Há um grande número de modelos e estratégias de Marketing para Farmácia que podem ser explorados para promover o crescimento dos seus negócios.
Veja outros modelos de Marketing
Para encontrar o modelo ideal, é preciso ter um branding adequado - boa definição da sua marca - além da percepção adequada do seu público-alvo, conhecendo as alternativas disponíveis. Em um mercado cada vez mais competitivo, o maior erro que se pode cometer é não fazer marketing, mesmo as pequenas empresas.
Mas como fazer marketing para a Farmácia?
Antes de pensar onde quer chegar com o Marketing para Farmácia, precisa saber onde você está.
É importante definir a missão da empresa e em quais tipos de produtos ou serviços estará mais focada, bem como compreender seu público-alvo são etapas indispensáveis.
Além disso, precisa certificar-se de que conhece bem o mercado e estar atento(a) à legislação do setor, especialmente porque há limitações legais para a propaganda farmacêutica.
A partir daí, pode começar a delimitar os tipos de marketing mais adequados ao seu negócio, que possam levá-lo além da mera publicidade.
Diferenças entre marketing e publicidade
A publicidade consiste em promover serviços ou produtos, enquanto o marketing é um conceito mais amplo, que inclui estratégias para isso.
Em vez de apresentar uma única definição, o marketing é o que se costuma chamar de “conceito guarda-chuva”, abarcando muitas práticas e conhecimentos diferentes.
Mais do que meramente vender produtos e serviços, o marketing volta-se à construção de identidade e relacionamentos, focando na satisfação do desejo dos consumidores.
Quais são os tipos de Marketing?
Além do marketing tradicional, há dezenas de tipos de marketing com aplicações, focos e abrangências muito diferentes.
Grande parte dos modelos mais usados na atualidade se voltam para os meios digitais, onde é possível estreitar as relações com o público consumidor.
Naturalmente, diversos tipos podem ser aplicados simultaneamente, aumentando o alcance da sua estratégia e otimizando o processo de atrair clientes.
Conheça agora um dos tipos muito usados e que têm os maiores potenciais como marketing para farmácia:
O Marketing Sazonal aplica estratégias associadas a datas e épocas específicas como Dia do Médico, Outono, etc.
Datas como essas têm um impacto significativo na procura por farmácias ou produtos em particular e, portanto, podem ser exploradas em termos de marketing.
Decoração no ambiente, promoções especiais ou a simples menção à data em materiais de divulgação são formas de se explorar o calendário sazonal.
O Marketing Sazonal também está atento às variações de demanda por determinados produtos ao longo de uma semana, mês ou ano.
Com posse dessas informações, é possível aproveitar melhor os períodos de alta procura e encontrar soluções para as épocas de baixa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião e ponto de vista: