Há um grande número de modelos e estratégias de Marketing para Farmácia que podem ser explorados para promover o crescimento dos seus negócios.
Veja outros modelos de Marketing
Para encontrar o modelo ideal, é preciso ter um branding adequado - boa definição da sua marca - além da percepção adequada do seu público-alvo, conhecendo as alternativas disponíveis. Em um mercado cada vez mais competitivo, o maior erro que se pode cometer é não fazer marketing, mesmo as pequenas empresas.
Mas como fazer marketing para a Farmácia?
Antes de pensar onde quer chegar com o Marketing para Farmácia, precisa saber onde você está.
É importante definir a missão da empresa e em quais tipos de produtos ou serviços estará mais focada, bem como compreender seu público-alvo são etapas indispensáveis.
Além disso, precisa certificar-se de que conhece bem o mercado e estar atento(a) à legislação do setor, especialmente porque há limitações legais para a propaganda farmacêutica.
A partir daí, pode começar a delimitar os tipos de marketing mais adequados ao seu negócio, que possam levá-lo além da mera publicidade.
Diferenças entre marketing e publicidade
A publicidade consiste em promover serviços ou produtos, enquanto o marketing é um conceito mais amplo, que inclui estratégias para isso.
Em vez de apresentar uma única definição, o marketing é o que se costuma chamar de “conceito guarda-chuva”, abarcando muitas práticas e conhecimentos diferentes.
Mais do que meramente vender produtos e serviços, o marketing volta-se à construção de identidade e relacionamentos, focando na satisfação do desejo dos consumidores.
Quais são os tipos de Marketing?
Além do marketing tradicional, há dezenas de tipos de marketing com aplicações, focos e abrangências muito diferentes.
Grande parte dos modelos mais usados na atualidade se voltam para os meios digitais, onde é possível estreitar as relações com o público consumidor.
Naturalmente, diversos tipos podem ser aplicados simultaneamente, aumentando o alcance da sua estratégia e otimizando o processo de atrair clientes.
Conheça agora um dos tipos muito usados e que têm os maiores potenciais como marketing para farmácia:
Também chamado de Marketing de Dados, o Marketing Direto utiliza uma base de dados para abordar potenciais clientes que já demonstraram interesse por sua marca.
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- Rastreando a Jornada do Cliente - 3º de SETE Benefícios dos CRMs Farmacêuticos
- CRM Móvel - 4º de SETE Benefícios dos CRMs Farmacêuticos
- Enriquecimentos dos Dados - 5º de SETE Benefícios dos CRMs Farmacêuticos
- Marketing Direcionado - 6º de SETE Benefícios dos CRMs Farmacêuticos
- Rastreamento de Atividades - 7º de SETE Benefícios dos CRMs Farmacêuticos
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Tradicionalmente, isso era feito de porta em porta, ou ainda, através do telemarketing ou de mala direta.
Hoje, inclui estratégias como o SMS e o e-mail, sempre buscando uma comunicação individualizada, chamando a pessoa pelo nome para passar uma impressão de exclusividade.
Como o público já conhece a marca, o conteúdo do Marketing de Dados pode concentrar-se na chamada à ação, disparando gatilhos de escassez e urgência.
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