A gestão de DOL - Digital Opinion Leader (Líder de Opinião Digital) e KOL - Key Opinion Leader (Líder de Opinião) na indústria farmacêutica pode ser desafiadora! Entrar em uma parceria com um DOL nem sempre é considerado tanto quanto criar parcerias comerciais e, ainda assim, há questões a serem consideradas:
Artigos sobre DOLs
Responsabilidades claramente definidas
Defina o processo e as responsabilidades para responder a comentários e perguntas. Esta é uma tarefa 24/7 que pode não ser viável para o seu DOL lidar. Um oficial de conformidade com conhecimento médico geralmente está mais bem posicionado para responder de forma responsável, mas nem sempre eficiente – defina a rapidez com que os comentários devem ser abordados.
Divulgar conflitos de interesse
Assim como qualquer influenciador online, o DOL escolhido deve divulgar quaisquer conflitos de interesse e também rotular responsavelmente a publicidade como tal. Não divulgar conflitos e rotular anúncios pode levar a consequências sérias, tanto financeiras quanto reputacionais, tanto para o DOL quanto para sua marca.
Aprovação das autoridades competentes
Promover produtos e tratamentos específicos pode exigir autorização adicional, dependendo da plataforma e da forma de propaganda. Sempre busque aprovação antes de dar sinal verde ao seu DOL.
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