de apagar incêndios. Como J.F. Kennedy disse em 1962, você tem que consertar o telhado quando o sol está brilhando.
Se quiser ler mais artigos como este, fique à vontade para se inscrever enviando-nos um e-mail (brazilsalesforceeffectiveness@gmail.com). Entregamos o conteúdo mais recente em sua caixa de entrada uma vez por semana, sem spam.
Comente e compartilhe este artigo!
Livros:
Leia sobre os KAMs:
Você pode querer ler também:
- As 7 Etapas de um KAM Plan
- 5 Fatores de Sucesso de uma Estratégia KAM
- O que é preciso para ser um Key Account Manager de Sucesso ?
- São os KAMs - Key Account Management - o futuro da Indústria Farmacêutica?
Você pode querer ler também:
- Um dia na vida de um Representante de Vendas da Indústria Farmacêutica
- Então você quer ser um Representante de Vendas da Indústria Farmacêutica?
- Atração de novos clientes - Precisamos dos Reps de Vendas Tradicionais?
- Repensando a Produtividade na Indústria Farmacêutica - Como Acionar o Motor da Produtividade?
- Foco na Experiência do Cliente - Precisamos dos Reps de Vendas Tradicionais?
- Breve Recapitulação da História - O Representante Farmacêutico que faz Visitas Médicas Produtivas
- Controle e Gestão - Precisamos dos Reps de Vendas Tradicionais?
- A Transferência de Crenças e o Domínio sobre tudo o que os Produtos Fazem - O Representante Farmacêutico que faz Visitas Médicas Produtivas
- O eDetailing substituirá os Representantes Farmacêuticos?
- Representante Farmacêutico - Sim, Alguns Médicos parecem não ouvir. Acostume-se! - O que Falar ou Não Falar a um Médico
- Representante Farmacêutico - Não questione os Tratamentos - O que Falar ou Não Falar a um Médico
- Representante Farmacêutico - Cuide da Linguagem - O que Falar ou Não Falar a um Médico
- Representante Farmacêutico - Comporte-se como um Médico, Faça como Fazem - O que Falar ou Não Falar a um Médico
- Ribeirão Preto | Campinas - São Paulo - Visitas Proibidas aos Representantes
- Goiânia - Distrito Federal - Visitas Proibidas aos Representantes
- Polônia - Visitas Proibidas aos Representantes
- Brisbane - Austrália - Visitas Proibidas aos Representantes
- Visitas Proibidas aos Representantes
- O Propagandista e sua Vida como Analista de Mercado - Visão Estratégica
- O Propagandista e sua Vida como Analista de Mercado - Comprometido
- O Propagandista e sua Vida como Analista de Mercado - 4 Importantes Características
- O Propagandista e sua Vida como Analista de Mercado
- Propagandista - Como Analista de Mercado - Gestão do Conhecimento
- Propagandista - Algumas Competências e seus respectivos Comportamentos
- Propagandista Vendedor na Indústria Farmacêutica - Algumas Responsabilidades
- O Propagandista - Para Iniciantes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião e ponto de vista: