As mulheres podem dizer sem exageros, que estão cansadas de vasculhar postagem após postagem, anunciando 'benefícios bons demais para serem verdade' sobre produtos como: Chá para barriga lisa, Vitaminas para o cabelo da moda e Suplementos dietéticos.
Em 2022 houve um aumento no número de celebridades e influenciadoras de bem-estar promovendo produtos de saúde holísticos, como a recente reformulação do site de estilo de vida, Goop, da Gwyneth Paltrow, que vende todo tipo de coisa bizarra e moderna, como kits de jejum de cinco dias, um conjunto de fones de ouvido que afirmam usar “estimulação elétrica transcraniana” para acelerar o treinamento atlético e, claro, uma garrafa de sal de US$ 22.
Felizmente, não há necessidade de comprometer sua saúde por conteúdos relacionados ao prazer culposo sobre bem-estar com a ajuda de um grupo de influenciadores que não são especialistas.
Sendo influenciado por Especialistas
Mas os Ginecologistas Obstetras são precisamente o tipo de influenciadores do Instagram que você provavelmente tem visto em seu feed este ano. A comunidade OBGYN do Instagram, por exemplo, é um nicho fortemente engajado, com contas interagindo tanto com colegas, quanto com influenciadores.
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Quando você se envolve com esses perfis, sua experiência é transparente e seu conteúdo será respaldado por anos de faculdade de medicina, mas suas personas online são identificáveis e convidativas de uma maneira que apenas um nativo da Mídia Social - com a compreensão de alto nível - pode realizar.
Desde sua estreia no Instagram ( @nataliecrawfordmd ) em 2016, a Dra. Natalie Crawford lançou uma marca inteira abrangendo seu podcast As a Woman.
Cada uma das postagens de Crawford no Instagram é cuidadosamente selecionada, esteticamente linda e reflete o meio-termo perfeito entre profissional e pessoal. Entre fotos de eventos de networking, combinadas com uma legenda fortalecedora eperfeita, bem como postagens discutindo preocupações ginecológicas, você verá a própria família de Crawford enquanto fala sobre sua própria jornada com a infertilidade. Crawford, claro, é médica, mas online seus seguidores a conhecem como uma amiga.
O objetivo de Crawford não é criticar os influenciadores de bem-estar que usam a a comercialização para ganhar a vida, mas educar as mulheres sobre como interagir de forma segura com estas tendências que complementam, mas não substituem os cuidados médicos.
“Queremos capacitar as mulheres para que se defendam e entendam o que está por aí. A narrativa é tão confusa porque muitos influenciadores de bem-estar se beneficiam financeiramente com recomendações”, disse Crawford. “Por exemplo, eles podem dizer que pílulas anticoncepcionais são ruins e que você precisa comprar um suplemento à pílula anticoncepcional, e essa pessoa se beneficia diretamente com isso. Tais plataformas ganham muita força porque dizem às pessoas o que elas desejam ouvir”.
Os usuários recorrem a influenciadores por causa de seu apelo identificável. Fazem-nos sentir ouvidos, deixando-nos especialmente vulneráveis quando promovem produtos que afirmam ajudar com problemas de saúde íntima, como Câncer de Mama, infertilidade e desempenho sexual. Conversar com um médico sobre essas questões deveria ser o curso natural, mas o ambiente analítico e estéril de um consultório médico pode fazer com que o paciente sinta-se vulnerável e tímido. Ao usar o Instagram para se conectar com os pacientes, os Ginecologistas Obstetras estão restaurando a relação pessoal médico-paciente que era valorizada por nossos avós, promovendo a confiança e a conexão que os usuários buscam num influenciador tradicional.
Amada e conhecida na internet como Mama Doctor Jones, a Dra. Danielle Jones acumulou mais de 250 mil assinantes no Youtube e quase 80 mil seguidores no Instagram ( @mamadoctorjones ) ao criar um espaço onde as mulheres se sentem vistas e as informações são compassivas e pessoais.
“É como se a sua amiga também fosse ginecologista”, diz Jones sobre a filosofia de sua marca. “Eu vejo isso não como uma nova era da medicina, mas como uma ajuda para nos levar de volta à época em que você conhecia seu médico. Você conhecia a casa dele, conhecia os filhos dele e isso o ajudava a confiar que ele estava realmente fazendo o melhor que podia por você."
Jones sente os efeitos da sua presença nas Redes Sociais em seu consultório presencial, com novos pacientes procurando seus cuidados após interagirem com seus conteúdos e pacientes antigos, acessando informações básicas para expressar suas preocupações específicas na consulta. Ao chegar aos pacientes antes de eles irem para a consulta, os Ginecologistas Obstetras são capazes de aproveitar melhor o tempo que passam juntos, iniciando o longo, e às vezes tedioso, processo de desmascarar a desinformação (algo que frequentemente encontramos nas Redes Sociais) e desenvolver a confiança necessária para praticar em um campo tão íntimo.
No entanto, nem todos os Ginecologistas Obstetras estão fora do alcance dos anunciantes e não é incomum ver médicos usando suas contas de Mídia Social para promoverem conteúdo de marca. Marcas populares de produtos menstruais conhecem o público-alvo que os Ginecologistas Obstetras atraem (e o quão engajados eles estão) e sabem como seguir a promessa de uma campanha lucrativa. Mas nossos médicos dizem que você não verá seu Ginecologistas Obstetras promoverem produtos que eles já não estejam sugerindo aos seus pacientes.
Jessica Geida, residente de ginecologia que trabalha sua mágica na Internet em @smilesandscrubs no Instagram, contrasta o relacionamento dos médicos influenciadores, com as marcas com práticas de marketing desatualizadas que antes eram comuns no setor farmacêutico.
“Ao olharmos no passado, lembramos como as grandes empresas farmacêuticas e os médicos costumavam ser: Os Representantes iam aos consultórios e davam aos médicos férias malucas ou cartões de presente. Agora, se um Representante quiser vir almoçar, precisar fazer isso com todo o escritório. O médico não está mais recebendo tratamento especial. Honestamente, é assim que me sinto sobre as relações entre marcas e influenciadores”, disse Geida. “Acho que quando você divulga seu nome com uma marca, você tem que ter muito cuidado e ter certeza de que definitivamente apoia isso e, como médico, a primeira regra é não causar danos.”
A Association for Healthcare Social Media (AHSM) foi fundada pelo médico influenciador, Dr. Austin Chiang, para fornecer recursos para que os profissionais de saúde naveguem no mundo do marketing de influenciadores com tato, sem comprometer seu papel como médico. As influenciadoras da OBGYN, Dra. Natalie Crawford e Dra. Danielle Jones, atualmente fazem parte do Conselho de Administração. A AHSM não promove nem proíbe o marketing nas Redes Sociais, mas pretende orientar os influenciadores da saúde à medida que utilizam a sua plataforma como uma ferramenta de saúde pública.
Charis Chambers, mais conhecida como @thePeriodDoctor, começou com uma bolsa de ginecologia pediátrica e adolescente, e se transformou em sua missão de educar pacientes jovens antes de ingressarem em seu consultório pela primeira vez.
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